FESC Tecnologia — Nossa história, Nossas Conquistas!

Gean Alex Pereira
Zitrus Healthtech
Published in
7 min readFeb 28, 2021

Fazemos parte da história e da evolução do sistema Unimed!

Iniciamos a nossa trajetória na década de 90, nesta época não tínhamos ideia da proporção e magnitude que as nossas ações trariam para o Sistema Unimed.

Visando melhorar a gestão da operadora, por meio de um sistema, nasceu em 1995 o SGU, um sistema especialista do sistema Unimed.

Criado inicialmente para atender a realidade da Unimed Santa Catarina e de suas prestadoras, teve sua trajetória modificada com o passar do tempo. O sistema foi criando corpo, atendendo todas as normativas da ANS, contemplando mais funcionalidades e as especificidades do sistema Unimed, o que logo chamou a atenção das demais Unimeds do Estado de Santa Catarina. Essas, por sua vez, possuíam sistemas de outros players do mercado e enfrentam inúmeros desafios e dificuldades, geralmente relacionado ao cenário do sistema Unimed e ao atendimento das normativas da ANS.

Logo a solução SGU passou a ser implantada nas principais singulares do Estado de SC, conquistando um território importante e fortalecendo todo o ecossistema desta região, o que chamou a atenção das Unimeds do Brasil (fora do estado), passamos assim a comercializar a nossa solução Brasil a fora, com isso vieram as estruturações da empresa e o crescimento!

Podemos dizer que somos pioneiros em várias iniciativas do sistema Unimed e que hoje estamos com uma estrutura toda nova e caminhando para sermos referência em tecnologia no sistema Unimed!

O SGU (Sistema de Gestão Unimed) é um software especialista para a gestão dos processos de uma operadora Unimed. — José Eduardo Santore

Nossa linha do tempo…

Conheça um pouco da nossa evolução, história e crescimento…

1995 O SGU rodava no sistema operacional MS-DOS e atendia as principais necessidades da Unimed SC e de suas Prestadoras, contemplando basicamente os processo administrativos e operacionais, pois não existia ainda a ANS e suas RN (Resolução Normativa).

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, que regula o mercado de planos privados de saúde. Criada a partir de setor específico do Ministério da Saúde, coube à ANS cumprir a Lei nº 9.656, editada em junho de 1998. A Agência nasceu pela Lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000.

2002 — Com a evolução dos sistema operacionais, tivemos o primeiro salto de tecnologia do produto, passando de MS-DOS para o sistema operacional Windows, nesta migração foram realizadas poucas mudanças de funcionalidades, pois o principal intuito era rodar no novo sistema operacional. A ANS já estava seguindo firme na sua trajetória, influenciando diretamente na evolução do SGU.

2003 — Nasce o AJIUS dentro do estado de Santa Catarina, um novo modelo de negociação (online) das contestações do intercâmbio, eliminando as faturas de contestação e re-contestação, que antes eram manuais, trazendo maior agilidade, segurança e transparência no processo.

2006P1 — A primeira versão do SGU — Gestão de Planos 1.0, atendeu a operadora UNIMED SC e suas prestadoras por um bom tempo, porém as rápidas mudanças da ANS e o movimento natural do setor de saúde influenciaram na evolução do produto, demostrando que a versão 1.0 não atendia mais estruturalmente e funcionalmente as necessidades da operadora. Diante deste cenário, um estudo prévio demostrou que para atender o novo cenário e para garantir maior longevidade do produto, seria necessário reconstruir todo o produto, já considerando as novas realidades e necessidades do mercado. Para isso, foi criado o projeto SGU 2.0, envolvendo pessoas da TI e os usuários chave das áreas de negócio, esse time trabalhou de forma conjunta e intensa até o lançamento da versão 2.0. Lançamos assim um produto todo reformulado e atendendo a jornada da operadora ponto a ponto. Um salto importante que trouxe frutos positivos nos anos seguintes. Nesta versão o produto continuava rodando na plataforma Windows no modelo cliente-servidor, utilizando banco de dados Oracle.

2006P2 — Junto com a reengenharia do SGU Gestão de Planos, nasceu o Sistema de Atendimento. Composto pelos 3 módulos:

CARD — módulo utilizados pelos consultórios, laboratórios, clínicas e hospitais, responsável pelo processo de solicitação, captura e execução de forma online. Permitindo eliminar as guias de papel e digitalizando todo o processo.

AUT—módulo utilizado pela operadora, mais especificamente pela área de auditoria administrativa e médica, que permite autorizar e auditar as solicitações realizadas, um grande salto e evolução para a época. Pois, de forma online e simples as guias eram recebidas e por meio do sistema os médicos (auditores) conseguiam auditar a guia, emitir parecer, solicitar complementos, entre outras ações, bastava apenas estar conectado na internet. O que para a época foi algo revolucionário, sendo muito bem visto por todos, principalmente pela equipe de auditoria médica.

SAPIA— um motor de regras com princípios de IA, que permite personalizar e automatizar as regras específicas da operadora, atender as diversas exigências contratuais, bem como as principais regras da ANS. Trazendo um ganho de performance e escala nesse processo, tudo é processado de forma rápida e simples, eliminando a necessidade de termos pessoas analisando cada caso, ficando somente as exceções para os auditores médicos ou administrativos, o que reduz custos e agiliza a operação como um todo.

