Temporada de submissões na Revista Fale com Elas

E um pequeno desabafo

Celina
Fale com Elas
2 min readJul 6, 2024

--

O Medium já foi o melhor lugar para divulgar conteúdo em português, encontrar boas leituras e ter uma troca genuína com outros escritores e leitores brasileiros. Já fomos um dos países que mais escreviam para eles.

Após a saída da curadoria do Brasil, as coisas mudaram consideravelmente nos anos seguintes, começando pela dificuldade de encontrar textos em português no “feed”, nas recomendações dentro da plataforma. Sem o impulsionamento necessário, o alcance das publicações despencou drasticamente.

A comunidade brasileira sofreu com essa queda e até hoje não se recuperou bem.

O trabalho realizado pela curadoria potencializava o encontro com todo tipo de escrita, aqui não importava se você era famoso, se tinha muitos seguidores em outras plataformas, mas sim a qualidade e criatividade do que escrevia, independente do nome e sobrenome que tivesse. O que verdadeiramente interessava eram as boas histórias, as experiências pessoais compartilhadas de forma genuína.

Isso tornou o Medium Brasil um espaço ainda mais especial e único.

Muitas das grandes revistas pararam de publicar, inúmeros escritores abandonaram a plataforma e migraram para outros lugares mais promissores. A labareda que antes queimava intensamente foi reduzida a pequenas chamas aqui e acolá, escassas, numa floresta densa de divulgação de conteúdos em inglês.

Espero que um dia o Medium volte a olhar com carinho para conteúdos em outras línguas, dando a devida oportunidade para que possamos criar um caminho de volta a um lugar mais democrático, diverso e amplo. Eu realmente acredito nisso. Ainda é um bom lugar para se deixar uma chama acesa.

Enquanto isso ainda não acontece, resistimos como podemos, mudamos, nos incentivando a continuar contribuíndo e divulgando aquilo em que acreditamos. Impulsionando nós mesmos, girando as roldanas e fazendo nossos textos chegarem um pouco mais longe.

Sem mais delongas, sobre a submissão de textos para a Fale com Elas:

A partir do dia 15 de julho de 2024, a revista abrirá oficialmente o edital para novas contribuições.

As diretrizes serão informadas e publicadas pelo Editorial Fale Com Elas e o post fixado para que nela tirem suas dúvidas relacionadas à formatação, estrutura, como enviar seu texto em draft para avaliação e possível inclusão no corpo de autoras.

A revista aceitará cronicas, poesia, relatos, resenhas. Na postagem também haverá informações sobre o que não será aceito, para que possam se guiar e pensar no que desejam submeter para análise. Então já vai matutando o que gostaria encaminhar para adiantar o processo!

A escrita é uma ferramenta poderosa, transformadora. A Fale Com Elas quer, através dela, continuar a impulsionar, a ser palco de diálogos importantes e necessários, a abrir espaço para mais mulheres exporem seus trabalhos, suas histórias, seus relatos, sua arte.

Ainda estamos aqui, Medium.

Carinhosamente, Celina.

--

--

Celina
Fale com Elas

"Writer". Nordestina, roteirista e fotógrafa. Editora da Revista Fale Com Elas no Medium. Stories in Portuguese and English.