Ainda Somos os Mesmos?

Theus Petrovich
UHULL
Published in
4 min readOct 22, 2020

Essa pergunta é tão profunda que sequer sei começar

Li um pouco, respirei, e parei muito pra pensar

Pra saber se eu mudei tenho que saber primeiro

Olhar pra mim de outro jeito… mais que só o costumeiro

.

Saber se sou diferente

Olho pra trás e pra frente

De onde vim, pra onde vou?

Será que esse é meu lugar?

.

Metamorfose constante

somos todos um instante

De um processo longo: Vida

Pauso aqui pra observar

.

Pra saber quem eu sou hoje

Tenho que ver de onde vim

Vejo a historia de um ponto

Conto um conto, “sou assim”

.

Como civilização

Tenho um mito que me funda

Uma história que repito

E pra sempre me circunda

.

Uma crença limitante,

Pare pra observar

Prego sempre vê onde olha

Quem só martelo portar

.

Essa forma de olhar

Que minha dor faz despertar

De partida é o ponto

Que começo a analisar

.

É o vazio que me provoca

O contato com essa história

Sinto a falta que me fez

E a vejo em minha trajetória

.

Nesse tempo tão recluso

Meu sapato tão sem uso

Já não sabe pra onde levam

Os meus pés a caminhar

.

No silencio que me resta

Vejo o mundo por uma fresta

Duma janela ansiosa

Vejo pelo celular

.

E aqui nesse vazio

Ouço o vento, assobio

Outras vozes todas calam

E me resto, só, a pensar

.

Sem estímulo do mundo

Eu me sinto meio mudo

Minha voz existe mesmo

Sem ninguem pra escutar?

.

O que penso e o que falo

E o que jogo pelo ralo

Personagem não preciso

Sem platéia pra me olhar

.

Fico Inquieto no silencio

Que eu tento preencher

Com um filme uma música

Não me ouvir e nem me ver

.

Pandemia fez parar

Mundo rápido girava

Vida louca tão sem tempo

Toda tão cheia de nada

.

No que para a roda mundo

Fica um vácuo tão profundo

Preso nas paredes: casa

Não sei de que me ocupar

.

Já vi tudo na minha lista

Já segui receita a risca

Mas não tem nada que faça

O relógio acelerar

.

Quero logo o tempo passe

Pra voltar pro que conheço

Que acabe a pandemia e

Seja como no começo

.

Mas se a vida é movimento

E pra frente anda o tempo

Porque é que cargas dágua

Que a gente quer voltar

.

Pra como tudo era antes

Pra eu ser quem sempre fui

Medo de deixar mudar?

E ver pronde a vida flui?

.

Vai que flui você também

Nesse rio que leva além

Vida não escuta os planos

Controle não tem ninguém

.

Temos medo de mudar

Deixar que as coisas sejam

Deixar que o tempo corra

E que novas coisas surjam

.

Te sugiro nao ter medo

Da mudança encontrar

Novo sempre encontra um jeito

O meu medo é não mudar

.

Imagina se pra sempre

Tudo for só meio morno

Se perder o que é incrível

Pelo medo do transtorno?

.

Sim eu sei que é dificil

Há dias que a gente cansa

De ser forte, resolver

Só queremos ser criança

.

Nesse dia, cê respira

Não precisa resolver

Não exija que cê seja

Mais do que cê puder ser

.

Mas não pare ali pra sempre

Por maior o ostáculo

Sempre tem um jeito ou outro

De passar ou contorná-lo

.

Perguntava belchior

Cantado na voz de elis

Se depois dessa tristeza

Vou tornar a ser feliz

.

Nao há tempo de tristeza

Que feliz nao se renasça

Do difícil é que é certeza

Que a gente sai com graça

.

Pois de tudo que te dói

Tanto novo se constrói

Já não olha mais do jeito

Que olhava nosso herói

.

Essa longa e linda história

Não só é feita de vitória

É nos dias mais difíceis

Que o herói encontra glória

.

E a vitória é aprender

Pois que doa o que doer

Sempre um pouco diferente

Vou sair e saber fazer

.

E desculpa a insistência em mandar você pensar

Da mudança a consciência é o primeiro passo a dar

Te sugiro persistência em fazer e analisar

Que amanhã o erro de hoje não vai precisar errar

.

Aproveita então o silêncio

Olha fundo pra você

Tenta ver o que te faz

Se deitar e amanhecer

.

Sente onde teu desejo

Tá tentando te levar

E vê como nesse rio

Você pode navegar

.

Seja justo e honesto

Com o que brota em você

Seus desejos e vontades

Tente hoje perceber

.

Falo hoje que amanhã

Tudo sim pode mudar

E você ainda é o mesmo

De antes disso começar?

--

--