O infame “Criador de trovões” para Fate

Alexandre Alves
Fate Magazine
Published in
6 min readJan 14, 2015

--

Criando o personagem Cole MacGrath de inFAMOUS, utilizando as regras de Venture City para super poderes!

Olá pessoal,

Estava lendo o Venture City, da série “Mundos e Aventuras para Fate”. O livro retrata uma grande metrópole, onde os ricos são muito poucos e detêm muito dinheiro, um cenário onde grandes corporações controlam a saúde, segurança e mídia. Além disso, diversas gangues espalham violência e medo para a população quase indefesa, não fossem os grupos comunitários e pessoas “especiais” dispostas a ajudar.

Acabei me inspirando em uma aventura no cenário apresentado em inFAMOUS, para PlayStation 3. O jogo, por sua vez, retrata um cenário quase pós apocalíptico, onde uma cidade é isolada em quarentena pelo governo, devido a uma praga desconhecida. Assim, o local é dominado por semelhantes gangues violentas e inescrupulosas.

Então decidi criar o protagonista de inFAMOUS, Cole MacGrath.

Cole adquiriu o poder de gerar eletricidade quando acidentalmente ativou um dispositivo desconhecido, gerando uma enorme explosão e matando muitos inocentes. Vamos lá?

Venture City

Aspectos

Cole possui os seguintes aspectos:

“Criador de trovões sem objetivo definido”

Cole era um entregador de encomendas normal, foi totalmente pego de surpresa pela explosão e seus novos poderes. Ele ainda não sabe o que fazer com “isso”.

“Eu não sou terrorista!”

O problema de Cole é que, como existem suspeitas de que ele “detonou a bomba que matou centenas de inocentes”, de vez em quando algumas pessoas podem trata-lo com hostilidade.

“Não quero me afastar de Trish.”

Trish é estudante de medicina e namorada de Cole. Apesar dele a amar muito, os dois vem se afastando. Isso porque Trish, mesmo sem querer, começa a culpar Cole pela morte da sua irmã. Além disso, os novos poderes de Cole começam a “distanciar” os dois.

Parece que Cole se casou com Trish, an?

“Posso contar com Zeke e ele pode contar comigo, sempre.”

Zeke é o colega e melhor amigo de Cole. Ele ficou do lado de Cole nos momentos de necessidade e Cole faria o mesmo por ele.

Zeke

“Herói ou vilão?”

OK, Cole possui poderes nunca imaginados por ele, sendo capaz de grandes feitos. Mas e agora, o que fazer com tais poderes? Ajudar a população oprimida ou utilizar para proveito próprio? Esse é um dilema enfrentado por Cole.

Dependendo da escolha, esse aspecto mudará para adaptar um caminho mais “honrado e altruísta” ou “cruel e mesquinho”.

Cole mau

Pericias

Cole possui as seguintes perícias:

Atletismo +4 (um praticante de parkour nato).

Físico +3 (Cole sempre teve uma boa resistência, ainda mais depois do “acidente”).

Atirar +3 (Grande habilidade para atirar seus raios por ai).

Comunicação +2 (Caso Cole decida seguir por um caminho mais “escuro”, essa perícia pode ser substituída por Enganar).

Empire City

Provocar +2 (Os raios elétricos são bem amedrontadores).

Força de Vontade +2 (Passar por todo esse estresse de explosão e poderes desconhecidos não é brincadeira).

Lutar +1 (Cole sabe trocas uns socos).

Empatia +1 (Perceber quando alguém não está muito legal, mentindo, etc).

Notar +1 (Está um pouco atendo ao que ocorre ao seu redor).

Investigar +1 (Sabe fazer uma investigação básica).

Façanhas

Parkour: bônus de +2 em Atletismo, quando estiver correndo por obstáculos aleatórios na cidade.

Extras: Super poderes

OK, agora a parte que realmente importa em uma aventura de super humanos: os super poderes. Para isso usaremos as regras de Venture City.

