Imagem do trabalho Sobre o Véu da Guerrilha, de Mariana Capeletti, vencedora da categoria Ensaio na Convocatória PEF2017

Festival Paraty em Foco

O Júri da Convocatória Portfólio em Foco 2017 reuniu-se no dia 15 de agosto, no Rio de Janeiro, para definir os três ganhadores nas categorias Ensaio e Foto Única. Além dos ganhadores, apontou outros 7 finalistas em cada categoria. Os 10 Ensaios e as 10 Fotos Únicas finalistas serão expostos no Paraty em Foco, agendado para ocorrer de 13 a 17 de setembro. Os ganhadores irão participar do festival como convidados e terão todas as despesas de alimentação e estadia na cidade cobertas.

Ensaio

A grande vencedora da categoria Ensaio é Mariana Capeletti, com o trabalho Sobre o Véu da Guerrilha. A fotógrafa propõe recontar um pouco da história da Guerrilha do Araguaia (1970–1974) do ponto de vista dos camponeses que sofreram as consequências da cruel repressão exercida pela ditadura brasileira. Em sua descrição, ela afirma: "Dentre as diversas formas de refletir sobre memórias de sofrimento e lutar pela construção de uma memória que não transforme esse passado em um eufemismo, a fotografia aparece tanto como ferramenta para pensar sobre luto, memória e identidade."

Imagem do trabalho Sobre o Véu da Guerrilha, de Mariana Capeletti

Em segundo lugar ficou o ensaio Inside Makoko, de Bruno Morais. O trabalho apresenta o bairro Makoko, em Lagos, capital da Nigéria. Antiga vila de pescadores, hoje se transformou em uma favela flutuante, cuja maioria dos habitantes é composta por imigrantes vindos do Benin. O fotógrafo lançou um olhar ao interior das casas e comércios, por meio de um processo de colagem e justaposição. "Com uma imagem final que é uma combinação de múltiplos disparos, cheguei a um resultado que é uma construção visual complexa que se apóia na estrutura da favela, de suas casas e de seus proprietários", revela Bruno.

Imagem do trabalho Inside Makoko, de Bruno Morais, segundo colocado na categoria Ensaio na Convocatória PEF2017

A terceira colocação ficou com Felipe Fittipaldi, pelo ensaio Morada do Caboclo, que retrata o semiárido baiano e as transformações pelas quais a região vem passando ao longo de anos recentes. A mecanização da agricultura e a atração exercida nos jovens pelos grandes centros urbanos vem causando um êxodo e o esvaziamento de antigas comunidades. "Diante desse esvaziamento, a velha geração que fica, talvez seja a última representante da cultura tradicional, permeando a sobrevivência longe de seus herdeiros que partiram. Nessa dificuldade de convergência entre o antigo e o novo, muitos escolhem permanecer em seus lugares de origem, perpetuando a relação, mesmo que sozinhos, com seu universo físico e simbólico", explica Felipe.

Imagem do trabalho Morada do Caboclo, de Felipe Fittipaldi, terceiro colocado na categoria Ensaio na Convocatória PEF2017

Foto Única

Na categoria Foto Única, a vencedora foi Ana Sabiá, com a fotomontagem Delírio de Uma Noite de Primavera. A imagem faz parte de uma série intitulada Panorâmicas do Desejo, que propõe transformar imagens reais em cenários de sonho, construídos a partir de acontecimentos cotidianos e eventos extraordinários e surreais.

Imagem Delírio de uma Noite de Primavera, de Ana Sabiá, vencedora da categoria Foto Única na Convocatória PEF2017

Em segundo lugar ficou Carlos Aliperti, com a imagem intitulada Ingênuo Manifesto. Atuando como fotógrafo, designer gráfico e publicitário, ele compara seu trabalho a uma colcha de retalhos, com vários tipos de abordagem. A imagem premiada traz uma representação poética do trânsito e de pessoas que utilizam o transporte público.

Imagem Ingênuo Manifesto, de Carlos Aliperti, segundo colocado da categoria Foto Única na Convocatória PEF2017

O terceiro lugar da categoria Foto Única ficou com Hesíodo Góes, pela imagem Várzea, que mostra praticantes de futebol de várzea em harmonia com a natureza em plena periferia da cidade do Recife (PE).

Imagem Várzea, de Hesíodo Góes, terceiro colocado da categoria Foto Única na Convocatória PEF2017

Demais finalistas

A Convocatória Portfólio em Foco 2017 apontou 7 finalistas para além dos 3 vencedores, em cada uma das categorias. Os 10 finalistas das categorias Ensaio e Foto Única farão parte de uma exposição de enorme destaque a ser realizada durante o Paraty em Foco.

Os finalistas da categoria Ensaio, por ordem alfabética, são: Bruno Bernardi, pelo ensaio Paisagem Movediça; César Dezfuli, com The European Dream; Giuseppe Decaro, com Outro Lado; Márcio Vasconcellos, com Visões de um Poema Sujo; Marco Frossard, com Soy como Soy; Olympio Augusto Ribeiro, com Projeto Piranesi; e Verônica Marques Martins, com Contraversão.

Os finalistas da categoria Foto Única, por ordem alfabética, são: Adriana Garzon, com Geminar; Alexandre Grand, com Thinking like Vincent; Cacau Fernandes, com Crianças; Fernando Favero, com Sobreviventes; Francisco Santos, com Cão; Márcio Borsoi, com O Camaleão; e Paul Kurucz, com Albino.

A Convocatória Portfólio em Foco 2017 contou com um total de 850 inscrições, de diversas partes do Brasil e de outros países. 187 trabalhos foram pré-selecionados na categoria Ensaio e 213 na categoria Foto Única. Todos os trabalhos pré-selecionados estão publicados na página oficial do Paraty em Foco e na página da Convocatória na plataforma Medium.

O Júri foi composto por Angela Magalhães (professora, curadora e historiadora da fotografia brasileira), Joaquim Paiva (diplomata, colecionador e fotógrafo), Kitty Paranaguá (fotógrafa membro do Estúdio Ateliê Oriente, no Rio), Nadja Peregrino (curadora, pesquisadora e professora da pós-graduação Fotografia e Imagem da Universidade Cândido Mendes), Pedro Vasquez (escritor, curador e fotógrafo), Roberto Soares-Gomes (empresário e fotógrafo) e Sérgio Branco (jornalista e diretor da redação da Revista Fotografe Melhor).

A jornalista e crítica de fotografia Simonetta Persichetti, que inicialmente compunha o Júri, foi impossibilitada de participar da reunião que definiu o resultado por razões pessoais.

Agradecemos a todos os que nos distinguiram honrar com seus trabalhos, cuja qualidade tornou muito difícil a seleção. Esperamos contar com todos vocês na próxima edição da Convocatória Portfólio em Foco 2018!

Quer colaborar com o BLOG PEF? Envie sua proposta de pauta, resenha de exposição ou livro de fotografia para:

blogparatyemfoco@gmail.com.

Festival Paraty em Foco

PEF: Um Evento para Todos os Olhares

Paraty Em Foco

Written by

Festival Paraty em Foco

PEF: Um Evento para Todos os Olhares

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade