Sitemap
Feedgurus

Comunidade com conteúdos sobre podcast.

Podcast como instrumento de marketing para o agronegócio

4 min readOct 4, 2018

--

Press enter or click to view image in full size

Como já escrevi outras vezes, o podcast é uma ferramenta incrível para quem gosta de adquirir conhecimento e se manter informado. Principalmente por causa disso, a partir de julho de 2017 eu deixei de ser apenas um consumidor, para ser um produtor de podcasts, o que mudou um pouco a minha visão sobre o negócio… Suponho que esta situação seja bem parecida com abrir uma empresa, você só saberá se fizer.

Quando iniciei esta jornada, eu já imaginava que seria difícil fazer as pessoas aderirem à mídia, até porque tudo que é novo gera uma certa resistência. No entanto, em poucos meses alcancei uma boa audiência (que é medida em downloads), e sabendo disso foquei minhas ações não somente em divulgar o meu podcast, mas também para me tornar um “catequizador” desta mídia no agronegócio.

Press enter or click to view image in full size

Mesmo não visando retorno financeiro no curto prazo com o projeto, confesso que o crescimento do Agro Resenha foi bem consistente até março deste ano, o que me deixou bastante otimista quanto ao seu alcance. No entanto, a partir de março, a quantidade de downloads estagnou, ficando num patamar de 2.600 downloads/mês, provando pra mim que aquela barra em vermelho foram downloads gerados por robôs (as vezes isso acontece), ou seja, não foram ouvintes reais.

Em um certo momento entre março e julho, questionei muito se continuaria ou não, pois é um trabalho gigantesco produzir um programa, mas decidi prosseguir e criei um programa de apadrinhamento, para que os ouvintes mais engajados pudessem contribuir financeiramente, com um valor que não prejudicasse seus bolsos. Na minha visão, o programa está sendo um sucesso e já temos 23 padrinhos que ajudam mensalmente o Agro Resenha e se você quiser apoiar, você o pode fazer clicando aqui.

Press enter or click to view image in full size

Acontece que depois que decidi continuar com o projeto, por ironia do destino, várias coisas interessantes aconteceram na “podosfera” brasileira e mundial… Coisas que podem elevar a mídia para outro patamar. A primeira grande notícia mundial foi o lançamento do “Google Podcasts”, um aplicativo especializado que virá embutido em qualquer smartphone Android, tal como acontece com o aplicativo “Podcasts” da Apple. Pra quem não sabe, o market share do sistema operacional Android no mundo é de 76,6%, enquanto o iOS é de 20,7%.

Outro ponto relevante foi o ressurgimento da ABPod, a Associação Brasileira de Podcasters agora encabeçada pelos fenomenais Luciano Pires (Café Brasil) e Léo Lopes (Rádiofobia), trazendo a PodPesquisa 2018, que pela primeira vez teve o apoio da Rádio CBN e levantou não somente o perfil do ouvinte de podcasts, como também o perfil dos produtores de podcast. Os resultados serão divulgados agora em outubro e podem representar um olhar diferente do mercado brasileiro em relação à mídia.

E por fim, não é novidade nenhuma que o Spotify tem uma série podcasts em seu portfólio, além do gigantesco acervo de músicas. No entanto, de forma inédita, a empresa lançou uma campanha enorme no Brasil em setembro, com os três principais podcasts do país, que são: Nerdcast, Mamilos e Papo Torto, e com isso estão divulgando ao público em geral que existe um negócio chamado podcast e que é possível escutar na plataforma deles… Não é incrível?? E se você já usa o Spotify, clique aqui e siga o Agro Resenha lá também.

Press enter or click to view image in full size

É inegável que o podcast é uma mídia de nicho, e na minha humilde opinião continuará sendo, mas o futuro parece reservar coisas boas para quem está produzindo. Nos Estados Unidos, que tem um mercado bem mais maduro que o Brasil, foi feita uma pesquisa pela Interactive Advertising Bureau (IAB) mostrando que o total gasto em 2017 com publicidade em podcasts foi de US$ 314 milhões. Nada mal para uma mídia que surgiu em 2004, não acha?

Podcasts voltados ao agronegócio são pouquíssimos, mas boas iniciativas estão começando a surgir e devem continuar surgindo, pois o podcast traz uma coisa extremamente diferente e relevante, que é o contato e o envolvimento direto com o ouvinte.

E você, empresário ou profissional de marketing de grandes multinacionais, já pensou como seria apoiar um podcast de nicho e conversar diretamente com o seu cliente?

*Paulo Moraes Ozaki é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP e Gestor Técnico do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Além disso é fundador do primeiro Podcast do agronegócio brasileiro, o Agro Resenha Podcast.

--

--

No responses yet