Capitão América no sistema Fate RPG

Filipe Dalmatti Lima
Fate Magazine
Published in
6 min readDec 19, 2014

--

Como o sistema consegue ser tão simples e eficiente ao mesmo tempo…

Olá pessoal tudo bem? O Fate está em financiamento coletivo no Brasil via catarse (www.catarse.me/fate) e pouco se sabe sobre o sistema.

O fato é, gostem ou não, Fate ganhou 3 ou 4 prêmios de RPG de 2014 e acredite, há motivos de sobra para isso! (Veja mais clicando aqui!).

Ai você pensa: “nossa, esse sistema deve ser ótimo mesmo”. Então você olha para a ficha de personagem:

Desanima não é mesmo? Pois bem, por isso eu quero mostrar o poder do FATE para vocês na prática e mostrar quão bom pode ficar um personagem, usando a genial mecânica do FATE! Não vou entrar em detalhes de como usar as regras, mas vocês vão ver como o personagem ficar legal com este sistema.

Para isso eu escolhi ninguém menos que o Capitão América! É um personagem que todo mundo conhece e sabe como ele funciona. Agora vamos ver como isso fica na sua ficha de personagem…

Capitão América — O Sentinela da Liberdade

Aspectos

Vamos começar com a coisa mais importante do personagem, seus aspectos! Iniciando pelo seu Conceito principal. Para isso, basta você escolher uma frase, neste caso eu escolhi:

“Sentinela da Liberdade: Justiça acima de tudo”

Mas como isso irá funcionar no jogo? Bem, em momentos especiais, você pode usar tudo que estiver na sua ficha para caracterizar seu personagem. Vamos supor que você foi mal em teste envolvendo salvar a vida de um inoncente, então você anuncia ao narrador: “Eu não posso falhar em salvar essa pessoas, eu sou um sentinela da liberdade!” Então o mestre permite que algo de especial ocorra (não vou entrar em detalhes, mas é assim que uma das mecânicas do Fate funciona.)

Como problema, eu escolhi:

“Homem fora do seu tempo”

Assim, o narrador pode usar esta fraqueza para enriquecer a história! Seja não permitindo que o jogador opere um dispositivo tecnológico, ou qualquer coisa que se encaixe legal na história. Perceba que este é um defeito do Steve Rogers, até aqui conseguimos recriar fielmente o personagem dos quadrinhos!

Agora vem mais outros aspectos, que o jogo sugere que envolvam seus amigos (ou não). Para este caso, eu resolvi envolver o Bucky, soldado invernal:

“Débito eterno ao Bucky”

E como isso se aplicaria ao jogo? Veja bem, o capitão pode ter bonus quando se relacionar com o Bucky, ao mesmo tempo que isso remeta uma obrigação de proteger e ajudá-lo quando estiver em perigo! Os aspectos não estão aqui para serem apenas bônus ou penalidades, eles são aquilo faz o seu personagem ser único!

Como quarto aspecto, eu escolhi:

“Líderança nata”

Esta é uma característica muito forte do nosso famigerado personagem: liderar, liderar e liderar… por isso faz parte do seu papel ser caracterizado por isso. Líder dos Vingadores, da SHIELD, dos Invasores, etc… Este aspecto pode ser modificado de acordo com o contexto da sua campanha.

E como último aspecto:

“O soro do supersoldado me faz mais forte”

Este aspecto está ai exatamente para caracterizar caracterizar o capitão como ele: um super soldado! Em termos práticos, ele poderá invocar este aspecto sempre que envolver tarefas sobre-humanas, afinal de contas Steve Rogers é um supersoldado mesmo!

Na prática, você pode sempre pedir ao narrador para invocar um aspecto, de forma que a história será um feito único e característico do nosso querido herói.

Não faz sentido tentar invocar um aspecto do capitão para desenvolver uma super arma ou hackear um computador, ele não é um cientista, tão pouco um gênio…. Mas salvar pessoas, liderar times, inspirar coragem e esperança são o “coração” personagem!

O sistema FATE envolve muita interpretação e meta-jogo e é por isso que ele é tão especial e único como jogo de RPG.

