Fernanda Formicola
Fernanda Formicola
Published in
3 min readApr 2, 2020

--

Um pedido aos que lideram

(Se você se identificar com esse texto, me ajude a fazer chegar na maior quantidade de pessoas possível)

Trabalhar no C6 Bank era um sonho. E parece que me acordaram com um balde de água na cara.

O clima começou a ficar estranho quando a quarentena começou. O posicionamento do banco foi deixar o home office facultativo e, aparentemente, logo na primeira semana 80% das pessoas já estavam trabalhando nesse formato. Porém, algumas pessoas continuaram a ir para o banco, como se nada tivesse acontecendo. E isso começou a me incomodar muito.

Algumas dessas pessoas eram os 3 gestores da área de HX (a que eu trabalhava) e a pessoa do RH que era responsável pela mesma. Por princípios pessoais, esse fato estava me incomodando e, como o banco sempre pregou a “transparência”, eu me senti a vontade para mandar uma mensagem para eles, dizendo como eu estava me sentindo com isso. Dos que me responderam, as respostas foram tristes. Deixaram claro que não estavam preocupados com a situação do mundo e todo o impacto de estarem indo trabalhar, não ficando em suas casas. Afinal, suas famílias não estavam em perigo, pois estavam seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde. Até aqui, tudo bem né.. cada um com seus princípios.

Ao longo das semanas, mudanças começaram a acontecer, movimentações no time, atitudes estranhas e “carteiradas” que não eram comuns. E eu pensava “gente, se só estão os 4 lá no banco, cancelando as reuniões que tínhamos, imagina o que eles não devem estar tramando….”, mas um traço de esperança de isso ser só nóia. Dito e feito. Hoje, 9 horas da manhã, meu gestor me liga. E em apenas 4 minutos, destrói toda a confiança que foi construída nos últimos 7 meses.

  • Transparência, ética e respeito em primeiro lugar
  • Exercemos a arte de discordar
  • Escolhemos o frescobol
  • Autorcracia
  • Bom humor
  • Desafiar o status quo

Esses são os valores do C6 Bank. Que passaram bem longe nas últimas semanas. Deviam estar de quarentena, descansando.

É triste ver que a realidade não é bem do jeito que é falado na mídia, no linkedin.

Ao mesmo tempo que é um desabafo, esse texto é também um pedido a todas as pessoas que lideram ou querem liderar um dia: por favor, sejam a inspiração positiva.

Pegando emprestado as palavras Simon Sinek em “comece pelo porquê”:

“Existem líderes e existem aqueles que lideram.

Líderes ocupam uma posição de poder e influência.

Os que lideram nos inspiram.

Sejamos indivíduos ou organizações, seguimos aqueles que lideram não porque somos obrigados, mas porque queremos.

Seguimos os que lideram não por eles,

mas por nós mesmos.”

Eu ainda estou no começo da minha trajetória profissional, o que me da muita esperança. Eu espero esbarrar com pessoas que lideram ao longo da minha vida. E, um dia, ser uma delas.

A todas as pessoas que estão tendo impacto profissional com a crise, por mais ingênuo que pareça, eu espero que isso sirva para refletirmos sobre o que queremos. Sobre qual impacto queremos que nosso trabalho tenha no mundo.

Obrigada por dedicar alguns minutos da sua atenção a esse textinho. Tudo vai ficar bem.

--

--