Proprietários das duas Hamburguerias de Pajuçara contam como os estabelecimentos foram criados

Bia Sousa
Feed Universitario
Published in
3 min readNov 26, 2019

My Best hamburgueria e Escape Burguer são as únicas hamburguerias do local

Nos últimos anos, hamburguerias estão dominando o município de Maracanaú, cerca de 20 estabelecimentos do tipo foram abertos nos bairros do município, segundo dados do Centro de Empreendedorismo de Maracanaú. Em Pajuçara, há duas hamburguerias que dividem a demanda de clientes no bairro, My Best Hambugueria e Escape Burguer.

A My Best Hamburgueria foi criada em abril de 2019, com um investimento inicial de 7.000 reais. Nilcilene Araújo é a proprietária do local e conta como está sendo o desenvolvimento do negócio: “Fazem nove meses que a My Best foi criada, e desde abril tivemos uma boa recepção das pessoas, porque aqui na Pajuçara só tinha uma hamburgueria, então nem todo mundo conhecia esse tipo de negócio”.

Antes da My Best ser criada, já havia a Escape Burguer que foi inaugurada em 2017, como sendo a única hamburgueria do bairro. O estabelecimento começou com um investimento inicial de 5.000 mil reais e hoje se tornou um negócio muito lucrativo, pois conta com mais de 10 funcionários que estão a todo tempo trabalhando em razão da grande demanda de pedidos. Isabel Dantas é a proprietária do local e conta como foi criar um negócio pioneiro no tipo de produto que oferece na Pajuçara.

“Eu sou de Fortaleza, então tive essa ideia a partir das hamburguerias que frequentava onde morava. Juntei o dinheiro, e realizei todo o processo necessário pra criar a empresa. Alvará de funcionamento, taxa dos bombeiros e a vigilância sanitária também, porque é um estabelecimento de comidas”, conta Isabel Dantas sobre o início do negócio

Sobre o processo de formalização de uma empresa em Maracanaú, é necessário uma série de fatores para criar um negócio. Ter a documentação correta no ato de formalização perante ao Sebrae, Alvará de Funcionamento que é emitido pela Secretaria de Finanças do Município — SEFIN, e obter a licença da Vigilância Sanitária são apenas alguns dos requerimentos necessários para se abrir uma empresa.

O Coordenador de Empreendedorismo de Maracanaú, Ivan Camurça, conta mais sobre o processo de abrir um estabelecimento “Para se formalizar a pessoa tem que procurar um balcão de atendimento do Sebrae, em posse do seu RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e caso a atividade comercial não seja na sua residência, tem que tá em posse do comprovante do comércio, tem que ter um email ativo com acesso e senha, e também tem que estar com seu aparelho celular em mãos, e esse aparelho tem que ter a conexão de dados. Logo depois de se formalizar, ele passa para as três categorias: comércio, prestação de serviços e fabricante. Caso ele tenha necessidade emitir nota de valor fiscal, ele vai procurar a secretaria de finanças do município e vai dar entrada no cadastro como autônomo.

Além de todo o processo burocrático para formalizar a empresa, Ivan Camurça conta que o Sebrae também oferece diversos cursos, workshops e palestras gratuitas para ajudar empreendedores. No site do Sebrae é possível se inscrever em modalidades de cursos online, como por exemplo, curso de compras Governamentais — Agricultura Familiar, Gestão Financeira, e Nota Fiscal Eletrônica. Todos com o intuito de ajudar comerciantes a manter seu estabelecimento em funcionamento.

“E junto isso o Sebrae lhe dar um apoio, referente a plano de negócios, são cursos, oficinas, palestras além de ter um acompanhamento direcionado pessoal a cada empreendedor. E o acesso é muito simples, através de sites, existe um telefone de acesso. Ai você tem um acesso básico a informações, e é onde você pode tirar algumas duvidas, e existem balcões de atendimento do Sebrae em cada município tem uma célula, e no próprio site você pode fazer essa pesquisa e eles te direcionam para o balcão mais próximo da sua residência”. Completa Ivan Camurça, que além de coordenador do empreendedorismo de Maracanaú é agente do Sebrae no município.

Os proprietários da My Best Hamburgueria, realizaram todo o processo para a formalização do negócio. Foram ao Sebrae buscar orientação, ao Centro de Empreendedorismo do Maracanaú e a donos de estabelecimentos que já haviam feito todo o processo de Formalização.

“A gente era leigo, nessa questão de abrir uma empresa então procuramos todos os tipos de orientação para facilitar a abertura da My Best. Muitas vezes é demorado, mas valeu a pena, porque hoje temos tudo legalizado e assim não há problemas com as fiscalizações.” completa Nilcilene

A My Best Hambugueria pode ser encontrada na Rua São Sebastião, Nº 427c. A Escape Burguer pode ser encontrada na Rua Luzanira Fermon, 204. As duas hamburguerias funcionam todos os dias da semana, até mesmo na segunda onde grande parte de estabelecimentos do tipo está fechado.

--

--