Resenha #6 | Pequeno Manual Antirracista

Lucas Wasem
Nov 20 · 3 min read
Capa do livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro
Capa do livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro
Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, amplia o debate sobre o racismo no Brasil. Foto: Lucas Wasem

Talvez uma das mais importantes leituras da atualidade, o Pequeno Manual Antirracista faz jus ao seu nome. Com apenas 108 páginas, Djamila Ribeiro cumpre o papel de fazer um pequeno grande livro. Publicado em 2018 pela Companhia das Letras, o livro está desde então presente entre os mais vendidos do país, ampliando o debate sobre o racismo no Brasil.

Djamila inicia explicando a necessidade de se informar sobre o racismo, entender a negritude e perceber o privilégio branco. A autora obriga o leitor a fazer uma autoanálise e perceber o racismo internalizado em todos nós. No livro, são pontuados ainda fatores econômicos, sociais e culturais que distanciam o tratamento entre negros e brancos.

A escritora separa o livro em 11 partes, contextualizando e encaminhando o leitor a outros autores e livros focados nos assuntos apontados em cada capítulo, cumprindo bem o papel de manual. Dedica, inclusive, um capítulo inteiro a apresentar ao leitor escritores negros que muitas vezes são esquecidos, mas que são importantíssimos para entender a realidade negra e do Brasil. Deixo aqui algumas sugestões: Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Angela Davis e Sílvio Almeida. Esses, tive a oportunidade de conhecer melhor através do manual.

O livro é um dos mais vendidos em 2020 no Brasil, ano que, além de assolado pela pandemia de Covid-19, é marcado pelos protestos antirracistas do movimento Black Lives Matter (“vidas negras importam”), nos Estados Unidos. Neste contexto, o Pequeno Manual Antirracista cumpre muito bem o papel de guia, acendendo o debate sobre o racismo no Brasil e incentivando os leitores a entender mais a realidade que muitas vezes é deixada de lado nas grandes discussões nacionais.

Do ponto de vista pessoal, como homem, branco e de classe média, o livro serve para gerar uma reflexão individual, fazendo compreender o privilégio branco, o racismo internalizado em nós e ajudando a partir para a ação de modo a utilizar esse privilégio para modificar essa realidade, participando ativamente na construção de uma sociedade mais igualitária. O livro cria um sentimento pessoal de desconforto, nos fazendo questionar a realidade. Djamila dá o passo a passo no livro e faz o mais importante: guia o leitor a conhecer mais, a aprender mais sobre autores negros.

Por isso, recomendo muito a leitura desse livro. O trabalho que Djamila Ribeiro fez ao compilar em um pequeno manual os principais pontos do racismo e da luta antirracista tem de ser reconhecido. Para quem não conhece muito sobre o tema, o Pequeno Manual Antirracista é uma excelente escolha para começar.

Djamila Ribeiro é filósofa, escritora e colunista brasileira. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), teve contato com a militância feminista e negra logo na infância, e essa realidade permeou todo o seu trabalho. Escreveu o prefácio do livro Mulheres, raça e classe, de Angela Davis, prestou consultoria à Avon e à Globo e atualmente é colunista da Folha de São Paulo. Djamila também escreveu Quem tem medo do feminismo negro?, que, juntamente com Pequeno Manual Antirracista, é sucesso de vendas no Brasil.

Quer receber as últimas publicações e novidades do Feature diretamente no seu WhatsApp? Inscreva-se e fique por dentro de mais reportagens especiais.

Feature

Lucas Wasem

Written by

Gaúcho, formado em Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve. Apaixonado por viagens, livros, séries e política.

Feature

Feature

Feature é uma publicação de conteúdo jornalístico com reportagens especiais sobre cultura, cidadania, saúde, literatura e assuntos internacionais.

Lucas Wasem

Written by

Gaúcho, formado em Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve. Apaixonado por viagens, livros, séries e política.

Feature

Feature

Feature é uma publicação de conteúdo jornalístico com reportagens especiais sobre cultura, cidadania, saúde, literatura e assuntos internacionais.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store