Imagem de Sebastián Liste presente na exposição Resistir, da Agência NOOR

Paraty em Foco 2017: Resistir é Preciso!

Festival Paraty em Foco

Vem aí o Paraty em Foco 2017, festival internacional de fotografia que está entre os eventos mais aguardados do calendário brasileiro. O PEF este ano está programado para ocorrer de 13 a 17 de setembro e contará com palestras, workshops, exposições, leituras de portfólio e tenda de projeções.

O tema desta edição é “Fotografia: Documento e Ficção”. O homenageado será Flávio Damm, fotojornalista que coleciona imagens e histórias desde a década de 1950. Outras personalidades da fotografia brasileira têm presença confirmada, como Walter Firmo, André Cypriano, Emidio Luisi, Nana Moraes e Kitty Paranaguá. Dentre os convidados internacionais estão Jane Evelyn Atwood, Maia Flore, Sebastian Liste, Jorge Luís Santos Garcia e Antonio Ansón.

Como não poderia deixar de ser, o Paraty em Foco ocorre em 2017 sob a sombra da instabilidade política e da recessão econômica que assolam o Brasil há dois anos. Este ano o evento não conta com recursos provenientes de lei de incentivo fiscal. O festival deverá ocorrer graças à ajuda da Prefeitura Municipal de Paraty e dos empresários de turismo da cidade reunidos no Convention Bureau.

Imagem da série Rocinha, de André Cypriano
Esq.: Imagem de Roberto Kusterle. Dir.: Imagem de Walter Firmo

Resistir é preciso

“Diante da enorme crise pela qual estamos passando, com violentos cortes de verbas para os eventos culturais, o nosso lema tornou-se resistir. Não vamos deixar o Paraty em Foco morrer, como aconteceu com muitos outros eventos culturais no Brasil. É nesse sentido que eu faço o convite aos amigos do PEF e da fotografia: venham a Paraty, participem dos workshops, das palestras e das leituras de portfólio. Essa é a melhor maneira de mantermos a chama acesa”, aposta Giancarlo Mecarelli, criador e diretor do evento.

Para sobreviver e se manter, o PEF tem partido para estratégias de autofinanciamento. A partir de 2016, passou a cobrar pelas inscrições na Convocatória Portfólio em Foco. Com o valor arrecadado, consegue viabilizar a estrutura de um dos certames mais competitivos do País. A exposição com os 10 primeiros colocados nas categorias Ensaio e Foto Única tem grandes dimensões e deve mais uma vez chamar atenção no cenário do centro histórico de Paraty durante o festival.

“A prática de se cobrar por inscrições em um concurso é normal fora do país. Além de permitir investir na ampliação da estrutura, do alcance e do prestígio da Convocatória, faz com que os participantes reflitam de maneira mais profunda sobre o que desejam inscrever, evitando que torrentes de trabalhos de baixa qualidade atrapalhem a avaliação”, pondera Roberto Soares-Gomes, Coordenador da Convocatória Portfólio em Foco 2017 juntamente com José Roberto Pedroza.

Além da Convocatória, o Paraty em Foco este ano irá cobrar pelo ingresso nas palestras da série de Encontros e Entrevistas, realizadas no auditório da Casa da Cultura. Trata-se da principal atração do festival, durante a qual fotógrafos são convidados a mostrar seus trabalhos ao público, acompanhado de um ou mais entrevistadores. Por cada palestra será cobrado um valor de R$20.

“É uma ação colaborativa que permite remunerar os fotógrafos, os entrevistadores e a própria organização do evento. É uma forma de valorizar o artista e todo o conjunto de pessoas que trabalham para levar a cultura ao público”, avalia Érico Elias, Curador do PEF2017 ao lado de Giancarlo Mecarelli.
Imagem de Flávio Damm
Imagem de Jane Evelyn Atwood
Imagem de Jorge Luis Santos

Encontros e Entrevistas

O Paraty em Foco 2017 será aberto pela palestra com o homenageado do ano, Flávio Damm, marcada para as 20h de quarta-feira, dia 13 de setembro. Damm vai mostrar um pouco de sua trajetória de 70 anos de fotografia, incluindo histórias do tempo em que atuou na lendária revista “O Cruzeiro”, que revolucionou o fotojornalismo no Brasil. Com 89 anos de idade e muita vitalidade, Damm é um grande contador de histórias e colecionador instantes decisivos.

Outro mestre da fotografia brasileira a se apresentar no palco do PEF este ano é Walter Firmo, que comemora oito décadas de vida. Ao lado de Jacqueline Hoofendy e Nilo Biazzetto, dois dos muitos pupilos formados por ele, Firmo vai falar de sua atividade como fotógrafo e como professor.

A principal atração dentre os convidados internacionais este ano é Jane Evelyn Atwood, norte-americana radicada em Paris desde a década de 1970. Jane vai participar da Mesa PEF Fotografe Melhor, entrevistada por Sérgio Branco. Ela se destaca por trabalhos de fôlego sobre personagens à margem, como prostitutas, presidiárias e crianças cegas.

