Êta Mundo Bom!

Uma viagem aos anos 50

Êta Mundo Bom! estreou em 18 de janeiro de 2016 às 18:20 na Globo substituindo Além do Tempo. Acabou em 27 de agosto e foi substituída por Sol Nascente.

Novela de Walcyr Carrasco e Direção Artística de Jorge Fernando.

Escrita por Maria Elisa Berredo e Walcyr Carrasco.

Colaboradores: Claudia Tajes, Daniel Berlinsky e Marcio Hayduk.

Diretores: Ana Paula Guimarães, Diego Morais e Marcelo Zambelli.

Direção Geral de Jorge Fernando.
Local da História: São Paulo e a cidade fictícia de Piracema.

Número de Capítulos:190

A novela conta a história de Candinho (Sergio Guizé) o qual ainda bebê foi abandonado em um rio, pois sua mãe Anastácia (Eliane Giardini) ficou grávida antes de casar. Ele foi encontrado por Manuela (Dhu Moraes) e Eponina (Rosi Campos) e criado na fazenda Dom Pedro II.
Já adulto ele pega um trem para São Paulo com Policarpo, seu amigo e burro, na esperança de encontrar a sua mãe biológica com o medalhão, a única lembrança que tem dela.

19/1 — Cena 3

Claudinho (Xande Valois) é o filho de Araújo (Flávio Tolezani). Órfão de mãe é criado pela madrasta, Ilde (Guilhermina Guinle), a qual não tem carinho por ele. Um dia no seu jardim ele conhece Alice (Nathália Costa) a qual diz ser uma fada. E que quando as fadas morrem viram estrelas. E que a mãe dele também pode ter virado uma estrela. Será? O que acontece depois da morte não se sabe. Mas que nasceu uma amizade entre os dois, nasceu. E ela durou a novela inteira.

Claudinho não consegue andar. Mais adiante ele faz uma cirurgia. Para tal cirurgia o pai desfalca a fábrica de dona Anástacia. E graças a intervenção de Claudinho se torna réu confesso.

Quero destacar a importância das crianças nessa novela: Claúdio, Alice e Pirulito (JP Rufino). Mostraram como as crianças influenciam nos acontecimentos. Pirulito muitas vezes solucionou casos. E Claúdio e Alice mostraram suas angústias e felicidades em relação ao que se passava ao seu entorno.

19/3

Professor Pancrácio (Marco Nanini) chegou à São Paulo com o sonho de dar aulas de filosofia, mas não conseguiu. Desde então se dedicou dar oportunidades para as pessoas serem caridosas. E para tal fim se disfarça desde mendigo até a uma cigana. Seu melhor disfarce.

Ouso ao afirmar que essa novela foi um presente a Nanini. Além de Pancrácio ter diversos personagens. Ainda interpretou o gêmeo Pandolfo, o doutor engenheiro, o qual mais adiante casa com Eponina.

8/4 — Cena 13

Braz (Rômulo Neto) promete vingar à mãe, Ana (Débora Olivieri), por todo o sofrimento que Severo (Tarcisio Filho) lhe causou. Para tal fim Braz se utiliza de Diana (Priscila Fantin) para enganar o pai. O que a dançarina não sabe é que também está sendo enganada.

A vingança de Braz vai além. Ele rouba os pais e Ilde. E termina cortejando a filha de um embaixador. O oposto de sua irmã Maria (Bianca Bin) a qual está sempre disposta a ajudar.

Maria é o grande destaque da novela. Ela ajuda dona Camélia (Ana Lucia Torre) nas costuras, ficou grávida solteira e foi ajudada por dona Anastácia quando mais precisou. Em forma de gratidão ela fica atenta e descobre os planos de Sandra.

18/4 — Cena 14

A Mafalda (Camila Queiroz) e a Tia Eponina (Rosi Campos) tem medo e curiosidade de conhecer o cegonho. A maneira como elas tratam o assunto é muito divertida. O núcleo cômico da novela foi sem sombra de dúvida a Fazenda. Com Cunegundes (Elizabeth Savala), dona Boca de Fogo, tentando arrumar um marido rico para as mulheres da casa e salvar a fazenda da falência.

18/6 — Cena 11

Candinho reencontra o amor de sua vida, Filomena (Débora Nascimento), que carrega: “Um fio d’eu.” Ele não são lindos? Candinho e Filó apaixonados desde crianças finalmente ficam juntos. O filhinho deles chama-se Candinho também.

Filó acaba sendo enganada por Ernesto (Eriberto Leão) e vai trabalhar no Taxi Dancing de Dona Paulina (Suely Franco). Lá ela conhece o comendador com o qual se casa no Paraguai. Viúva ela pode viver seu amor com Candinho.

2/7 — Cena 12

Candinho conhece seu pai, Ernani (Leopoldo Pacheco). Depois de encontrar a sua mãe o objetivo de Candinho passa a ser o pai. Então o detetive Jack (David Lucas) entra em ação! O detetive é contratado por Anastácia para encontrar Candinho. Mas Sandra (Flávia Alessandra) atrapalha-o mandando para a China.

Sandra diz que Ernesto é Candinho e este fica em seu lugar até Maria e Detetive Jack resolverem o caso. Mas esse não foi o único golpe de Sandra. Ela sequestrou Policarpo, tentou se casar com Candinho, falsificou a assinatura da tia para ter os bens dela e por último sequestrou o filho de Candinho e Filó.

9/7 — Cena 13

Assista o Primeiro Capítulo:

Assista o Último Capítulo:

Site Oficial:

Personagens:

A novela foi uma homenagem a Mazzaropi na abertura lembrava o Cinema Antigo. Foi ambientada no final da década de 40 e início da década de 50. A cidade de São Paulo com os bondes e os anúncios enormes e o merchandising da Coca-Cola muito bem feito. Ainda homenageou os atores de modo geral com a rádio novela Herança de Ódio.

Infelizmente não tem para comentar tudo da novela. Mas se você ficou querendo mais. Deixe seu comentário que preparamos mais um post.

Like what you read? Give Aline a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.