http://www.thedrum.com/

O Que são Exatamente Chatbots?

Muitas empresas hoje estão procurando ferramentas e processos que possam ajudá-las a acelerarem seus processos de transformação digital. Eu acredito que os chatbots são uma dessas ferramentas. Veja neste artigo como esta ferramenta poderá ser essencial para uma empresa.

Somos fascinados por robôs desde muito tempo, do C-3PO dos Star Wars até Rosie dos Jetsons, os robôs nos fascinaram por gerações. Não é de se admirar então, que com a combinação certa de tecnologia e necessidade, os chatbots são a nova onda tecnológica.

Mas, o que é exatamente um chatbot e o que podemos fazer com eles? Neste artigo quero falar sobre o que são, o que estão fazendo com eles e como você poderá usá-los.

O que é?

Chatbot é um serviço online que é alimentado por regras e às vezes por inteligência artificial, com o qual você, seus parceiros e clientes podem conversar, tirar dúvidas, estudar ou mesmo efetuar compras, através de aplicativos de mensagens e sistemas de bate-papo, sejam eles, Messenger, Slack, Telegram, Skype e outros.

Simplificando, um chatbot ou um avatar digital, é uma identidade inteligente, que pode ser alimentada por regras ou por inteligência artificial, que se comunica com uma empresa ou uma pessoa através de aplicativos de mensagens e sistemas de bate-papo.

Como um avatar digital, um chatbot pode transformar até mesmo você. Utilizando inteligência artificial e sendo alimento com suas informações pessoais, ele pode ser você na redes sociais! Ele será o seu gêmeo digital.

Lembra quando você liga para empresas de telefonias, internet ou de tv a cabo, que falam várias opções de navegação? Hoje, os chatbots podem fazer isso e muito mais através de texto, sendo mais fáceis e rápidos de interagir, tendo a mesma capacidade de conversar que uma pessoa ao vivo ou por telefone.

Onde podemos usar?

Pode ser que ainda não faça sentido a real utilidade dos chatbots. Logo abaixo irei dar alguns exemplos de suas utilização, que acredito que fará você deslumbrar a potência dessa tecnologia.

Vamos imaginar:

Vamos lá! Você quer comprar um tênis no site da Centauro, então você entra no site e procura até encontrar o tênis de sua escolha e efetiva a compra.

A Centauro poderia ter uma bot no Facebook Messenger, onde você iniciaria uma conversa e ele perguntaria o que você está procurando e você passaria os detalhes do tênis desejado. Ele traria o tênis e o encaminharia para efetivação da compra, como se fosse um vendedor em uma loja física. Tudo isso através de um bate-papo de texto, simples não?

Facebook mostra exemplos de bots no Messenger

Nesse vídeo, na marca de 7:30 minutos, o VP of Messenging Products, explica como é sapatos um bot de Facebook Messenger.

Para empresas: Atendimento ao cliente e marca

Empresas estão utilizando chatbots para atendimento de cliente, vendas e representação de marcas.

A Hyundai junto com o IBM Watson, desenvolveram um chatbot para auxiliar os interessados no seu novo SUV Creta. Se entra no showroom online do Creta, você terá a opção de um assistente virtual, chatbot, que lhe ajudará com todas as dúvidas sobre o SUV. Sensacional! Um chatbot, como pré-venda!?

Já o Bradesco inovou usando chatbot para atendimento de chamados internos, ou seja, ao invés de aumentar o time de suporte técnico interno, para gerentes e analistas, desenvolveu um serviço de chatbot com Watson, que responde a dúvidas de negócios do banco, acelerando a desenvolvimento dos seus funcionários e o atendimento ao cliente.

Segundo reportagem do Bom dia Brasil, da Rede Globo, usuário preferem resolver suas dúvidas e problemas via chat, por ser mais eficiente e mais confortável para os usuários. Clique aqui para ver a reportagem.

Print da reportagem da Globo.

Para Influenciadores e Bloggers: Marketing, identidade on-line e engajamento de fãs

Artistas, marcas e bloggers também estão usando chatbots para engajarem e agilizarem as interações com fãs e clientes.

O marketing via mídia social já uma realidade, grandes empresas usam celebridades para serem embaixadoras de suas marcas nas redes. Transformando fãs em consumidores vorazes ou celebridades que querem ficar mais perto de seus fãs.

Os chatbots são ideais nesta situação. Os influenciadores podem se conectar com seus fãs em um nível muito pessoal, alavancando seu status de celebridade para falar sobre problemas próximos de seus corações ou mesmo promover as empresas que os patrocinam.

Nessa onda a Movile lançou recentemente novo serviço online, que é o Chat Club, plataforma focada em cria chatbots para Facebook Messager, onde artistas e marcas podem, gerirem suas interações com fãs e clientes. Confira o vídeo abaixo:

Outros exemplos de chatbots

Comprar sapatos, atendimento ao cliente e fãs não é a única coisa em que os chatbots podem ser usados. Veja outros exemplos:

  • Weather bot. Para você ficar informado sobre o clima, é só perguntar a ele.
  • Grocery List Bot. Lhe ajuda a escolher e fazer as compras da semana. Bem que o Extra ou Pão de Açúcar poderiam ter um desses né! #ficadica.
  • CNN News. Para você ficar bem informado, sobre as notícias do mundo.
  • Cleo. Sua assistente financeira pessoal.
  • Agenda. Sua secretária pessoal.
  • Amigo Anônimo. Chatbot criado para ajudar a alcoólatras.

Por que os Chatbots são uma grande oportunidade

Segundo a BI Intelligence, pela primeira vez as pessoas estão usando mais aplicativos de mensagens, que estão usando as redes sociais. Ou seja, elas preferem mais Messenger e Whatsapp, do que o Instagram ou Facebook.

Segundo Peter Rojas, empreendedor residente na Betaworks:

People are now spending more time in messaging apps than in social media and that is a huge turning point. Messaging apps are the platforms of the future and bots will be how their users access all sorts of services.

Conclusão

As principais vantagens dos chatbots são a rápida implementação, experiência confortável ao cliente, porque transmite a sensação que a pessoa está realmente conversando com uma outra pessoa, é intuitivo e imediato, trás agilidade na resposta, automatização de processos, redução de custos e maior satisfação ao cliente.

Concluindo um chatbot pode ser seu vendedor, seu atendente, seu representante, seu tutor, seu assistente pessoal ou até mesmo se amigo virtual. Experimente!

Grande abraço e até a próxima!

Like what you read? Give William Oliveira a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.