A Origem dos Micro Agentes

Marco Freitas
Fetch.ai
Published in
5 min readMar 7, 2023

--

A crescente sofisticação dos modelos de IA como o ChatGPT é um sintoma dos níveis perigosos da centralização de dados que atingimos na Web2. Quanto mais dados forem recolhidos e controlados pelos Big Five, mais máquinas altamente otimizadas e modelos de aprendizagem profundos eles criarão e menos privacidade individual todos teremos. A razão de ser da Fetch.ai sempre foi interromper esse status quo, fornecendo uma alternativa descentralizada “peer to peer”” com a nossa estrutura de Agentes Económicos Autónomos (AEAs). Agora, estamos a um passo mais perto desse objetivo com o lançamento dos Micro Agentes.

Benefícios e Desafios dos AEA’s

Os AEAs da Fetch.ai são programas de software capazes de atuar de forma independente e autónoma na busca dos interesses económicos do seu proprietário. Eles têm a capacidade de obter informações do ambiente que está envolvido, comunicar e cooperar uns com os outros e fazer tudo isso sem instruções diretas do usuário.

A Estrutura Económica Autónoma representa os protocolos de comunicação que facilitam a criação de agentes proativos que buscam e descobrem, negociam e transacionam. Isso possibilita o estabelecimento de sistemas multiagentes, que por sua vez podem resolver muitas tarefas que são muito difíceis ou mesmo impossíveis para agentes individuais ou estruturas monolíticas.

Como exemplo, imagine que uma estação meteorológica implanta um agente de dados meteorológicos que procura informações do ambiente que está inserido e procura o melhor preço para vendê-las. Por outro lado, um comprador de dados meteorológicos — seja um aplicativo de previsão do tempo ou um carro autónomo, por sua vez, cria um agente cliente do clima. Os agentes fazem todo o processo de pesquisa de dados, procura de um fornecedor/cliente, negociação do preço e realização da transação.

Por outras palavras, se você deseja introduzir facilmente a automação nos processos — otimizar recursos humanos ou remover intermediários centralizados e, assim, revolucionar uma infinidade de setores, os AEAs são a ferramenta a ser usada. Além disso, os agentes da Fetch.ai permitirão que você alcance tudo isso, garantindo simultaneamente que você e seus usuários mantenham a propriedade total dos seus dados e privacidade.

Embora ainda seja cedo para os AEAs da Fetch.ai, reconhecemos que a sua estrutura multicamada pode ser um desafio. Os agentes são compostos de vários componentes principais que incluem habilidades, conexões, contratos e protocolos e exigem que esses recursos sejam implementados por hierarquias. Embora tenham sido projetados para oferecer altos níveis de modularidade e reutilização de código, eles provaram ser bastante desafiadores para os desenvolvedores.

Assim, estamos tomando medidas para reduzir a curva de aprendizagem íngreme e diminuir a barreira de entrada para novos desenvolvedores ingressarem no nosso ecossistema de AEAs apresentando os Micro Agentes.

Porque precisamos dos Micro Agentes ?

Os Micro Agentes da Fetch serão para a Web3 o que os Micro Serviços são para a Web2.

Não está entendendo bem o que isso significa? Vamos decifrar esse termo por partes.

Imagine uma aplicação onde todos os processos fazem parte de um único bloco de código e são executados como um único serviço. Isso é o que se chama de arquitetura monolítica. Requer que todos os processos sejam desenvolvidos, implantados e atualizados juntos e tenham as mesmas dependências para pacotes externos. Consequentemente, se um processo do aplicativo sofrer um pico de solicitações, toda a arquitetura deverá ser redimensionada. Com o tempo e com a evolução da informática, esta abordagem revelou-se bastante problemática, sobretudo tendo em conta o crescimento em tamanho e complexidade que a maioria das aplicações tem experimentado.

Para resolver isso, os desenvolvedores de software chegaram à conclusão de que esse design pode trazer mais problemas do que benefícios e criaram a arquitetura de micro serviços. Aqui, um aplicativo é como uma coleção de aplicativos menores. Cada processo representa um componente independente que entrega um serviço e executa apenas uma função. Além disso, cada bloco de construção separado é implantado, executado e atualizado de forma independente. Dessa forma, o desenvolvimento e a manutenção de aplicações complexas tornam-se muito mais fáceis e rápidas.

Como você já percebeu, a arquitetura de micro serviço oferece uma zona de ação para muito mais experiência, teste de novas ideias e inovação do que a arquitetura monolítica jamais poderia ter. E é isso que pretendemos alcançar graças aos Micro Agentes.

O que são Micro Agentes?

Os Micro Agentes representam um subconjunto muito limitado das capacidades dos Agentes Económicos Autónomos. Eles são propositadamente limitados para ajudar os desenvolvedores a alcançar rapidamente o estágio mínimo de produto viável e adicionar complexidade num estágio posterior, quando necessário. Nesse contexto, os Micro Agentes atuarão como um gateway para a estrutura AEA mais ampla, que pode servir a casos de uso mais gerais.

Atualmente, os Micro Agentes são um protocolo separado dos AEAs, mas estaremos a trabalhar para possibilitar a comunicação entre os dois. Implementado como uma biblioteca Python leve, os Micro Agentes facilitam a criação de aplicativos modulares e descentralizados, facilitando o caminho de teste e prototipagem. Eles são muito mais fáceis de colocar em funcionamento do que os AEAs e fornecem escalabilidade horizontal nativa.

Além disso, estamos para lançar Micro Agentes juntamente com um protocolo de comunicação dedicado que codifica como eles se registrarão e se comunicarão entre si. Da mesma forma que o Domain Name System (DNS) atua como a lista telefónica da Internet, “o almanaque do agente” atuará para os Micro Agentes. E para tornar todo esse anúncio ainda mais fascinante, os Micro Agentes também vêm com modelos de aplicativos reutilizáveis ​​e fáceis de implementar.

Conclusão

O nosso mundo precisa de mais ferramentas de preservação da privacidade de código aberto para dar uma chance justa à democracia e à competição saudável de ideias. A Fetch.ai tem fornecido consistentemente esses instrumentos e agora vai um passo além com os Micro Agentes. Esses micro serviços ponto a ponto (“peer-to-peer”), feitos para Web3, são simples, combináveis ​​e escaláveis. O seu principal objetivo é aumentar a produtividade do desenvolvedor e acelerar o tempo de colocação no mercado de novos empreendimentos e recursos. Desde a automação de processos mundanos e repetitivos até a tomada de decisões complexas e sofisticadas, o poder de alavancar Micro Agentes está inteiramente em suas mãos.

Para informação mais detalhada sobre o funcionamento interno dos Micro Agentes aceda à documentação https://docs.fetch.ai/uAgents/

Originalmente publicado em https://medium.com no dia 7 de março de 2023.

--

--