Festival reúne indígenas do Brasil em São Paulo
Do 16 ao 20 de Julho 2022, o Festival Indígena União dos Povos (FIUP) realizará intercâmbio étnico-cultural com 14 etnias do Brasil: a programação conta com rodas de conversa, gastronomia, artes, agroecologia e medicinas da floresta
O Festival Indígena União dos Povos (FIUP)
Tendo os povos originários como produtores da ação desde sua concepção, a segunda edição do Festival Indígena União dos Povos (FIUP) acontecerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de junho, em Mogi das Cruzes, São Paulo.
Inspirado nos festivais das comunidades indígenas, o FIUP propõe imersão nas tecnologias ancestrais dos povos originários, mas além disso, cria um espaço para a escuta e aprendizado a partir do pensamento crítico indígena e da produção de conhecimento multidisciplinar dos parentes, seja nas artes, nas ciências ou na luta em defesa do território ancestral.
14 etnias de 10 estados reunidas em São Paulo
Serão 4 dias de integração entre 14 etnias indígenas vindas de 10 estados do Brasil. Em articulação com indigenistas, pesquisadores de diversas áreas, produtores de cultura, artistas, estudiosos das medicinas sagradas e participantes em geral. A programação terá rodas de conversas, pinturas corporais, apresentações culturais, cerimônia com medicinas naturais, gastronomia tradicional, exposição e venda de arte e literatura, entre outras ações que promovam visibilidade às causas sociais e culturais indígenas. Para além da partilha de saberes e ativação da rede de economia criativa indigenista, o FIUP convoca todes à responsabilidade com a causa indígena.
Em tempos de graves retrocessos nas políticas públicas indigenistas, emergência climática mundial e efeitos sociais catastróficos causados pelo modo de vida insustentável adotado pela sociedade brasileira, o FIUP aposta no fortalecimento da luta dos povos indígenas a partir da valorização das tradições, da escuta reflexiva dos não-indígenas, bem como da união dos povos originários, que apresentam formas de estar e agir no mundo para um bem viver coletivo.
Participar
Quem desejar participar do FIUP pode adquirir ingresso com acesso livre para os 4 dias de festival, com hospedagem, estacionamento, alimentação (3 refeições diárias) e teste de Covid-19 incluso e obrigatório.
Apoiar
Outra forma de colaborar é como apoiador ou patrocinador do evento. Para agentes do poder público, instituições ou empresas, os apoios podem ser feitos a partir de cotas ou a partir de recursos de logística e deslocamento das comitivas indígenas, produtos e serviços necessários para realização do evento. As contrapartidas são diversas.
Para mais informações sobre apoios e parcerias ligar entrar em contato com a organização do festival por telefone (11) 93955–0516 ou e-mail festivalindigenauniaodospovos@gmail.com.
Participe dessa união!
Vem fortalecer os povos originários!
VEM PRO FIUP do 16 a 19 de junho em Mogi das Cruzes, São Paulo
A FlorestaTV estará presente, além das fronteiras !
—
Apoiem e compartilhem os conteudo
Ma'ah Tribu (Mathilde Everaere), co-fundadora da FlorestaTV, presidente da associação “O Organismo”