Em busca de janelas novas

Famecos
Famecos
Published in
2 min readAug 2, 2018

por Juan Domingues

(Foto: Joana Berwanger)

Há cerca de 12 anos, decidi fazer uma especialização. Na época, havia 13 anos que eu tinha concluído o curso de Jornalismo. Eu não estudava havia mais de uma década, portanto. Mas decidi que queria ampliar minha visão de mundo. Eu queria conhecer coisas novas, teorias novas, estratégias novas de linguagem, novas leituras. Eu queria janelas novas. Eu queria mais. O que eu não imaginava é que um curso de especialização me colocaria diante de uma nova atividade no Jornalismo. As aulas da especialização fizeram minha cabeça transbordar de ideias. Em um certo momento, eu, que jamais havia sonhado em ser professor universitário, disse a mim mesmo: “Eu quero dar aula em uma universidade”.

Um ano e meio depois, em 2007, eu estava em uma sala de aula diante de três dezenas de estudantes universitários, passando adiante um pouco da minha experiência profissional. É meio clichê dizer que somos a construção de muitos retalhos da vida. Mas eu, de fato, acredito nisso. Não somos o que somos por acaso. Sabia que cursar uma especialização depois de 13 anos sem estudar seria um desafio enorme. Martelava na minha cabeça as razões pelas quais não havia me dado conta disso bem antes. Mas, no fundo, não importa o momento. Importa é fazer.

O meu desejo de dar aula em uma universidade nasceu do encantamento pelo conteúdo da especialização. Pela qualidade dos professores. Pelo ambiente de aprendizado. Cumpri a trajetória que precisava cumprir. Dali, decidi fazer Mestrado. E, no Mestrado, decidi cursar o Doutorado. Fiquei 13 anos sem estudar e, de repente, vi concluídos seis anos e meio entre Especialização e Doutorado, que eu concluí em três anos. Há uma boa dose de sacrifício nisso tudo, claro. Mas as coisas boas, você sabe, exigem mais de nós.

Agora, quem diria, o destino me colocou na coordenação de um curso de especialização, aqui na PUCRS: As Múltiplas Narrativas do Jornalismo Literário. Vamos tratar, claro, de contar histórias em textos longos, em áudio, em documentário, em fotografia. Quem sabe não chegou a tua hora de conhecer coisas novas, teorias novas, estratégias novas de linguagem, novas leituras? É o convite que te faço. Venha buscar janelas novas.

--

--

Famecos
Famecos
Editor for

Perfil da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos da PUCRS. Alimentado pelos alunos do Laboratório de Conteúdo da instituição.