Manifesto: Feminismo Financeiro

O movimento pela ocupação das mulheres no mercado financeiro, como investidoras e como profissionais.

Feminismo Financeiro
2 min readFeb 15, 2020

--

Conquistamos o direito ao ensino superior em 1879, o direito ao voto em 1932, o direito a trabalhar sem autorização do marido em 1943, o direito a portar um CPF e conta bancária separada do marido em 1962 e o direito de nos divorciar em 1977.

Não é de se estranhar que ainda tenhamos pouca experiência histórica com o dinheiro. Não falamos muito sobre ele, frequentemente terceirizamos sua gestão e somos bombardeadas por estereótipos negativos, quem nunca ouviu piadinhas sobre como gastamos dinheiro?

As consequências desse histórico recente são visíveis: Nós, mulheres, somos hoje cerca de 22% dos investidores na B3, maior bolsa do Brasil, 29% dos investidores no Tesouro Direto, 35% dos funcionários de bancos de investimento, 10% dos profissionais certificados pelo CFA, 23% dos profissionais certificados pelo CFP.

Entre os maiores entraves sociais para mulheres nas finanças estão os fatos de não nos vermos nos espaços, não sentirmos confiança para investir por nós mesmas ou para buscar uma carreira na área.

Por outros lado, estudos já mostraram que a maior participação das mulheres no mercado de trabalho pode elevar o PIB brasileiro em 3,3%, e a maior independência financeira das mulheres pode ajudar 99% das mulheres em situação de violência doméstica.

Nós acreditamos que é possível acelerar a mudança por meio de uma rede de iniciativas que surge para incentivar as mulheres brasileiras a se aproximar das finanças.

O Feminismo Financeiro nasce para unir mulheres e organizações em torno das finanças, para incentivá-las a investir, a trabalhar no setor, a se conectar com outras mulheres e gerar alianças, ensinando umas às outras o valor do progresso feminino para toda sociedade.

Reunimos pessoas e organizações que apoiam a equidade de gênero nas finanças, que sabem da importância que a independência financeira tem para emancipação feminina e acreditam que podem fazer parte da mudança hoje!

E você, vem conosco?

Nossa missão

Criar visibilidade, conexão, educação para independência e acolhimento às mulheres que desejam se aproximar ou que já estejam no mercado financeiro, tanto como investidoras quanto como profissionais do setor.

Nossos Valores

  • Equidade de gênero
  • Equidade de oportunidades
  • Autonomia feminina
  • Liberdade financeira
  • Colaboração entre mulheres
  • Diversidade no sentido amplo: racial, regional, de classe econômica, de sexualidade, de deficiência e geracional
  • Reconhecimento e valorização da contribuição das mulheres

— — –

Fontes:

Dados da B3 de janeiro de 2019

Dados do Brasil de março de 2018

Dados globais de fevereiro de 2015

Dados do Brasil de fevereiro de 2016

Dados dos Estados Unidos de 2018

Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

A study by the Centers for Financial Security found that 99 percent of domestic violence cases also involved financial abuse

--

--