Feira de Realengo. (Nathália Mendes)

Feira nostálgica de Realengo

Nathália Mendes Ribeiro
FEIRAS CARIOCAS
Published in
2 min readOct 6, 2016

--

Fui a feira do Realengo no domingo, dia dois de outubro de dois mil e dezesseis, na cidade do Rio de Janeiro.
O bairro, localizado na Zona Oeste do Rio, foi o meu quintal de casa durante nove anos da minha vida e pude vivenciar a feira todos os domingos com os meus avós. O motivo da escolha me traz lembranças boas e parece que ao entrar voltei no tempo — dá sensação de ser criança novamente e recordar de quem nem está mais vivo para o presente.Sentir a energia de ser criança e trazer quem nem está mais vivo para o presente.
A melhor parte foi sentir que essas pessoas que trabalham lá são humildes e fizeram de tudo para me ajudar no que precisava, inclusive o moço que entrevistei foi super disposto e atencioso, com certeza, por esse motivo, mantém-se tantos anos no mesmo lugar.
E o que mais me fez sentir há 10 anos atrás, foi levar meu irmão de nove anos que nunca tinha ido a feira o deixou surpreso por ter uma ideia totalmente oposta do que realmente é uma feira livre. Onde vende-se de tudo um pouco; coisas que ninguém imagina tem lá. Fiquei feliz de poder explicá-lo que a referência não são as frutas, legumes e verduras.

Resolvi procurar o significado de “feira” é encontrei “reunião de vendedores e compradores em determinado local e hora, com a finalidade de comércio”.
Analisar o significado e comparar com o que estava aos meus olhos foi magnífico. Porque realmente a feira é a junção de pessoas que querem vender e outros que querem comprar originando o comércio que entendemos. A troca de algo, que normalmente da moeda local por algo que é do interesse da pessoa. Além disso, pude observar como citado acima que os vendedores são diferentes. Ao meu ver estão ali, não só pela troca e o lucro e sim, por gostarem da atividade.

O sorriso estampado no rosto, o carisma com a clientela, o gosto pelo que fazem. Não vi caras emburradas e impaciência, vi gritaria, bastante até, cantoria e parceria entre clientes e vendedores. Não é em vão quando alguém está gritando falam “você está na feira?”.

Para mim, a sensação foi muito positiva. Sai com vontade de ficar, satisfeita e feliz mesmo pela milésima vez, foi uma experiência incrível que prometi voltar mais vezes. Além do pastel com caldo de cana no final que não tem melhor, né?

Espero poder viver mais vezes esses momentos.

--

--