Se Jane representa o polo do documento, a francesa Maia Flore vem representando o polo da ficção. Ela cria cenas fantásticas que parecem saídas de sonhos. Com apenas 28 anos, ganhou projeção internacional e faz parte da Agência VU, assim como Jane Evelyn Atwood.

O espanhol Sebastian Liste, que vive entre Madri e Rio de Janeiro, vai trazer ao público um pouco de sua experiência com projetos de longo prazo desenvolvidos na América Latina. Liste é membro da Agência NOOR, com sede em Amsterdã, que este ano comemora 10 anos de existência.

O venezuelano Jorge Luís Santos Garcia, vencedor da Convocatória Portfólio em Foco em 2015, vem mostrar a versatilidade de sua fotografia, ao lado do argentino Guillermo Franco, um praticante obsessivo da street photography.

André Cypriano retorna pela terceira vez ao Paraty em Foco. Além de apresentar os trabalhos que o consagraram com documentarista, vai revelar ao público os resultados de um projeto de longo prazo com fotografias de paisagem, desenvolvido em conjunto com sua filha.

Wania Corredo, Milla Dantas e Simone Marinho irão apresentar trabalhos e as atividades realizados pelo grupo Fotógrafas Brasileiras. Nana Moraes e Kitty Paranaguá irão compor outra mesa feminina, cada qual falando sobre seu processo criativo e sobre os desafios de se sustentar um trabalho autoral em fotografia no Brasil.

Emidio Luisi, um dos maiores nomes da fotografia de espetáculo do Brasil, vai apresentar um documentário sobre sua obra e vai falar de trabalhos que o marcaram ao longo dos anos de documentação das artes da cena.

A Revista ZUM, publicada pelo Instituto Moreira Salles, propõe ao público do PEF uma conversa com o coletivo Garapa, que vai apresentar o processo criativo por trás da série Postais para Charles Lynch, que ganhou a Bolsa ZUM de Fotografia em 2013. Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes, membros do coletivo, também abordarão formas de difusão do resultado de suas pesquisas que apontam para além da imagem fotográfica.

Todas as palestras mencionadas acima fazem parte da série de Encontros e Entrevistas, principal atividade do festival. Elas ocorrerão entre os dias 13 e 17 de setembro, no auditório da Casa da Cultura, em Paraty.

Este ano, o Paraty em Foco estende suas atividades a São Paulo, no Senac Lapa Scipião, dias 18 e 19 de setembro. Serão quatro palestras na série de Encontros e Entrevistas, com entrada gratuita mediante inscrição prévia. Também serão realizados três Workshops em São Paulo. É uma forma de levar o PEF ao público da capital paulista que não puder estar conosco em Paraty.

Programação Encontros e Entrevistas
Imagem da série Postais para Charles Lynch, do coletivo Garapa
Retratos de Nana Moraes
Imagem de Kitty Paranaguá

Outras Atividades

Os fotógrafos convidados, assim como os entrevistadores, irão participar de outras atividades. Estão previstos workshops ministrados por Jane Evelyn Atwood, Sebastian Liste, Maia Flore, Walter Firmo, Nana Moraes, Kitty Paranaguá, Emidio Luisi, André Cypriano, Jorge Luís Santos, Pedro Karp Vasquez e Nilo Biazzetto. O festival também promove leituras de portfólio, voltadas ao aperfeiçoamento do trabalho autoral.

Programação Workshops / Leituras de Portfólio

Além disso, as noites serão marcadas pela projeção de trabalhos na Tenda de Projeções, na Praça da Matriz. A programação tem curadoria de Paulo Marcos de Mendonça Lima e conta com a participação de diversos artistas e grupos, como Nana Moraes, Marcos Bonisson, Lucas Gibson, Marco Antonio Portela, Ateliê da Imagem, Leonardo Ramadinha, Felipe Abreu, FotoTech, Criadouro Carioca, Agência Icon, No Olhar TV, Tatiana Altberg, Simone Rodrigues, Fotógrafas Brasileiras e Gui Mohallen.

Dois convidados internacionais anunciados inicialmente, Roberto Kusterle e Osborne Macharia, não poderão estar presentes este ano por conta das restrições orçamentárias enfrentadas pela organização do festival. Kusterle marcará presença por meio de suas fotografias, em uma exposição que consta na programação do evento. Confira todos os detalhes da programação na página do Paraty em Foco:

Programação PEF2017
Imagem de Emidio Luisi
Imagens de Maia Flore
Imagem de Guillermo Franco
Acesse www.pefparatyemfoco.com.br

Quer colaborar com o BLOG PEF? Envie sua proposta de pauta, resenha de exposição ou livro de fotografia para:

blogparatyemfoco@gmail.com.
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.