Nexo Jornal reafirma a possibilidade do debate público

Primeiro veículo brasileiro a ganhar um prêmio da Online News Association privilegia fatos a opinião e consolida seu modelo de jornalismo explicativo

Redação do Nexo Jornal — Foto: Divulgação

Ser alternativo significa que você constitui a sua identidade por oposição a alguém. Isso é muito pouco como ambição, ser só a negação de outro um veículo. A gente tinha uma proposta de modelo editorial.

Não é uma relação de balcão do tipo “eu escrevi meu texto e vou chegar pra Arte e dizer ‘vê o que você pode fazer em termos de design pra mim’”. A ideia é que a concepção seja efetivamente conjunta e não com cada um envolvido apenas em uma fase da execução.

A gente teve que aprender a ir atrás da pauta certa para o nosso formato e como controlar o nosso desejo de estar atualizado com a realidade do país, que mudava a cada cinco minutos.

O que faz uma pessoa assinar um jornal? Quinze links, com algumas notas irrelevantes, ou dois conteúdos muitos bons, que explicam o que está acontecendo e organizam a informação?

Como não temos publicidade, a ideia não é ter um clique acima de tudo. A gente quer um conteúdo capaz de aproximar o leitor do Nexo, de fazer com que ele crie uma identidade com o jornal e tenha vontade de assiná-lo.

Vivemos um momento no país de aumento de jovens com acesso ao ensino superior. Temos discussões extremamente sofisticadas, as pessoas têm opinião sobre o futuro do país, elas querem se escutadas. São esses jovens que estão lendo o Nexo, compartilhando e discutindo.

Não significa que o seu negócio vá interferir no editorial. Significa que as duas coisas juntas vão viabilizar o jornal.

Queremos afirmar que o debate não só é possível, mas é essencial. A ideia de escutar, considerar o interlocutor legítimo. Nossa missão é contribuir para o debate público, com informação qualificada, com muita evidência.

Farol Jornalismo

Iluminando os caminhos da profissão

Marcela Donini

Written by

Jornalista freelancer radicada em Porto Alegre, professora de jornalismo na ESPM-Sul e fundadora do Farol Jornalismo.

Farol Jornalismo

Iluminando os caminhos da profissão