O que esperar da Rússia, penúltima adversária da Seleção Brasileira antes das Olimpíadas?

Cathia Valentim
De Primeira — Futebol Feminino
3 min readJun 8, 2021
Foto: Miguel Barreira

Nesta sexta-feira, 11, a Seleção Brasileira enfrenta a Rússia em partida amistosa preparatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O duelo, que acontecerá na Espanha, será ás 16 horas e terá transmissão da Rede Globo.

Esta será a quinta vez na história que Brasil e Rússia se enfrentam. O retrospecto é favorável a Seleção Brasileira. Em 4 jogos, foram 3 vitórias e um empate, com 13 gols marcados e apenas 2 gols sofridos. A atacante Bia Zaneratto é a artilheira deste confronto com 3 gols marcados, ambos marcados nos confrontos entre as equipes que aconteceram em 2016.

Confira o retrospecto entre as equipes:

11/12/2016 — Brasil 4x0 Rússia (Torneio Internacional de Manaus)

07/03/2016 — Brasil 3x0 Rússia (Algarve Cup)

15/09/1998 — Brasil 2x2 Rússia (US Cup)

18/01/1996 — Brasil 4x0 Rússia (Torneio Internacional de Campinas)

Atualmente a Rússia ocupa a 25ª posição no ranking de seleções da FIFA. Em 2003, a equipe chegou a ser 11ª colocada do ranking, melhor colocação de sua história. Uma curiosidade sobre a equipe, é que a seleção feminina jogou sua primeira partida no dia 17 de maio de 1992, e acabou empatando com a Hungria pelas eliminatórias para Eurocopa de 1993. A Seleção masculina fez sua estreia quase 3 meses depois, no dia 16 de agosto do mesmo ano.

Seleção Russa

Em 2015, a ex capitã da Seleção, Elena Fomina, foi escolhida como a nova técnica da Seleção Russa, substituindo Sergei Lavrentyev. Fomina foi a primeira mulher na história a treinar a seleção feminina russa. Tendo conseguido classificação para as Eurocopa de 2017 e para os playoffs da Euro 2022. Nos amistosos entre Brasil e Rússia, realizados em 2016, Fomina já estava no comando da equipe e usou os jogos como preparação para as eliminatórias para Euro 2017, realizada na Holanda.

Na fase de qualificação para o Eurocopa de 2022, que será realizada na Inglaterra, a Rússia foi a segunda classificada do Grupo A, atrás apenas da Holanda, atuais campeãs europeias. As comandadas de Elena Fomina somaram nove vitórias, duas derrotas e um empate nas eliminatórias. Marcando 24 gols e sofrendo 6. As duas derrotas da equipe foram para a Holanda, sendo um 2 a 0 no jogo de ida, e 1 a 0, na volta. A derrota por 1 a 0, que aconteceu em setembro de 2020, foi o último jogo que a equipe perdeu. Fomina deixou o comando da equipe em dezembro.

Com a segunda colocação do grupo, o time disputou a repescagem para Euro 2022, agora sob o comando de Yuri Krasnozhan, e venceu o duelo contra Portugal por 1 a 0, placar agregado, garantindo assim presença na fase final da competição. A atacante Nelli Korovkina, foi a artilheira da equipe na fase de qualificação, com 7 gols e 4 assistências.

A equipe atua em um 4–4–2 que vira um 4–2–3–1 com bastante frequência. Um fato que chama a atenção é que nos últimos 4 jogos, sofreram gols apenas de bola parada, indicando uma certa consistência defensiva com a bola rolando. A meio campista de 25 anos, Nadezhda Smirnova (camisa 10), do CSKA, é a craque do time e atleta pela qual passa todo o jogo da equipe. A frente, as atacantes Nelli Korovkina (camisa 20), Lokomotiv Moscovo, e Marina Fedorova (camisa 17), Lokomotiv Moscovo, são as goleadoras da equipe.

No duelo contra a Holanda, última derrota da Rússia, a equipe perdeu por 1 a 0, gol marcado por Jill Roord, estando as Leoas Laranjas atuando com força máxima. Espera-se que a equipe dê um certo trabalho a seleção brasileira nesta sexta-feira.

Gols que a equipe sofreu nos últimos jogos:

--

--

Cathia Valentim
De Primeira — Futebol Feminino

Pesquisadora e produtora de conteúdos sobre futebol feminino nacional e internacional.