Perícias

Agora vamos definir as coisas que o capitão é capaz de fazer. As perícias são distribuídas em formato de pirâmide: +4/ +3 +3/ +2 +2 +2 / +1 +1 +1 +1.

Um ponto importante do sistema FATE: cabe ao narrador incluir apenas as perícias que fazem sentido para a campanha!

Para nosso Herói, eu escolhi as perícias que mais combinam com ele. Em um teste em FATE você rola 4d6, soma com sua perícia e compara com a dificuldade. É tão simples quantos isso!!! Todos os testes sempre são “role 4d6 e confira o resultado”.

Bem, não é tão simples assim, porque FATE usa dados d6 especiais. Se você estiver curioso, deixo um vídeo do meu amigo Fabio (da Conexão FATE) que explica tudo certinho:

Vamos a lista então:

Vontade +4 (o capitão é um líder nato, ele é sempre o primeiro da linha de perigo, ele não pode ficar abalado em situação nenhuma! Ele é o capitão américa, o sentinela da liberdade, o grande líder!)

Lutar +3 (e quem disse que ele não bate também?)

Atletismo +3 (auto-explicativo para um herói que não tem poderes de voar, não é mesmo?)

Diplomacia +2 (para assuntos diplomáticos do nosso líder)

Vigor +2 (por que ele é duro na queda! :P )

Recursos +2 (Ele é o líder dos vingadores…)

Pilotar +1 (… e pilota seus jatinhos de vez em quando)

Atirar +1 (…sabe atirar…)

Percepção +1 (…não é tão fácil de ser enganado…)

Contatos +1 (…e tem seus amigos!)

Notem que eu poderia ter escolhido a pirâmide 5 (5/44/333/2222/11111) mas eu achei desnecessário. Ai cabe ao narrador definir quão necessário será a quantidade de perícias para a campanha. Eu achei que ficou razoável.

Avante Vingadores!

Façanhas

Mas poxa Filipe, ainda cade o escudo do capitão? hehehe… agora vamos colocar ele como uma façanha! Sim… façanha! Ele é um item especial e chave do nosso vingador. A façanha é um recurso especial do personagem, normalmente é uma exceção às regras do jogo,

Uma façanha não chega a ser uma perícia e não é um aspecto também. O escudo cabe bem aqui!

Então vamos ao aspecto:

“Escudo de Vibranium”

E então, como este escudo funciona? Sinceramente, da forma mais divertida que você quiser usá-lo! Precisa se defender de um tiro? Precisa arremessar o escudo? Tudo está aqui… simples assim! Sua criatividade é o limite para usar está façanha! Note que ela é bem abrangente, por isso o jogador não deve receber nenhum bonus adicional aqui. Por outro lado podemos ter algo assim, no segundo aspecto:

“Especialista em arremessar escudos”

Com este aspecto, o capitão recebe sempre um bônus +2 em atirar quando for arremessar o escudo. Devido as propriedades do escudo de vibranium, o narrador pode permitir que você role um teste extra da arremessar para ver se o escudo volta para o capitão!

Para a nossa última façanha eu escolhi:

“Inspirar bravura”

Em um teste bem sucedido de vontade, o capitão pode curar um nível de stress dos seus amigos uma vez por combate. Afinal de contas, nenhum vingador se deixará por vencido enquanto o Capitão América estiver por perto!

Então… pronto! A ficha do nosso herói está criada! Vamos jogar FATE? :D

Para aqueles que gostam de um bom vídeo, segue um passo-a-passo que mostra criação de fichas:

É isso pessoal, espero que vocês tenham gostado do material e ajudem a divulgar o FATE!

Update: ficha do Capitão disponível no google docs AQUI!

Pode ficar meio vago porque vocês não conhecem as mecânicas, se vocês quiserem posso explicar para vocês! ☺

Qualquer dúvida ou sugestão, podem falar comigo! Se você quiser outro personagem criado, basta enviar um e-mail para mim: fdlima@gmail.com

Abraço a todos e bom jogo!

--

--