2008 — A solução SGU passa a ser utilizado pela Unimed Criciúma, sendo o nosso primeiro cliente fora de casa (Unimed SC)

2010 —Lançamos o RDA (Rede Dinâmica de Atendimento) é um modelo de trabalho utilizado no estado de Santa Catarina, que visa trazer vantagem financeira obtida através do Pagamento Direto ao Prestador de Serviços, pela Unimed Origem, além das vantagens aos Prestadores e Beneficiários. Atualmente a RDA conta com 18 Unimeds, sendo 17 Singulares mais a Federação.

2011P1—Lançamento do SGU-RESSUS, Sistema de Ressarcimento ao SUS, sistema web que permite a importação do arquivo enviado pela ANS de maneira simples e eficiente, fazendo interface com o sistema de gestão da Operadora. Realizada toda a importação, o sistema permite a análise do processo, acatando a cobrança, impugnando, solicitando recurso ou o pagamento. O RESSUS conta também com uma integração nativa com o sistema de Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS, o Persus 2.0, trazendo maior agilidade para toda a operação.

2011P2 — O sistema SGU passa a ser utilizado pela Unimed Bauru (SP), sendo o nosso primeiro cliente fora do Estado de SC. Um passo importante para a FESC e o Cliente, por meio da nossa parceria e aproximação criada, entregamos uma solução muito mais robusta e que trouxe ganhos significativos para a operadora, trazendo maior agilidade e redução de custos.

2011P3 — Surgimento da FESC no cenário nacional, com CNPJ próprio, passando a ser utilizado nas comercializações fora do estado.

2012 — Unimed Brasil, passa a ser a responsável pelo modelo e sistema do AJIUS, disponibilizando para todas as Unimeds, uma contribuição importante para o ecossistema. Como principais ganhos foram citados: maior controle e organização do processo, eliminação do retrabalho do processo manual, histórico completo das negociações, melhor gestão sobre os prazos com reduções dos mesmos, gerando maior economia e agilidade.

2015 — Implantação do SGU na maior singular do estado de Santa Catarina, Unimed Grande Florianópolis, um marco importante, trazendo novas experiências e crescimento para todos.

2016 — Lançamento do aplicativo do beneficiário (SGU-APP), um projeto inicial da Unimed SC, que tinha por objetivo disponibilizar para o estado de Santa Catarina um aplicativo único, facilitando e melhorando a experiência para o beneficiário. O produto foi lançado e disponibilizado para o estado até 2019, até o momento que decidimos estrategicamente apoiar o movimento do aplicativo da Unimed Brasil, descontinuando o nosso APP e fortalecendo a camada de integração do SGU via API. Passamos assim, a ser a primeira soluções de gestão de planos de saúde integrado nativamente com o APP da Unimed Brasil.

2017 P1 — Comemoramos a marca de 31 clientes utilizando as soluções SGU, cenário nacional. Nossa carteira de clientes cresceu de 11 cliente em 2010 para 31 cliente em 2017. Saímos de um time de 35 pessoas para 120, que atendia as soluções SGU e a equipe interna da Federação Unimed SC.

2017P2 — Lançamento do Prontuário do Paciente 2.0, uma solução desenvolvida em parceria com a Unimed Bauru, sendo utilizada no centro clínico deles até hoje (2021).

2018 —Nascimento da FESC Tecnologia — Nossos processos foram se aprimorando, nosso time e produto foi crescendo, assim como a necessidade de mudança. Com isso chegou a hora de darmos o próximo passo, segregar o time de TI do grupo econômico em duas frentes:

TI da Unimed SC — área de tecnologia responsável pelo apoio estratégico das áreas de negócio e atendimento das soluções da operadora, de modo geral.
FESC Tecnologia — Empresa focada nas soluções SGU, iniciando sua trajetória como uma software house, deixando de ser uma área interna da operador. Para isso houveram evoluções de organograma, definições de áreas e toda uma estruturação inicial para darmos os primeiros passos.

2019 — Lançamento da solução SGU-CRM, um sistema especializado no sistema Unimed. É composto por dois grandes módulos: o primeiro voltado para o contact center (atendimento dos beneficiários), respeitando e agilizando o atendimento das normativas da ANS (RN 395, etc), programas de ouvidoria da Unimed Brasil e demais processos do sistema Unimed. Um sistema preparado para agilizar e trazer melhor o resultado para as operações, diminuído o TMA e gerando maior segurança e visibilidade para a operadora. O segundo módulo é voltado para a área comercial, campanhas de vendas.

2020/P1—Lançamento do prontuário eletrônico do paciente- (SGU-PEP), voltando para consultório e clinicas atende as jornas de atendimento ao paciente, com agendamentos, telemedicina, integração TISS, integrado nativamente com as soluções SGU e também com os demais produtos via TISS.

2020/P2—Em abril iniciamos uma verdadeira transformação na FESC Tecnologia, com uma estrutura organizacional toda nova, novos investimentos e posicionamento de mercado. Para contar melhor, teremos um post específico para esse assunto, aguardem!

Agradecimento especial ao José Eduardo Santore que colaborou demais com este post.

Até a próxima pessoal!

--

--