Esporte para todos

EslyeFernandes
Feed Universitario
Published in
3 min readOct 8, 2019
Foto: Luiz Gustavo

O esporte vai muito além da prática de um exercício físico ou de participar de competições. Em muitos dos casos ele é responsável por dar um sentido diferente a vida, seja na área física ou mental. E esse impacto acontece em todos os tipos de práticas de esportes. A boa notícia é que podemos ver a inclusão cada vez mais presente no meio desportivo, evidenciando ainda mais a importância de se praticar algum esporte. A confirmação dessa união é a grande adesão por meio de deficientes nos mais variados tipos de esportes, um exemplo recente desse crescimento é o sucesso do Para pan-americano 2019. Essa propagação de que é possível qualquer um praticar uma atividade, tem proporcionado diversas soluções.

Rafael Saraiva, 35, entrou em depressão após perder a perna em um acidente de moto, mas encontrou no surf adaptado um incentivo para viver. Antes tentou natação paraolímpica e atletismo, mas desistiu por falta de recursos. “Eu participava das competições e quando chegava a época de competir fora era o maior sacrifício do mundo, porque o governo não dava bolsa nem ajudava em nada. E então, na penúltima vez que foi preciso representar o estado no Pernambuco, fomos obrigados a alugar um ônibus e saiu muito caro isso, o governo não deu nenhum incentivo e o ônibus que conseguimos alugar foi quebrando na ida e na volta, eu desgostei e não fui mais para a natação e para o atletismo. ”

Recomeço

Após essas desilusões nesses dois esportes, foi incentivado por um amigo a tentar voltar a surfar com uma prótese. O incentivo foi confirmado ao encontrar o projeto A maré vida, que é direcionado a pessoas com alguma deficiência e que tem como objetivo reintegrá-las a uma vida normal e ativa por meio do surf. Quando ele chegou, só tinha um cadeirante, hoje já são mais de 15 alunos com diferentes deficiências participando do projeto. Histórias como essa tem feito a diferença diariamente no meio esportivo, isso porque a inclusão no esporte tem sido cada vez mais importante para trazer força para as pessoas que tem algum tipo de deficiência e que por motivos diversos perderam a esperança ou a garra de viver.

Hoje temos vários esportes adaptados e muitos projetos direcionados para a inclusão de pessoas deficientes, fazendo a diferença na vida de quem participa. Um desses grandes projetos é ADD (Associação Desportiva para Deficientes), que está há mais de 23 anos trabalhando em prol da inclusão de crianças, jovens e adultos no esporte adaptado. No surf nacional temos a ADAPTSURF, que apesar de ter muita força no ensino do esporte para deficientes, não se limita só a isso, expandindo para a inclusão dentro da praia no geral.

Rafael é um grande exemplo de superação, através do surf ele encontrou novos sonhos e uma nova vida. “Hoje eu posso definir a minha vida como uma vida alegre, de superação. Antes do acidente eu achava que era alegre, mas eu não era de forma alguma. Procurava essa alegria quando eu saia da empresa ou quando ia para as festas, eu achava que isso era ser alegre e hoje não, hoje Deus colocou no meu coração que para você ter vontade de viver não é dessa forma. Hoje eu tenho sensibilidade pelas pessoas deficientes como eu, antes eu não tinha. É como se eu passasse a valorizar a vida de verdade. Porque eu tinha ela, mas não via esse valor imenso que ela tem hoje.”

--

--