Definidas as últimas seleções para as Olimpíadas

Raffa Carolina
De Primeira — Futebol Feminino
3 min readApr 20, 2021

Com os jogos de volta da repescagem olímpica, China e Chile definem as últimas vagas

As últimas vagas para as Olimpíadas estão decididas. No último dia 13, China e Chile carimbaram o passaporte para a capital japonesa. O futebol feminino está previsto para ocorrer entre os dias 21 de julho e 07 de agosto e conta com 12 equipes na disputa da medalha de ouro. As 12 seleções serão divididas em 03 grupos, que conta com 04 seleções cada e as duas melhores de cada grupo mais os dois melhores terceiros para as quartas de final, que serão disputados apenas em jogos únicos.

A primeira seleção a carimbar o passaporte foi a China, que ficou com a última vaga do continente asiático e a penúltima vaga. Depois de perderem no tempo regulamentar por 2 a 1 e empatar o placar agregado em 3a 3, as chinesas marcaram o gol da vitória na prorrogação foi marcado por Wang Shuang e, assim garantiu a sexta participação da seleção chinesa nas Olímpiadas.

Já para fechar as vagas olímpicas, o Chile fez história e se classificou pela primeira vez. No primeiro jogo, ganharam de 2 a 1 e, assim precisavam de apenas um empate para conquistar a vaga, e, assim o fizeram: empataram em 0 a 0 com a seleção de Camarões e agora assim, tentam fazer história e conquistar uma medalha na primeira participação em olímpiadas da história na modalidade.

E assim ficam as vagas para Tóquio:

País- Sede: Japão

Europa: Holanda, Grã- Bretanha e Suécia- que conquistaram as vagas por meio da Copa do Mundo de 2019, disputada na França. Holanda como a vice-campeã da competição e Grã- Bretanha e Suécia por chegarem à semifinal e as três melhores seleções europeias conquistavam a vaga para as Olímpiadas.

América do Sul: Brasil- campeão da última Copa América, disputada no Chile em 2018.

Oceania: Nova Zelândia- ganhando o campeonato disputado no continente entre 18 de novembro e 1 de dezembro de 2018

África: Zâmbia- vencedora do torneio pré-olímpico, garantindo a vaga para os Jogos Olímpicos

Ásia: Austrália e China- a Austrália foi a campeã do Torneio Olímpico do continente asiático, já a China venceu a repescagem, que ficou entre as Chinesas e as Sul Coreanas, já que a Federação Asiática tem direito a duas vagas para as Olímpiadas.

CONCACAF: Estados Unidos e Canadá- a campeã e vice-campeã do Torneio Pré Olímpico se garantiram nas Olímpiadas, já que o continente tem direito à duas vagas no futebol feminino

Internacional (repescagem África e Sul- americana): Chile venceu Camarões e assim se garantiu nos Jogos Olímpicos.

Ranking da FIFA: Como isso afeta no sorteio a seleção brasileira?

Na última sexta-feira,16, após a finalização de mais uma data FIFA, a entidade do futebol mundial divulgou o ranking atualizado das seleções, e o Brasil, que apenas fez um período de treinamentos na Granja Comary, mas teve duas vitórias e apenas uma derrota na She Believes Cup, acabou se beneficiando destes bons resultados e subiu uma posição, agora ocupando a sétima colocação com 1970 pontos, quatro a mais que o Canadá. Estados Unidos lidera com 2200 pontos. Confira o top 10 do ranking da Fifa:

01. Estados Unidos- 2200 pontos

02. Alemanha- 2089 pontos

03. Holanda- 2038 pontos

04. França- 2029 pontos

05. Suécia: 2016 pontos

06. Inglaterra- 1973 pontos

07. Brasil- 1970 pontos

08. Canadá- 1967 pontos

09. Austrália- 1950 pontos

10. Coreia do Norte- 1940 pontos

Potes para o sorteio das Olímpiadas

Por conta de ter subido uma posição no ranking da FIFA, o Brasil agora vai estar no pote 2, e pode enfrentar um adversário como Holanda, já que não há nenhum critério importante no momento do sorteio dos grupos, com exceção de que nenhuma seleção do mesmo continente pode se enfrentar nesta primeira fase. Lembrando que o sorteio ocorre no dia 21 de abril, as 05h da manhã pelo horário de Brasília, com transmissão do Youtube da FIFA.

Confira abaixo os potes para o sorteio

Pote 1: Japão, Estados Unidos e Holanda

Pote 2: Suécia, Grâ-Bretanha e Brasil

Pote 3: Canadá, Austrália e China

Pote 4: Nova Zelândia, Chile e Zâmbia

--

--