COMO CARINE BOSETTI UTILIZA TÉCNICAS DE FUTSAL NO NAPOLI

Guilherme Cardoso
De Primeira — Futebol Feminino
3 min readMay 25, 2021
Foto: Andrielli Zamboni

Num esporte tão dinâmico como o futebol montar um esquema não significa que ele é certo ou errado, muitas vezes o que vai definir isso é o resultado, no entanto nem sempre o resultado acompanha a equipe de melhor desempenho e isso torna o futebol tão competitivo. Isso é para explicar a formatação tática do Napoli e a campanha do time no Brasileiro Feminino.

O time do Napoli de Caçador-SC que é o atual campeão da série A2 também é o time de pior campanha no Brasileiro Feminino, o time comandado por Carine Bosetti ainda não venceu na edição. Nesta análise vou mostrar como a técnica utiliza conceitos do futsal na sua equipe e como isso é bom, mesmo que não tenha resultados e explicar também os porquês disso.

No futsal jogasse normalmente com um fixo atrás, dois alas e um pivô na frente numa espécie de losango, claro que existe outras formatações, mas aqui é só o básico. Por ser um jogo com dimensões menores, por mais que seja um jogo posicional muitas vezes se torna um jogo apoiado.

Carine utiliza algumas táticas do futsal sua construção de jogada começa pelo corredor central pela jogadora mais recuada (fixo) passa pelas meias abertas nos corredores laterais juntos com as laterais de ofício (alas) e termina novamente no corredor central com a centro-avante (pivô) segurando para quem vem de trás finalizar ou ela mesma finalizando as jogadas, características do futsal.

A marcação do futsal é conhecida por ser a "meia-quadra" que é uma marcação a partir do setor de meio campo com o pivô e isso também é uma característica do Napoli, a centro-avante marca a partir do setor intermediário e o time fica bem compactado nas linhas (4-2-3-1) para fazer os gatilhos, que é baixar as linhas e ficar com um time mais recuado (bloco baixo) ou subir a marcação para o campo ofensivo e marcar sob pressão (bloco alto) e todo o balanço é feito por uma jogadora, mais uma característica do futsal.

Falando assim parece que o time é perfeito e lidera, mas o time é o lanterna da competição e por quê? O time é muito estático e isso é um problema, na parte defensiva quando o adversário tem um jogo apoiado e toca a bola rápido, consegue facilmente encontrar espaços e muitas vezes ser letal como foi o São Paulo, por exemplo. E isso também é um problema na parte ofensiva pois é um time que é facilmente marcado e não consegue construir ou finalizar as jogadas. Isso explica os motivos do time ter o pior ataque (junto com as Minas) e defesa.

Parte disso também é falta de confiança do elenco, uma vez que os resultados não vêm, acreditar na proposta é mais difícil e quando o time toma o primeiro gol o time entra em um parafuso e e acaba logo em seguida tomando o segundo gol e foi assim contra o São Paulo e já tinha sido contra Santos e Cruzeiro também. Não gosto de fazer comparações com o masculino, mas neste caso sito o exemplo do Fernando Diniz que no Audax surgiu muito bem pois o time começa com um resultado muito bom contra um time grande (São Paulo) e isso eleva a confiança da equipe vice-campeã Paulista de 2016, mas quando o resultado não aparece a confiança não vem e os resultados também não como foi no Athlético e Fluminense, só para ilustrar um exemplo.

--

--