Definidas as seleções para a Eurocopa

Raffa Carolina
De Primeira — Futebol Feminino
3 min readApr 21, 2021

Irlanda do Norte, Suíça e Rússia ficaram com as últimas vagas da competição continental de clubes

Foto: Divulgação/ UEFA

As últimas vagas para a Eurocopa de 2022 foram determinadas na última terça-feira, 13. Os jogos que definiram as 03 seleções foram válidos pela repescagem, no qual reuniu os seis segundos colocados restantes disputaram as três vagas restantes.

Para chegar à fase final, a Rússia ganhou o primeiro jogo por 1 a 0 contra Portugal e empatou o último jogo por 0 a 0, o que no placar agregado garantiu às russas pela sexta vez na Euro, onde vai precisar quebrar um pequeno tabu na Inglaterra: tentar passar da fase de grupos.

Fazendo história, a Irlanda do Norte se classificou após conseguir uma nova vitória diante da Ucrânia por 2 a 0, Callaghan, aos 11 minutos do segundo tempo e Caldwell, aos 51 minutos do segundo tempo, já no final dos acréscimos, marcou o gol que carimbou o passaporte das norteirlandesas para a Inglaterra.

O jogo mais disputado e que precisou dos pênaltis para ser decidido foi entre República Tcheca e Suécia, depois de ter empatado em 1 a 1 no primeiro jogo, ambas as seleções empataram novamente pelo mesmo placar (1 a 1) e, com isso, a partida foi decidida nas penalidades, e a Suécia ganhou por 3 a 2 e, assim garantiu a sua segunda participação na competição continental.

https://twitter.com/UEFAWomensEURO/status/1382095141901635587

Confira os classificados para esta Eurocopa:

Áustria- A segunda colocada do grupo G (melhor segundo colocado). Esta é a segunda participação das austríacas, que tentam ir melhor do que na edição de 2017, no qual foi eliminada nas semifinais.

Bélgica- Se garantiu na competição após ser a melhor colocada do grupo H, a Bélgica quer ter uma campanha melhor do que na Euro 2017, que acabou eliminada na fase de grupos.

Dinamarca- Vencedora do grupo B, a Dinamarca foi finalista e acabou perdendo para a seleção holandesa. A seleção dinamarquesa se classificou de forma antecipada, ao ganhar de 3 a 1 da Itália.

Inglaterra- País sede. A Inglaterra chegou em finais em 1984 e 2009, mas acabou perdendo. Na última edição, foi eliminada nas semifinais e contará para a Euro 2022 com a treinadora Sarina Wiegman, que foi campeã com a Holanda em 2017, substituindo Phil Nevile a partir de setembro.

Finlândia- Retornando depois de ter ficado de fora da Euro 2017, a Finlândia se classificou depois de ter sido a primeira colocada do grupo E, a melhor campanha da equipe foi uma semifinal.

França- Para carimbar a vaga para a Euro 2022, a França foi a melhor equipe no grupo G, e sempre foi eliminada nas quartas de final, portanto Renard e companhia vão atrás do título inédito na Inglaterra.

Alemanha- Como vencedora do grupo I, a Alemanha conseguiu se classificar à Inglaterra. A maior campeã do Torneio com 08 títulos, a seleção alemã quer voltar a dominar a Europa.

Islândia- A segunda seleção melhor segunda colocada, apenas atrás da Áustria. A melhor campanha foi até as quartas de final, chega para a sua quarta Euro na história.

Itália- A terceira melhor segundo colocada, a Itália chega depois de dois vice-campeonatos em 1993 e 1997. Na última Euro foi eliminada na fase de grupos.

Holanda- As atuais campeãs vão em busca de mais um título na competição, fazendo a melhor campanha da história ao vencer a competição. Na última competição sob o comando de Sarina Wiegman, a atual terceira colocada no ranking da FIFA vai tentar defender o título em 2022.

Irlanda do Norte- A segunda classificada do grupo C, conquistou a classificação na repscagem ao ganhar da Ucrânia. Esta é a primeira vez na história que a seleção se classifica para a competição.

Noruega- Vencedora do grupo C, a bicampeã da competição, a Noruega vai em busca do terceiro título, mas foi eliminada na fase de grupos em 2017.

Rússia- Se classificando pela sexta vez para a Euro, a Rússia briga para passar da fase de grupos, de onde sempre foi eliminada.

Espanha- Primeira do grupo D e evoluindo na modalidade, as espanholas chegam para a sua quinta participação consecutiva, sendo a melhor participação em uma semifinal.

Suécia- Campeãs em 1984, as vencedoras do grupo F das eliminatórias da Euro, a Suécia tenta repetir as boas campanhas da Copa do Mundo e das Olímpiadas.

Suíça- Passando pela repescagem, a Suíça tenta avançar de fase e, assim fazer história na modalidade em sua segunda participação.

--

--