CHRISTIANE LESSA E O ELENCO DE QUATRO CORINGAS
Se o futebol é um jogo de estratégias ter uma carta coringa pode facilitar e muito seu jogo, mas ter quatro cartas coringas é quase certeza de uma vitória. Isso para explicar os porquês do Santos de Christiane Lessa estar fazendo uma boa campanha no Brasileiro Feminino.
O Santos tem um problema de formação do elenco, é um time que tem muitas atacantes de bom nível como Cristiane, Byanca Brasil, Sole Jaimes, Amanda Gutierres e Ketlen, mas não tem problemas no setor defensivo principalmente nas laterais. Claro que o time também sofre com lesões, Thaisinha e Tayla não devem jogar nesta temporada e Day Silva ainda não estreiou na temporada por complicações da dengue.
Nisso surgem as coringas que atuam em várias funções a primeira é a FebPalermo que é volante de origem e foi contratada e até convocada como lateral esquerda, mas ela nests temporada e na passada também tem atuado como zagueira e como lateral direita, é uma jogadora que tem um bom desarme e qualidade no passe, embora não seja sua especialidade o jogo aéreo.
Bruninha é mais uma coringa e de apenas 18 anos, lateral direita que veio a princípio para ser reserva da Tayla tem jogado como titular e tem feito uma temporada bem regular, já atuou como zagueira e como lateral esquerda, inclusive já foi eleita como a melhor lateral esquerda da rodada, tem as mesmas virtudes de Fe Palermo, embora ainda pela idade não tenha o mesmo porte físico de algumas adversárias.
Bia Menezes que é lateral esquerda de ofício e foi contratada como volante tem jogado nas duas funções e em alguns jogos tem sido recuada e jogando muito bem como zagueira. Nos dois jogos que iniciou na zaga o time não sofreu gols e isso mostra de certa forma o bom papel que as coringas fazrm.
Podemos avaliar aqui também que a Camila é a referência na posição e ela é um dos fatores que fazem com que as coringas atuem muito bem, vale lembrar que muitas vezes a lateral direita tem sido a Maria Dias qie também tem sido utilizada como lateral esquerda, mas ela não é a outra coringa.
A coringa é a Karen, apesar de não ser titular sempre quando entra tem feito boas partidas e ela já entrou como segunda volante, meia, extrema ou ponta e de centro-avante. Karen évonipresente, atua em todos os setores do meio para frente e muitas vezes no mesmo jogo.
Chris Lessa tem muitas dificuldades para repetir escalação, o time joga no limite físico e isso impõe alguns riscos de lesões ou de suspensão. O time do Santos pode não ter as melhores táticas no Brasileiro Feminino, mas sem dúvida é um dos times com a maior entrega física e isso explica o fato do time ter apenas uma derrota e ter conseguido três vitórias de virada. Os resultados também elevam a moral e confiança do time que faz as vitórias acontecerem de forma natural também.