A Devastação Manatômica — Um mundo criado com Sparks para Fate Básico

Pedro Gustavo
8 min readJan 27, 2017

--

Olá pessoas!

Desde o começo da minha história de amor com o Fate admiro demais a flexibilidade que o sistema tem para criarmos praticamente qualquer coisa, sobretudo utilizando as regras de Ouro, Prata e Bronze do sistema. Essas regras contribuem para que eu possa fluir com o jogo principalmente por eu ser muito de improvisar características das histórias. Não sou do tipo de narrador que prevê tudo que irá acontecer em uma campanha. Sou mais de criar algumas ilhas para onde os jogadores navegarão. A navegação em si pode levá-los, inclusive, para lugares que não previ, o que é bom. A sinergia do grupo acaba sendo priorizada dessa forma, visto que passo a responder aos jogadores de acordo com suas ações ao invés de simplesmente impor situações em que eu acharia legal ou gostaria que acontecessem.

Há pouco tempo conheci o Sparks graças ao Fate Masters. Foi amor a primeira vista. Chamei amigos para jogar e disse: bora tentar criar algo? Surgiu A Devastação Manatômica!

E, obviamente, a lei de Godwin agiu na discussão.

Inspirações

Começamos bem suaves nas inspirações do grupo para a criação do mundo:

A pergunta “O que em cada uma dessas mídias é mais interessante?” foi respondido com características também muito suaves, tranquilas e familiares:

  • Conspiração e jogos de poder;
  • Heroísmo;
  • Vilão overpowered, ou seja, antagonistas com capacidades e poderes muito além do que os personagens julgam conseguir sobrepujar;
  • Superação de desafios sem violência;
  • Mortes inesperadas;
  • Realidade brutal;
  • Robôs e viagens espaciais;
  • Império galático decadente.

Com todas essas características, batemos o martelo todos juntos no seguinte gênero:

Um pós-guerra distópico

Criação compartilhada de mundos! YAY!

Fatos sobre o cenário

Decidimos que os nazistas foram espertos. Planejaram meticulosamente e executaram explosões precisas sobre pontos de encontro de Linhas de Ley. Essas explosões fizeram com que o mana vazasse para a atmosfera. Ele serviu de combustível para que as pesquisas da Sociedade Thule funcionassem, já que suas invenções eram perfeitas nos cálculos e vazias de energia mágica. Assim, armas projetadas especialmente para usar o mana foram essenciais para que vencessem a 2ª Guerra Mundial.

Mapa antigo feito pela Thule para encontrar os melhores locais de encontros de mana.

Com o poderio adquirido, o nazismo obteve controle de 75% do planeta em média. O objetivo é que o controle chegue a 100%, mas algumas cidades tem núcleos de resistência. Eles alcançam o mundo inteiro, mas controlam somente 75% dele.

Para conseguirem tamanho poder, eles fizeram alianças no caminhar das conquistas. Com a mana de volta ao mundo, os Egípcios, os Indianos e os Amazonenses viram seus artefatos poderosos novamente, o que batia coincidentemente com algumas profecias há muito esquecidas. Por direito divino, decidiram exercer seu poder. Dessa forma, como escolhidos pelo Mundo, se aliaram à Alemanha se tornando a nova Aliança.

O último bastião de resistência frente a essa onda de dominância é oferecido pelo Vaticano. Na Europa, o Vaticano é visivelmente uma grande redoma de luz protetora. A última notícia que o mundo comum teve sobre o Vaticano, antes desse domo de luz aparecer, foi que o Papa Francisco I foi o primeiro na história a transcender publicamente do plano físico aos planos superiores. Depois que isso acontece, o Vaticano se fecha magicamente, de forma que ninguém mais sabe o que acontece lá dentro. De forma direta ou indireta, o Vaticano é a última esperança para quem sonha com a liberdade. Os boatos dizem que existem agentes do Vaticano de todos os tipos trabalhando em conjunto para purificar o mundo.

Nas cidades iluminadas pela Aliança, a pacificação é um processo recorrente. As forças caóticas procuram desfazer a orientação inspirada pelo Mundo que seus dirigentes organizam. Na visão dos Rebeldes, terror, toque de recolher, patrulhamento ostensivo, guerras abertas nas periferias promovem uma estratificação da sociedade em castas. Existem os aliados, ligados diretamente ao Estado através de seu papel na sociedade, os trabalhadores, geralmente criminosos condenados a trabalhar nas indústrias subterrâneas, e os rebeldes. Estes são membros de quaisquer grupos que decidem por si ou por um grupo lutar para fazer a diferença.

Toda a produção industrial foi levada para o subterrâneo para aproveitar melhor os recursos minerários e térmicos da Terra.

Possíveis conflitos e questões d’A Devastação Manatômica

Com o tabuleiro posto, as regras do jogo são as seguintes:

  • A Salvação, seja ela qual for, está com o Papa.
  • Um texto do Vaticano mostrou que o Livro dos Mortos egípcio tem o poder de anular a lendária lança que perfurou Jesus na cruz: A Lança do Destino
  • Os Amazonenses ficam mais fortes ao descobrirem artefatos indo-americanos.
Um machado desse vira qualquer disputa de poder.
  • Uma grande empresa de produtos alimentícios está secretamente excitando o mana nas pessoas, criando mutações.
  • Todo o mana dos EUA sumiu, deixando o país como um grande deserto infértil e rochoso.
  • Híbridos humano-místicos começam a surgir.

