Os impactos na economia de Pindoretama, após o roubo do banco da cidade

Elisson Silva
Feed Universitario
Published in
4 min readOct 1, 2019

Os moradores da cidade de Pindoretama afirmam que a falta de agências bancárias prejudica a economia do munícipio, e cobram do prefeito medidas para reabertura do local.

(Imagem da agência bancária de Pindoretama)

Na sociedade que vivemos as instituições financeiras têm um papel muito importante no cotidiano da vida dos brasileiros. Desde do contexto histórico da origem, na idade média, pois começaram a sentir a necessidade de criação de agências pelo o Brasil. Essas instituições, tinha apenas o serviço de emitir dinheiro de papel e, emprestar dinheiro para mercadores e reais.

Na pequena cidade de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza. Não seria diferente os serviços da agência bancária do local. Mas, em meados de 2017, um grupo de bandidos invadiram e vandalizaram as portas da instituição, desde então, o banco não funciona prejudicando assim, a economia, moradores e comerciante do município, pois a agência era a única da cidade a ter atendimento no inferior do local.

Após o ocorrido os moradores da cidade tem que se dirigir até a cidade vizinha, Cascavel. Para ter acesso a serviços da instituição. Diante disso a economia da cidade de Pindoretama fique prejudicada. Diante disso a prefeitura da cidade tenta a qualquer custo, reabrir a agência. O prefeito da cidade Valdemar Araújo, PT. O prefeito reúne com várias personalidades da cidade e fora dele, em prol da reabertura do banco.

Na contemporaneidade os serviços de utilidade dos bancos são de: transferência de dinheiro, pagamentos, e créditos ao consumidor e muito mais. Engana-se quem acha que os bancos são apenas para esse tipo de serviços. As instituições financeiras têm um papel fundamental na economia das pequenas e grandes metrópoles brasileiras, portanto são responsáveis para financiar as operações oferecendo crédito para todos os tipos de comerciantes.

Com o crescimento acelerado da população e a taxa de desemprego alto e a falta de segurança fazem com que essas instituições de um modo fiquem vulnerável a todos os tipos de roubos. As pequenas cidades ultimamente têm sido vítimas desse tipo de crime. Segundo dados da CVP (Crimes violentos contra a patrimônio públicos). Os roubos a banco esse ano, 2019, apresentou uma redução satisfatório de 46,6% comparados a dados do ano passado.

Conversamos com alguns comerciantes da cidade e eles afirmaram que após o roubo a cidade teve uma redução de 40% na economia.

Francisco Pereira, 51, tem um comércio no local desde de 2005. Ele relata que após o fechamento da instituição o local sofreu uma redução drástica de 40% na economia. Mas, nos últimos meses a cidade deu uma melhorada significativa, pois o município conseguiu juntamente com os comerciantes duas caixas 24 horas distribuídas em dois locais, sendo uma no mercadinho Chico Pereira, sendo o dono o próprio Francisco. E acrescentou “com o fechamento dessa instituição a cidade perde e os moradores também. Por isso os cidadãos daqui se dirija até cidade vizinha e lá consuma todo seu dinheiro, fazendo assim, que o lucro circule na cidade escolhida pelos os moradores da cidade”. Francisco, me confidenciou que conversou com o gerente da cidade e ele afirmou que em breve a agência voltará a funcionar, porém não disse a data exata.

Francisca Girlane da Silva, 24, tem um pequeno comércio no distrito de Sítio Minhocas, que fica a 7 km do centro da cidade, Pindoretama. Ela tem esse comércio desde de 2016 e fala que não sofreu muito com os impactos na economia, mas fala que os bancos são fundamentais para o desenvolvimento da economia da cidade.

Conversamos com uma moradora do local e ela afirmou também que a falta de um banco impacta na economia do local. Francisca Célia dos Santos Silva, 50, disse que sente na pele ou melhor no bolso a falta de um banco, pois ela tem que ir para cidade de Cascavel para ter acesso alguns serviços da agência. Perguntada sobre as medidas do prefeito sobre a reabertura da agência, ela afirma que não ver nenhuma medida tomada pelo prefeito. Mas torce muito pela a reabertura da agência, pois só assim o município venha a ter uma melhorada na economia da cidade.

A nossa equipe de reportagem tentou conversar com o prefeito, Valdemar Araújo, PT, e o vice-prefeito Tadeu Fernandes, PV, sobre as medidas tomadas sobre a reabertura do banco, e a previsão de abertura da agência. Mas, não obtive sucesso.

Durante toda a pesquisas e entrevista com os comerciantes e moradores pude observar que de fato, a cidade perde muito na economia com a falta dessas instituições financeiras.

--

--