Fashion Trips o novo método lucrativo do mercado virtual

Vinicius Alves
Feed Universitario
Published in
3 min readNov 26, 2019

As digitais influencers do momento provam que movimentar a economia nunca foi tão divertido.

Cláudia Trentin em um de seus embarque via @Instagram

O mercado dos influenciadores digitais hoje é ferramenta de marketing para diversas empresas, que buscam crescimento através de mídias sociais. Denominados como “influencers” os profissionais das redes-sociais comprovam que nem tudo é só status, e usam sua imagem, como uma ótima ferramenta para ganhar dinheiro.

Atualmente os digitais influencers e também blogueiras, tem criado novas técnicas para tornar a profissão mais rentável. Essa nova ferramenta é conhecida como “Fashion Trip”, traduzida para o português, significa, viagem fashion, onde grupos de influenciadores, em sua grande maioria mulheres, buscam roteiros nacionais e internacionais para divulgar marcas por todo o Brasil.

As Fashion Trips viabilizam o posicionamento de marcas em cenários internacionais através de editoriais e campanhas com custos otimizados.

Compostas por uma equipe que vai muito além do que se pensa. Podendo essas viagens ser realizadas em duplas, grupos e até mesmo por um influenciador só. A equipe da modelo Plus Size, Ana Claudia Trentin falou um pouco como funciona todo o processo.

Segundo Bruna Capistrano, fotógrafa experiente em fashion trips voltada a conteúdos de moda, tudo começa com um planejamento. “Por meio de várias reuniões a equipe determina desde os dias que acontecerão as viagens até quais serão os acessórios e looks usados”, conta ela. Após o planejamento dos itens de moda, Bruna conta que a equipe responsável pelo trabalho cria um “moodboard”, material utilizado para reunir informações e determinar o tema, as cores, locais, e referências das fotos.

Já a modelo Claudia Trentin, conta de que forma acredita que seu trabalho contribui para o crescimento das marcas, “Acredito que as pessoas que acompanham as minhas viagens além de sentirem mais próximas a mim, também desejam viver aquilo assim como eu. E interligando isso a marca que estou levando, as seguidoras sentem o desejo de vestir a peça que estou usando. Para a marca também é interessante pois fotografamos as peças em lugares diferentes, e isso dá visibilidade para que as pessoas vejam que as suas peças estão por todo o Brasil”, concluiu.

Em meio a tantos processos o gerenciamento nem sempre é fácil como parece, explica a fotógrafa Bruna:

“Uma viagem assim tem muitas problemáticas. É complicado viajar para lugares que nunca fomos, e querendo ou não a equipe viaja reduzida. A gente tem a figura principal que é a modelo e a pessoa responsável pelas fotos. Mas quem vai fazer a maquiagem e o cabelo? Assistência de luz para as fotos por exemplo também é difícil, afinal não conseguimos viajar com tudo. Acordamos muito cedo durante a viagem e dormimos muito tarde editando inúmeras fotos para serem postadas. ”, revela.

A produtora de moda que acompanha a equipe em suas viagens é Mariana Maciel. Ela fala um pouco mais do foco que as viagens trazem hoje para a economia dessas empresas:

“Hoje nós temos um mercado muito saturado! Muitas pessoas trabalham com isso, e o nosso foco como equipe é buscar algo que seja fora do comum. Assim, através das nossas ideias e dos nossos materiais diferentes as marcas que trabalham conosco podem se beneficiar daquilo que fizemos. ”, conclui ela.

Ana Cláudia Trentin em “fashion trip” realizada em Icaraizinho de Amontada

Quando perguntadas sobre as cobranças que as empresas fazem em relação ao trabalho, elas respondem,

“A maior cobrança é a atenção quanto a produção! Eles se preocupam muito com a forma na qual definimos a composição do look. Tudo tem que estar dentro dos padrões da marca. ”, revela. Vale lembrar também que a roupa usada para fotografar precisa estar bem passada e alinhada ao corpo. “As marcas normalmente são bem detalhistas. ”

A modelo e maior referência Plus Size no segmento das Fashion Trips do Ceará, Ana Cláudia Trentin, finaliza,

“São muitas cobranças, por isso diferente de outras profissionais eu prefiro viajar sempre com a minha equipe. Um trabalho de qualidade eleva ambas as partes, e considero isso de extrema importância. ”, conclui.

Para conhecer o trabalho e acompanhar as viagens da modelo:

Instagram: @_anatrentin_

--

--