Recentemente

Estabelecidos os fatos sobre o mundo, os quais podem ser segredos ou não dependendo do grupo de jogadores, passamos ao momento em que personagens são incluídos. Dessa forma, como descreve o Sparks, definimos os aspectos dos problemas Legado, Atual e Futuro:

Problema Legado

Misteriosamente, todo o mana dos EUA sumiu. Pode ter sido gasto, drenado ou parado de manifestar em toda a área do país. Os motivos podem ser tanto claros quanto secretos. Assim, o aspecto do problema legado é:

Todo o mana dos EUA sumiu, gerando uma zona morta.

Problema atual

Hoje, descontroles mágicos são comuns onde os personagens estão, principalmente em crianças e adolescentes. A principal suspeita é que isso esteja acontecendo devido à excitação de poderes latentes ao ser humano através da alimentação. O aspecto do problema atual é:

Usuários de mana surgindo inesperadamente por causa da alimentação.

Manifestação inesperada de magia

Problema futuro

Graças ao descontrole provocado propositalmente no uso do mana do mundo, começam a surgir seres híbridos, meio humanos meio entidade mística. São chamados de Manolos.

Surgem seres híbridos de mana: os manolos.

Figuras Conhecidas

Hoje em dia, as figuras conhecidas no mundo são

Gangues de Motoqueiros Sobreviventes dos EUA

A falta de mana no país inteiro fez com que itens mágicos parassem de funcionar e magos perderam suas capacidades mágicas. Sendo assim, para sobreviverem no deserto árido formado pela extinção da vida, as pessoas se juntaram em grupos nômades, sucateadores e especialistas em adaptações tecnológicas. Assim, as gangues de formaram, com o aspecto principal sendo:

O que é deles é nosso.

Poder característico: domínio e sincronia tecnológica

Sujinhos, mas tecnologicamente dominantes.

Tom Cruise

Todo o carisma, habilidade física e magnetismo pessoal fez com que Tom Cruise se consolidasse como o líder carismático dos EUA, com o aspecto principal sendo:

Líder carismático dos EUA

Poder característico: Carisma e imortalidade.

Shara Siva

Herdeira de grandes sacerdotes usuários de mana da sociedade Aliada local, Shara demonstra uma capacidade nata de resolver problemas relacionados a descontroles de mana e de crianças híbridos, diminuindo as características mágicas das pessoas em verdadeiros cultos à pureza.

Tudo posso graças ao que herdei de meus antepassados.

Poder característico: controle das características mágicas de alguém.

Purificaremos o mundo!

Esquimós

São os únicos híbridos “naturais” do mundo, existentes desde sempre de forma alheia às mudanças provocadas pela alimentação como descrito pelo problema atual. Graças a isso, eles tem uma relação totalmente natural e comum com os seres místicos puros.

Detemos uma relação muito próxima com os Místicos.

Místico da velocidade.

Líderes da Resistência

Há quem se sinta confortável, protegido bem com a realidade controladora dos governantes. Por outro lado, há quem deseja liberdade, seja por qual motivo. Assim, existem lideranças da Resistência em boa parte das cidades maiores do mundo. Usando a própria história como aprendizado, eles se especializaram em pesquisar e usar mana de forma eficiente.

Em todo lugar, algum dos nossos controla magia.

Poder característico: Mágica funciona mais facilmente comigo que com outros usuários de mana.

Alguém tem que lutar contra isso. Vocês estão cegos?

Preto-negro

O primeiro e único híbrido homem-máquina. Seu nome advém da liga metálica que compõe parte de seu corpo, a qual é negra como Vantablack.

O primeiro e único híbrido homem-máquina

Poder característico: controle do tempo.

Locais de Interesse

Parque Ibirapuera, São Paulo

Um reduto de mana puro controlado pelo Vaticano

Pirâmide Invertida

Labirintos de portais para artefatos mágicos

A Antiga Cidade do Vaticano

Contém o maior acervo de conhecimento humano já compilado

Futuros Desenvolvimentos

Por ter sido fruto de um desenvolvimento colaborativo, não houve tempo hábil para lidar com todas as nuances que toda essa salada criativa possa gerar. Algumas das questões serão definidas ao criar os personagens e ao jogar, o que definitivamente faz parte da beleza de Fate. Por exemplo:

  • Quais são as castas criadas devido a estratificação social e quais são as visões de umas com relação a outras?
  • Qual a raridade dos itens mágicos atualmente? Quem tem acesso a eles?
  • Quais grupos disputam os Locais de Interesse?
  • Mesmo sem mana, os EUA possuem itens mágicos desativados?
  • Hoje, quais os objetivos das Figuras Conhecidas do cenário?
  • Que tipo de personagem jogador pode existir? Onde eles são pegos nessa dinâmica toda?

Quais questões que surgem quando vocês leem esse cenário? Uma vez a graça maior é construir ideias colaborativamente, aguardo suas sugestões!

--

--