O que atrai bons devs não é o salário. Acredite nisso!

Fellipe Couto
rhtech-pratico
Published in
5 min readApr 1, 2020

Ao contrário do que muitas empresas pensam, o salário fica em terceiro plano quando um dev pensa em mudar de emprego ou escolher a empresa A ou B. Em uma pesquisa que fizemos aqui na Vulpi com milhares de desenvolvedores de níveis de senioridade, tecnologia e localidade diferente, percebemos que o fator que atrair os profissionais da área é: um bom Plano de Carreira! Isso mesmo, plano de carreira. Os profissionais da área de software querem saber onde estão, onde podemos chegar e quais os próximos passos de sua carreira.

Em segundo lugar, essas pessoas alegaram que os desafios tecnológicos que a empresa apresente é algo importante para a tomada de decisão. Claro que um salário compatível com a função e o mercado é algo de extrema importância, mas somente ele, não fará um dev escolher sua empresa, alias, até vai impulsionar, mas a tendência é que ele opte em um futuro próximo por outra empresa.

A Dani Ribeiro, falou sobre como estruturar um plano de carreira focada em profissionais de área de TI, dá uma conferida no vídeo que ela gravou para você entender melhor como funciona:

Vamos falar sobre o mercado

Quando falamos sobre desafios tecnológicos, precisamos levar em consideração o quão grande é o problema que sua empresa soluciona além de como ela soluciona ele. Os devs disseram que gostam de resolver problemas complexos e adoram ter a liberdade de testar e trabalhar com novas tecnologias. O principal fator que afasta eles de uma empresa ou oportunidade de emprego é certamente a defasagem tecnológica, linguagens e frameworks ultrapassados e pouca liberdade para mudanças.

O Stack Overflow fez uma pesquisa online com mais de 90 mil, essa pesquisa teve uma duração de aproximadamente 20 minutos, onde o principal objetivo era entender mais sobre o perfil profissional e comportamental desses profissionais.

Segundo o Stack OverFlow, 51,9% dos devs se intitulam como Full-Stack Developers e apenas 21,3% como Mobile Developers. 63,7% dos devs contribuíram pelo menos uma vez em projetos open source no último ano e o dado que achei mais legal, mais de 80% dos devs consideram a programação como um hobby.

(Deseja saber mais sobre esses termos, separei um curso gratuito para você, clique aqui).

Quando eles perguntaram sobre o tempo de experiência destes profissionais, 41,0% respondeu que entraram na área a menos de 5 anos atrás. E, uma coisa bem legal é quanto tempo estes profissionais demoraram para chegar aos seus cargos atuais:

Para se tornarem um VP de alguma empresa, eles disseram que demoraram em média 15 anos, já para se tornarem um gerente do setor, demoraram em média 12 anos. Segue outros números legais:

  • DBA (Data Base Administrator) — média de 10 anos;
  • DevOps — média de 10 anos;
  • Cientista de Dados — média de 9 anos;
  • Full-Stack — média 8 anos;
  • Machine Learning Specialist — média 7 anos;

Confesso que esse dado me surpreendeu, 66,7% disse que escreveu sua primeira linha de código entre 12 a 19 anos de idade. Outro dado bem legal, é que 72,2% dos profissionais disseram ter cursado ensino superior em alguma área, seja do segmento de tecnologia ou não. Os cursos mais mencionados são: Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica e Mecânica.

O gráfico abaixo apresenta a distribuição de profissionais por cargo, gênero e número. Quanto a bolinha vermelha estiver para direita, mais profissionais existem para aquele cargo, quanto mais a bolinha estiver para cima, maior a diferente entre homens e mulheres para aquele cargo. Confere aí:

Distribuição de profissionais por cargo e gênero.
Distribuição de profissionais por cargo e gênero

Infelizmente na área de TI existem poucas mulheres, o número vêm crescendo muito nos últimos anos, mas ainda sim é bem tímido. Tem um projeto sobre o tema que corre pelo mundo que eu AMO DE CORAÇÃO, o Womem Techmarkers, vale muito a pena conferir!

Você faz ideia quais as linguagens de programação mais utilizada por esses profissionais? Da uma olhadinha aí embaixo.

linguagens de programação mais utilizada pelos devs
linguagens de programação mais utilizada pelos devs

O que podemos aprender com essas informações acima?

  • A área de software é muito peculiar e merece um processo de contratação e retenção completamente diferente de outras áreas do mercado;
  • Os profissionais são mais generalistas (mais de metade se considera Full-Stack) e gostam de aprender e desenvolver várias habilidades ao longo de sua carreira;
  • Não podemos nos apegar a uma linguagem específica e sim na habilidade desses profissionais de absorver nas tecnologias de forma rápida e sistemática;
  • Será que existem profissionais júniores para alguns cargos de especialista como Full-Stack, DBA, DevOps e Cientista de dados?
  • Precisamos ser mais flexíveis em relação as exigências tecnologias que solicitamos em nossas vagas, pois nem sempre um bom dev é um dev que sabe aquele linguagem que precisamos.

A Dani Ribeiro, também fez um vídeo onde ela explica um pouco mais sobre as peculiaridades do mercado de TI e como tornamos nossos colaboradores mais felizes. Aperta o play aí…

Sugestão sobre contratação de devs

Sugiro que faça o CURSO RHTECH 100% GRATUITO, que separei especialmente para vocês que estão lendo este texto. 💜

Liberarmos nosso curso que custa R$1.997,90 totalmente de graça por tempo limitado, para você profissional de RH ou de outra área que em seu dia a dia têm dificuldades em contratar devs.

Você vai aprender com especialistas que já fizeram mais de 400 vagas de profissionais de TI.

Entre os temas abordados no curso liberado 100% GRÁTIS, estão conceitos básicos de tecnologia, organização de processos, divulgação de vagas, captação ativa de candidatos, entrevistas e feedbacks.

Para acessar o curso é só clicar aqui e fazer login se você já tiver uma conta. Se não tiver, é só clicar em “cadastre-se gratuitamente” e seguir os passos.

Muito obrigado por chegar até aqui e espero ter ajudado você!

Não esqueça de deixar seu like, salve este story, compartilhar este post com amigos e amigas, e se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema deixa aqui nos comentários.

Estou 100% à sua disposição para o que precisar!

Me adiciona lá no LinkedIn para batermos um papo: https://www.linkedin.com/in/fellipecouto/

--

--