A importância dos jogos amadores nos distritos de Pindoretama

Elisson Silva
Feed Universitario
Published in
3 min readOct 1, 2019

Nos distritos da cidade de Pindoretama o esporte amador tem um papel muito importante entre os maradores da cidade.

(Imagem da equipe do Guerreirão)

Se o Brasil é o país do futebol, isso ninguém dúvida, não é mesmo? O termo “ O país do Futebol”, foi dado após o Brasil conquistar seu 5° mundial. Mesmo o Brasil ser considerado o “País do Futebol” essa modalidade esportiva não tem origem brasileira. O futebol por sua vez surgiu na Inglaterra no século XX, após o brasileiro Charles Miller, passar uma temporada no pais europeu. Charles trouxe consigo de viagem duas bolas de futebol e tentou a todo custo convencer a comunidade de futebol de São Paulo, com tempo ele até conseguiu.

Segundo a Fundação de Getúlio Vargas, o futebol brasileiro movimenta mais de 16 bilhões de reais por ano. Em 2018, em um estudo realizado pelo CIES (Centro internacional de estudo esportivo) o Brasil é o maior exportador de futebolista do mundo, são mais de 1.200 jogadores. Dentre eles estão Neymar Júnior, Gabriel Jesus, Alisson Becker, Casimiro, Marcelo dentre outros.

Diferentemente do esporte profissional que os jogadores ganham milhões, o esporte amador é apenas um hobby. Em seu significado o esporte amador em seu sentido é aquele que ama o que faz, trazendo para a realidade dos jogos, é aquele que pratica determinada modalidade pelo o amor, pelo prazer. No Brasil, esses atletas cada atleta de jogos amadores arque com as despesas de cada partida realizada.

No distrito de Sítio Minhocas em Pindoretama, que fica à 36 km da capital Fortaleza o esporte amador faz parte do cotidiano das pessoas. Os dias escolhidos para a realização dos jogos são aos sábados e domingos. A organização cabe aos presidentes de cada clube, técnicos e os locutores de rádio da cidade de Cascavel. A rádio litoral, fica responsável pela divulgação dos jogos, mas com o veredito dos presidentes.

Como nos grandes campeonatos existententes no Estado e no país, a cidade conta com seu próprio campeonato. Este campeonato é organizado pela Liga Desportiva de Pindoretama — LIDEP. Claro assim como nos grandes clubes brasileiros a rivalidade entre os times é essencial. Aqui não poderia ser diferente, dois clubes da comunidade sabem bem isto.

José Eliton Jacinto dos Santos, 41, é presidente e jogador de um time do distrito, ele fala da importância dos jogos na comunidade principalmente para os jovens. Segundo ele o esporte faz com que os jovens saiam do mundo crime. Ele afirma que “o esporte amador é muito importante em sua vida, mas, de todos aqueles que jogam em sua equipe”.

Edinásio Sausa dos Santos, 23, é jogador do time de Gurrreirão ele fala que os jogos é muito importância em sua vide. “Os jogos não é apenas bola, o futebol é algo inexplicável e a gente se senti bem dentro de campo”, relatou ele. E acrescenta que sonha em ser jogador profissional para poder ajudar seus familiares e as crianças da comunidade.

Francisca Germana da Silva, 23, é torcedora fiel do time do Novo São Paulo. “ Vou para todos os jogos, acompanhar e dá apoio para o meu time”, disse ela. E ainda disse, “ os jogos amadores é muito mais importe do que pela TV, aqui os jogadores joga com mais vontade, e não fica o todo tempo caindo, aqui na cidade o prefeito apoia os jogos amadores faz todo os tipos e campeonato seja ele qual for”.

Rodrigo Silva Santos, 6, logo disse que queria ser jogador de futebol para poder ajudar seus familiares. Perguntado sobre a importância dos jogos ele disse, “ Os jogos são muito importante, sim, assisto por aqui nos campos e pela TV”. E acrescentou “ jogo muito bem". Ainda falou sua maior inspiração é o jogador Neymar jr. e ainda disse que seu maior sonho era conhecê-lo.

Durante toda entrevista com os moradores e presidentes observamos um amor incondicional pelo futebol amador. Os olhos de cada entrevistado brilhava quando se perguntado o que o esporte amador representava em sua vida.

--

--