A formação básica teatral no cenário Cearense

Amanda Damascenno
Feed Universitario
Published in
3 min readNov 26, 2019

O teatro proporciona grandes momentos na vida de quem assiste e de quem pratica, é um auxiliador para as pessoas que querem ter algum tipo de contato com a cultura. Diversas companhias praticam a formação inicial básica teatral, onde proporcionam cursos, oficinas, e preparações de espetáculo no intuito de formar no básico e no técnico as pessoas.

O desejo de conhecer o novo, entender um pouco de como funciona é um dos motivos que aproximam as pessoas a procurar cursos e oficinas que ensinem sobre estar um palco, contracenar, produzir, maquiar etc… Quando uma pessoa se sente instigada a conhecer esse outro lado da cortina ela procura profissionais capacitados e buscam a formação básica, aquela que não é necessária a graduação na área. Aprender e está presente no meio da arte instiga as pessoas a se desafiar em mundo completamente novo para elas. Participar de oficinas e cursos requer somente forca de vontade, apesar de muitos se bloqueiam pelo fato de eu não sei como fazer, eu não entendo nada, tudo é questão de aprendizado, como na escola.

Aqui no Ceará existem diversos tipos de cursos, pagos ou gratuitos, diários, mensais ou aos fins de semana. Citando um exemplo de curso gratuito temos o Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) é um importante curso de iniciação teatral de Fortaleza. É realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará ( Secult), através do Teatro José de Alencar em parceria coma Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) desde 1991. Jocélia Carlos,41, participante atual do curso nos conta um pouco sobre sua experiência: “ Queria viver a experiência de estar em um dos mais importantes cursos de iniciação teatral de Fortaleza, eu fiz teatro na adolescência mas acabei dispersando dessa área, voltei em 2017, e desde então tenho buscado cursos para aperfeiçoar meu conhecimento.’’

Alunos do CPBT fazendo aquecimento para incio da aula

O método de dramaturgia coletiva usado pelo CPBT é o diferencial na vivencia teatral, uma experiência criativa que além de proporcionar conhecimentos novos trabalha o senso de coletividade em cada um. Agora um exemplo de curso pago, temos a Oficina Teatral Permanente do Grupo Arte de Viver cobra uma taxa de R$ 100, mensais, o curso funciona da seguinte maneira, dividido em módulos mensais com temáticas, Históricas, Circenses, Vocais, de Dança e Escrita Dramatúrgica ao fim de cada módulo é feita uma apresentação para exibir o foi aprendido.

Vileide Ferreira,52, participou da Turma 20 da oficina e nos conta um pouco da sua experiência: “Não queria que minha filha fizesse sozinha a audição para a oficina, me inscrevi de brincadeira e fiquei. Foi um grande marco na minha vida. Minha filha faz teatro a 6 anos eu sempre apoiei, mas nunca entendia nada, hoje eu entendo já que passei pela mesma coisa, foi incrível e o custo para mim foi ideal, já que é necessário uma manutenção no espaço, nos materiais, pagamento dos instrutores, achei justo o valor.”

Vileide Ferreira no módulo de Circo da Oficina Teatral Permanente

Após alguns meses de oficina, tanto o CPBT quanto a Oficina Teatral permanente, iniciam a montagem do espetáculo, de criação coletiva e produção dos próprios alunos. Vileide nos explica um pouco dessa experiência: “Foram 6 meses de preparatória, módulos e práticas, para mais 6 meses de montagem do espetáculo. No meu caso minha turma escreveu e atuou a peça Eternos, quando a herança é a dor, escrito por nós os alunos e dirigido pelo diretor do grupo. O mais incrível foi poder ver tudo o que estudamos nos módulos sendo colocados em prática no espetáculo, a sensação é de dever cumprido’’

Apesar da grande oportunidade existem prós e contras citados por Jocélia: “Os prós de fazer um curso de formação é o acesso ao conhecimento e ganhamos visibilidade dentro do cenário artístico. Os contras são os horários disponíveis, apenas manhã/tarde impossibilita muito pessoas que trabalham ou estudam nesses horários.”

--

--