Domingo é dia de feira em Nilópolis

Pedro Henrique Oliveira
FEIRAS CARIOCAS
Published in
2 min readOct 20, 2016

Nilópolis é uma cidade pequena. Localiza na Baixada Fluminense, é um dos menores municípios do Brasil, mas ainda assim, é bastante populosa. Das quatro feiras que existem aqui, a principal delas é a da Estrada Mirandela. Todos os domingos a principal rua da cidade é preenchida em quase toda sua extensão por barracas e pessoas, muitas pessoas.

É normal em todas as feiras a venda de frutas e verduras, pastéis e tapiocas. Mas na Mirandela tem de tudo, é um grande mercado a céu aberto. Caminhando por ela, encontramos objetos antigos e usados, que vão desde TVs a bicicletas e ouvimos os últimos lançamentos da música nacional e internacional nas barracas que comercializam CDs e DVDs piratas. Chama muito a atenção a variedade de produtos. Se você precisa de um carregador ou trocar a proteção do celular, por exemplo, você encontra lá.

As feiras mudaram em grande parte do Brasil, principalmente nas regiões metropolitanas. Se adaptaram às necessidades dos fregueses, que já não querem mais só comprar as verduras, mas procuram todos os tipos de produtos com preços mais em conta. Mas jamais perderam sua essência.

Uma feira completa precisa de gente. E gente é o que não falta em Nilópolis. Gente que acorda muito cedo há anos para montar sua barraca toda semana ou que também levanta cedo para comprar tudo para o almoço do domingo. São as pessoas que fazem a feira, os personagens engraçados e os bordões, as comadres e compadres que se encontram e colocam a conversa em dia.

Não importa a cidade, as feiras fazem parte da cultura popular. É um lugar que com o tempo se transformou, mas nunca mudou a sua verdadeira essência. A feira de Nilópolis, ao longo dos seus muitos metros, é um lugar para comprar com bom preço e encontrar boas histórias.

Este texto é um trabalho acadêmico.

--

--