#1 — Feminismo quebrando padrões

Gabriel Paes
Fervedouro
Published in
2 min readNov 7, 2018

O Fervedouro inicia sua trajetória no universo dos podcasts com o tema “Feminismo Quebrando padrões”. Alice Simi, aluna da PUC-SP e Carol Serra, produtora de conteúdo no canal Quebrando o Tabu, discutem como o feminismo vem quebrando a estrutura machista da sociedade na última década. A apresentação é de Gabre.

É possível perceber mudanças em nossa sociedade quando olhamos sob o ponto de vista do feminismo?

“Falar da mulher, em termos de aspiração e projeto, rebeldia e constante busca de transformação, falar de tudo o que envolva a condição feminina, não é só uma vontade de ver essa mulher reabilitada nos planos econômico, social e cultural. É mais do que isso. É assumir a postura incômoda de se indignar com o fenômeno histórico em que metade da humanidade se viu milenarmente excluída nas diferentes sociedades no decorrer dos tempos” — Amelinha Teles

Convidamos mulheres de gerações e ocupações diferentes para nos contarem o que elas pensam sobre o tema. De fato houve uma primavera progressista nos últimos anos e conseguimos percebê-la por meio dos assuntos mais falados no cotidiano.

Tabus são quebrados a todo o momento. Por isso, convidamos Carol Serra, produtora de conteúdo do canal Quebrando o Tabu para nos passar a sua visão:

“Eu acho que a gente quer se sentir bem. A gente se sentindo bem, está bem para todo mundo, para homens e mulheres. Às vezes eu quero passar um batom porque eu vou sair com um cara, vou passar, mas porque eu me acho bonita assim naquele momento e naquele dia. Não é que a gente não faz mais nada para eles, a gente faz por nós e de alguma forma isso emana.”

Carol viveu dois tempos distintos, um onde o machismo era descarado e agora, quando é combatido. Já Alice, vive a fase de transição entre um período social e outro. Ela almeja conquistas que antes não pareciam possíveis e vai além:

“Eu acho que o debate começa na escola. Se a gente não faz isso, as crianças que passam a maior parte do tempo em sala de aula vão crescer achando que machismo é normal, porque os pais delas devem reproduzir isso em casa de alguma forma.”

O programa, você confere aqui:

Por fim, recomendamos a entrevista de Camille Paglia, ensaísta e professora da University of the Arts em Philadelphia, para a jornalista Barbara Gancia, do programa Saia Justa:

--

--

Gabriel Paes
Fervedouro

Cultivo especial aversão ao homem-de-bem, à família tradicional e ao Brasil que deu certo.