Todos nós temos algo a ensinar

Fernanda Formicola
Fernanda Formicola
Published in
3 min readMay 16, 2020

Em meio à todos os acontecimentos desses últimos meses, muitas empresas e pessoas têm criado iniciativas incríveis, voltadas desde à sociedade até desenvolvimento pessoal, e tantas outras áreas. E isso tudo tem me inspirado a criar alguma coisa também. Mas o que? Foi muito difícil pensar como eu (com meus poucos anos de vida e uma bagagem profissional não muito grande) poderia ajudar. E aí eu lembrei do que eu aprendi com a Me Poupe!: todo mundo tem alguma coisa para ensinar, é só você pensar no que você é boa.

Algumas possibilidades começaram a surgir na minha cabeça, mas nada parecia muito certo. Até que eu comecei a ligar alguns pontos:

  • por ter trabalhado com startups, eu tenho bastante conhecimento sobre metodologias ágeis, que nos ajudam a colocar as ideias em prática rápido, testando, errando, aprendendo e melhorando, até chegar em um produto minimamente viável
  • fiz alguns cursos de gerenciamento de produto, que me deram uma visão muito ampla de como construir um produto, de quais são as perguntas que ele deve responder, como encontrar o público ideal, como fazer pesquisa de mercado, enfim…
  • quando eu me deparo com algo grande que precisa ser feito (e parece impossível), eu gosto de quebrar em pedacinhos, construindo um roadmap com checklists e pré requisitos para cumprir cada parte, e isso me ajuda a ter uma visão muito mais real e possível do que precisa ser feito

Ao mesmo tempo que eu pensava sobre isso, minha mãe também estava construindo um negócio e eu fui ajudar, e foi aí que eu percebi que eu realmente podia ajudar. Fiz algumas perguntas básicas do tipo “o que você de fato vai vender?”, “o que já existe disso no mercado?”, “o que vai fazer alguém comprar o seu produto e não do seu concorrente?”, “qual é a menor entrega que você pode fazer para validar se faz sentido?” e, em uma tarde, o negócio dela ganhou forma (dêem uma olhada em @fiorearquitetura pra ver como tá ficando ❤️). E aí que minha irmã me falou: “Fê, porque você não ajuda as pessoas a construir o produto delas?”. E não é que fez muito sentido?

Então, com um certo frio na barriga mas muito animada, estou aqui para dizer que estou oficialmente lançando um plano de mentoria para transformar sua ideia em um negócio real. O objetivo é ajudar pessoas que tem várias ideias legais mas não sabem por onde começar, através de algumas metodologias e ferramentas que eu uso e que me ajudam muito (Scrum, Design Thinking, Canvas, Crazy 8s, Golden Circle, Kanban, JTBD…), a darem os primeiros passos para construir o produto/serviço delas.

O escopo tá detalhado aqui nas imagens, e eu estou usando a plataforma do SOS Me Poupe! para divulgar, vocês podem conferir entrando aqui.

Eu espero que possa ajudar alguém e que muita gente descubra seus potenciais! Se você achou legal ou conhece alguém que possa precisar, me ajuda a compartilhar?!

Muito obrigada!

--

--