8 ferramentas de produtividade para melhorar o seu podcast
Provavelmente você já usa muitos programas para produzir os episódios do seu podcast.
Se contarmos o Skype/Hangouts, Audacity (ou outra DAW) e o Soundcloud, já são 3 deles.
Mas mesmo assim ainda há muito o que fazer desde ter a ideia de um episódio até colocá-lo no ar. Separei algumas ferramentas de produtividade que vão te ajudar a ganhar mais ouvintes e espalhar o seu podcast para o mundo.
Check it out.
1. Trello
O Trello é um app que cria post its digitais dentro de Quadros. Você pode organizar o seu processo de produção dos episódios, delegar tarefas e até anexar arquivos.
Ele é excelente para processualizar a criação de novos ep’s. Ele tem várias integrações e é super intuitivo de usar. Dá pra anexar arquivos, convidar integrantes da sua equipe e acessar de qualquer dispositivo.
Nesse post eu falo mais sobre como usar o Trello pra organizar a produção do seu podcast.
2. Calendly
O Calendly salva vidas.
Ele é um app de agendamento super simples que permite que seus convidados escolham o dia e horário que se adequa melhor às suas agendas. Assim, você elimina o vai e vem de emails para escolher o melhor horário.
A conta grátis dá direito a uma página de agendamento (o que é mais que suficiente) e você pode personalizar a disponibilidade, emails de lembrete e muito mais. Você pode até pedir pagamentos adiantados para confirmar um agendamento.
Uma mão na roda!
3. Asana
O Asana funciona como uma lista de tarefas. Bem similar ao Lembretes do Mac.
Você pode listar as tarefas que precisam ser feitas, colocar datas de entrega e delegar tarefas. Ele é similar ao Trello em alguns pontos, mas para mim é uma ferramenta de lista e tarefas rápidas. O Trello é mais um organizador de projetos.
4. Buffer
Promover os seus episódios é extremamente importante, mas compartilhar manualmente o link para o último ep no Twitter 15 vezes é simplesmente doloroso.
O Buffer é uma ferramenta completa de agendamento e automação de redes sociais. Dentro dele você consegue conectar todos os seus canais e agendar as publicações.
Super fácil e tem uma opção gratuita que já vai resolver os seus problemas.
5. Google Docs
O Google Docs é excelente para integrar os seus arquivos em diversos dispositivos.
Apesar de preferir outros editores de texto para escrever os meus posts, o Docs ainda é a melhor opção para integrar todos os seus materiais. Dá para criar planilhas, textos e chamadas por lá, além de anexar arquivos, e acessar tudo isso a qualquer hora.
6. Evernote
O Evernote é a minha ferramenta do dia a dia para impedir que eu esqueça praticamente tudo.
Ele é similar ao Keynote e permite que você crie notas e cadernos para organizar suas anotações. Obviamente, ele faz muito mais que isso.
Você pode salvar fotos, escanear arquivos, copiar e colar links, textos e muito mais. Ah, é possível até ditar o que você quer que ele armazene! Pensou em uma ideia de episódio? É só falar. Achou um link legal? Salve lá!
7. Pocket
Já deixou de ler um post ou artigo interessante por que não lembra onde salvou? O Pocket é a sua solução.
Com ele você pode salvar qualquer link na web para ler depois, e ainda compartilhar com outras pessoas por email ou redes sociais.
É similar a uma função do Evernote, mas eu prefiro manter minhas leituras e anotações separadas para não perder algo no caminho.
8. Dropbox
O Dropbox é líder em armazenamento e troca de arquivos. Sim, o Google Drive pode fazer a mesma coisa (e tem a vantagem de já estar integrado ao Docs) mas nem todo mundo utiliza o Docs para seus arquivos de texto, que é o meu caso.
O Dropbox também facilita bastante o acesso a arquivos por outras pessoas, o que é excelente para que seus convidados possam ouvir a versão final do episódio, ou o seu editor baixe os arquivos de gravação.
Notas finais
Você não precisa utilizar todas essas ferramentas — inclusive eu recomendo fortemente que você não faça isso — mas algumas delas podem ser bastante úteis para melhorar o seu dia a dia.
Como não somos podcasters 24 hr por dia e 7 dias por semana, otimizar o tempo que tempos para produzir episódios parece ser a coisa inteligente a se fazer.
Como você se mantêm produtivo para criar os episódios do seu podcast? Compartilhe com a gente nos comentários!

