Mechas no Fate!

Comentando o cenário “Camelot Trigger”


Olá pessoal, tudo bem?

Estamos hoje escrevendo esta matéria, eu e meu grande amigo Alexandre Alves, sobre o cenário “Camelot Trigger” que foi lançado no livro “Worlds in Shadow" da Evil Hat.

Além disso, é mais um exemplo de como o FATE é espetacular, pois com simples adaptações podemos ter todo um universo de mechas a nossa disposição!

Tá animado? Nós também! Vem com os tios… ☺

Este é o jogo que você PLANEJA seu Mecha!

Camelot Trigger — A história do cenário

Em um futuro distante, Dr. Vyvyan Locke cria MerGN-A, a primeira fonte de inteligencia artificial. Dotada de consciência própria, imediatamente MerGN-A conclui que a existência dos humanos é um impedimento para sua realização completa, sendo a escravidão ou extermínio da raça humana a solução.

Os “Emergentes”, um exército de robôs criados e comandados por MerGN-A ataca a Terra matando e escravizando milhões. Muitos fogem para Vênus.

Graças à grande corporação 5Dragon5, os grandes portais que conectam os planetas são desativados, impedindo os Emergentes de continuar com o massacre.

Para destruir MerGN-A, Dr. Locke inicia a programação de MerLN, outra fonte de inteligência artificial. Mas um grupo de Emergentes descobre o laboratório secreto de Locke, destruindo-o.

Dr. Locke consegue seconder o projeto não finalizado de MerLN, e lá ele permanece.

Em resposta à ameaça artificial, a humanidade cria os Mechas, robôs com seus pilotos emprestando suas habilidades no combates aos Emergentes. Então um bravo piloto, John Arthur, descobre o esconderijo de MerLN, e ao utiliza-lo para aperfeiçoar seu Mecha ele acaba finalizando o processo faltante para a finalização de MerLN.

Assim MerLN calcula que Arthur é a melhor opção para a humanidade. Desta forma Arthur inicia sua jornada em busca de bravos e honrados cavaleiros, dispostos a vestir suas armaduras em busca da libertação da humanidade.

Este é CAMELOT Trigger um cenário de ficção científica com pilotos de Mecha porém com uma temática baseada no conhecido mito. Substitua Mecha por Armadura, Piloto por Cavaleiro, adicione honra e justiça e enfrente a ameaça artificial que visa a destruição da raça humana. ☺

Arte do cenário Camelot Trigger

Criação dos Personagens

A criação de personagem acontece da forma padrão, definida no Fate Sistema Básico ou Fate Acelerado. Contudo cada jogador criará a sua Armadura. É recomendado que os personagens tenham aspectos que reflitam o fato de eles possuírem “Armaduras”.

BITCH Please

Criação dos Mechas

Primeiramente é necessário definir a anatomia de sua Armadura, sua forma física, contanto que ela possua 5 partes principais.

Exemplo: “cabeça”, “parte frontal do tronco”, “parte traseira do tronco”, “braços” e “pernas”.

Cada parte possui um sistema integrado, que pode ser interno ou externo.

  • Sistema interno: fornece uma Perícia, ou grupo de Perícias, totalizando um valor de +4. O Cavaleiro pode usar essa(s) Perícia(s) enquanto o Sistema em questão estiver ativo. Exemplo: Uma Armadura pode estar equipada com um Sistema que lhe conceda Lutar +4, permitindo que o Cavaleiro use exatamente esse modificador. Caso esse Sistema seja danificado, o Cavaleiro dependerá de sua Perícia Lutar, caso possua.
  • Sistema externos são façanhas, simples assim: Sistemas de auto reparo onde o jogador gasta um ponto de destino por combate para reativar um sistema desativado. Espada energizada que concede bônus de +2 em Lutar ao contra-atacar um oponente que efetuou um ataque bem sucedido contra você.
    Etc.”

É sempre necessário que o jogador defina os sistemas que sua Armadura possui. Um rifle sniper MX-3000 é mais interessante do que um sistema externo que concede bônus de +2 em Atirar caso o alvo esteja a exatamente 2 zonas de distância.

Exemplo de Ficha do jogo

Combates de Mechas usando o sistema do Camelot Trigger

Para o combate, as caixas de estresse e consequências do personagem são usadas. Porém, durante a luta, um personagem pode escolher “absorver” o dano utilizando as partes da Armadura, da seguinte maneira:

Quando a armadura absorve 2 estresses, o jogador escolhe o Sistema que será desativado.

Mehcas em camelor Trigger podem possuir qualquer anatomia!

Quando a armadura absorve 4 estresses, o adversário escolhe o Sistema que será desativado.

E por que não uma aranha mecha?

Quando a armadura absorve 6 estresses, o personagem escolhe um Sistema e o adversário escolhe o outro Sistema que serão ambos desativados.

Exia, um gundam do anime “Gundam 00"

Para reativar os Sistemas, será necessário passar em um teste de Ofícios, com dificuldade igual ao número de sistemas desativados. Em caso de empate, escolha um Sistema que terá o aspecto “Inseguro” durante o próximo combate.

Mechas Clássicos tem seu charme também.

Espero que tenham gostado da matéria, lembrando que demos apenas um “gostinho” aqui, existem ainda muito mais informações no livro “Worlds in Shadow” da Evil Hat.☺

Quer ver o sistema FATE publicado no Brasil? Se você ainda não ajudou a campanha do sistema FATE, ainda da tempo! Desafie o destino:

www.catarse.me/fate

Abraço a todos e sucesso!

Agradecimentos

Ao Estevan Queiroz, pelas revisões no texto.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.