Primeiramente defina a natureza de seus poderes, geralmente o personagem tem apenas um poder (pois eles são complexos) com mais de um efeito. Em alguns casos é possível ter 2 poderes. Mais do que isso é fortemente desaconselhado.

Venture City

Você possui 3 pontos de façanhas a mais (além dos 3 pontos normais) para gastar em super habilidades, que funcionam como façanhas normais, porém são mais poderosas e refletem a natureza sobre humana dos personagens. Exemplo: recobrir o corpo com aço, ficar invisível, teletransportar-se, etc.

É possível gastar 2 pontos em uma mesma façanha, para um bônus de +4 e assim por diante, é também possível usar perícias para fazer coisas sobre humanas, como usar Atletismo para voar ou Roubar para atravessar paredes.

Cole foi atingido por uma descarga elétrica muito forte, e além de não morrer, ele adquiriu o poder de gerar eletricidade.

Ele consegue usar Atirar para disparar raios elétricos (1 pto); seus raios causam +6 de dano (3 ptos); Cole consegue gerar um campo de força elétrico em seu redor, que concede Armadura 4 (2 ptos).

Venture City

Efeitos especiais

Todo poder tem 2 efeitos especiais. O jogador pode gastar 1 ponto de façanha/recarga para adquirir mais 2 efeitos especiais.

Ao usar o seu poder, em um sucesso com estilo, escolha ativar um efeito especial ao invés do resultado normal do sucesso com estilo. Independentemente, em caso de sucesso, gaste um ponto de destino para acrescentar um efeito especial à utilização de seu poder.

Ataque de área: Cole gera vários raios, atacando todos (amigos e inimigos) que estiverem na mesma área de seu alvo original, o dano para as outras pessoas atingidas é igual ao dano original menos 2.

Infligir condição: Cole pode colocar um aspecto do tipo “eletrificado” em um alvo que esteja na mesma zona de seu alvo original. Esse aspecto terá uma invocação grátis.

Desvantagem

Todo poder precisa de uma desvantagem ou falha. Para isso, defina um aspecto que funcionará como um problema para seu super poder.

A desvantagem do Super Homem é Kriptonita!

O corpo de Cole gera a energia elétrica, então, quando seu poder for muito utilizado, ele poderá perder um pouco sua potência, dai a desvantagem:

“Descarregável”.

Dano colateral

O dano colateral ocorre quando o personagem explora o seu poder de maneira extrema e até inconsequente. O efeito é impressionante, contudo existem consequências para quem ou o que estiver próximo. Via de regra, ao utilizar o dano colateral, o mestre coloca um aspecto na cena, representando o estrago causado pelo uso do poder em questão.

Destruição em massa

“Tempestade elétrica”:

Caso Cole esteja pouco se f… digo, não se importe com as consequências de seus raios elétricos, ele pode “conjurar” uma tempestade de raios, atingindo tudo e todos que estiverem na mesma zona. Todos devem se defender contra o dano infligido (sem redutores). O ataque, contudo, irá “fritar” aparelhos eletrônicos comuns e etc.

Detalhes finais

Cole tem:

2 pontos de recarga.

3 caixas de estresse mental.

4 caixas de estresse físico.

3 consequências normais.

Notas

Venture City não impõe muitos limites para seus super poderes. Dependendo do nível da aventura, eu estipularia alguns:

  1. Limite de 3 pontos por façanha (bônus máximo de +6).
  2. O dano colateral só pode ser utilizado uma vez por cena, talvez ao preço de um ponto de destino.
  3. Talvez também limitar o uso de um efeito especial por cena, isso aumentaria a vantagem de ter mais de 2 efeitos especiais por poder.
Venture City

Conclusão

Essa foi apenas uma pequena amostra, Venture City trás vários exemplos de super poderes, desvantagens, efeitos especiais e danos colaterais. Fiquei muito satisfeito com o que li, vale a pena conferir!

Esperam que tenham curtido, abraços.

--

--