Nova Geração — Lauren

Gabriel Queiroz
De Primeira — Futebol Feminino
2 min readNov 11, 2020
Arte feita por: Thiago Ferreira

No “Nova Geração” desta semana falaremos de Lauren Eduarda Leal, jovem zagueira de 18 que conquistou seu espaço na equipe titular do São Paulo FC na atual temporada.

Lauren já acumula passagem pelas seleções de base brasileira e a cada dia demonstra mais seu valor. Dentre as jovens que surgiram no Brasileirão da atual temporada podemos dizer que a defensora são-paulina é um dos principais destaques com maior regularidade.

Lauren atuou por 12 partidas pelo São Paulo no Brasileiro Feminino sendo 8 vezes selecionada entre as titulares. A jovem zagueira vem mostrando sua eficácia na posição e se apresenta como uma defensora bem completa. Para evidenciar algumas qualidades trarei alguns números:

A jovem possui boa estatura e utilizada disso para ser dominante nas disputas aéreas, alcançando a média de 80% de disputas ganhas por jogo;

Lauren mostra sua capacidade de leitura de jogo fora da área, aliando a sua mobilidade a atleta já possui 73 interceptações pelo Brasileiro;

Além das interceptações, Lauren se mostra muito efetiva em desarmes alcançado o número de 31 desarmes totais.

Os dados acima demonstram a inteligência da jovem em quesitos físicos. Com uma estrutura física privilegiada dentro da modalidade somado a uma inteligência cognitiva que já se apresenta em bom nível, Lauren se destaca como uma zagueira rara no Brasil.

Como toda jovem, Lauren possui deficiências em alguns elementos do jogo. A jovem defensora precisa evoluir sua capacidade com a bola. Se somente lermos os números iremos ver uma boa média de passe certo, mas vendo os jogos e pegando o mapa sobre esses passes veremos que a maior quantidade são passes laterais de curto espaço. O futebol cada vez mais exige capacidade de construção da zaga, Lauren apresenta potencial e pode evoluir se for exposta a cenários que forcem maior participação criativa com passes que quebre as linhas adversárias.

Além da necessidade de evolução em passe, Lauren apresenta dificuldade em lances aéreos ofensivos. Apesar da dominância defensiva da atleta, em momentos de lances ofensivos pelo alto Lauren apresenta falha posicionais e até mesmo em orientação corporal. Isso é algo que pode ser lapidado e acaba sendo um problema mais ligado ao técnico do que individual da atleta.

Projetar o futuro de uma jovem sempre é algo perigoso, a carreira de um atleta pode encontrar fatores que auxiliam ou não no desenvolvimento. Porém avaliando o atual nível demonstrado por Lauren podemos estar vendo o crescimento de uma das melhores zagueiras brasileiras da geração.

--

--

Gabriel Queiroz
De Primeira — Futebol Feminino

Sejam bem vindo! Conteúdo semanal sobre futebol, cultura pop e outros assuntos. Dentro de cada palavra neste perfil existe o peso de um sonho.