Rua da Feira

A rua da feira, também conhecida como rua Salvador Pires, faz sucesso todas as quartas- feiras, no Cachambi.

Julia Andrade
FEIRAS CARIOCAS
2 min readOct 7, 2016

--

Barraca do Gilson (Foto: Julia Andrade)

Na antiguidade as feiras tinham o objetivo de promover trocas de mercadorias entre as pessoas de diferentes lugares e com diferentes itens. Com a queda do feudalismo e o surgimento do capitalismo, esse modo de comércio ganhou força e importância econômica.

As feiras livres, além dos aspectos culturais de sua tradição, com suas inúmeras características exclusivas, tem fundamental importância, já que estão localizadas em diversos bairros dos municípios, sejam eles de baixa renda ou não, ressaltando-se a importância econômica da feira.

A feira da Rua Salvador Pires, no Cachambi, acontece todas as quartas- feiras. A partir das 5 horas os feirantes já estão arrumando suas barracas e ficam até as 14 horas.

A comercialização de produtos hortifrutigranjeiros é o destaque dessa feira. Que é complementada com doces, lanches (pastéis e salgados),peixaria, sementes e temperos.

As pessoas circulam, pechincham, ou simplesmente procuram suas barracas de confiança e que tenham os melhores preços.

Seu João, morador do Cachambi a mais de 20 anos, está todas as quartas — feiras, marcando presença, fazendo suas compras e comendo seu pastel de carne com caldo de cana.

“ Toda quarta- feira, cedinho eu estou aqui comprando frutas e legumes da barraca do Gilson, que já me conhece e faz uns descontos…, assim eu tenho uma alimentação mais saudável e sem doer tanto no meu bolso.”

A forma como os feirantes atendem os frequentadores da feira é o diferencial para obter resultados financeiros e trazer sempre clientes fiéis. O bom humor, as músicas, o próprio carisma do vendedor, degustação de frutas é o que faz que a feira esteja sempre cheia.

Nas quartas, alunos das escolas das redondezas, se encontram na feira para comer pastel com caldo e colocar o papo em dia.

“Saímos direto da aula e nos encontramos aqui, comemos e depois vamos para nossas casas.”

Mesmo tendo sido criadas na antiguidade, as feiras ainda fazem sucesso nos bairros. Donas de casa, crianças, idosos, estão sempre circulando na “rua da feira”.

--

--