Como calcular o ROI da sua aplicação personalizada FileMaker

Claris
Claris PT
Published in
3 min readMar 28, 2019

Uma das considerações mais importantes no momento de começar um novo projeto de desenvolvimento de software personalizado, como a FileMaker, é o retorno do investimento (ROI) que se poderá obter com o investimento no projeto.

Medir o valor de qualquer projeto em números pode ser uma tarefa difícil, mas é reduzida a três variáveis ​​com uma composição variável para cada uma delas:

1. Redução de Custos

  • Poupar tempo através da eficiência
  • Diminuição nos custos diretos
  • Maior qualidade

2. Aumento de receitas

  • Novos serviços ou habilidades
  • Aumento nas reservas de vendas

3. Custo do projeto

  • Custos diretos
  • Suporte e manutenção

Cálculo do ROI

O cálculo básico é (redução de custos + aumento da receita) / custo do projeto = ROI. Isso ajuda a entender a rapidez com que um projeto será amortizado. Considere o seguinte exemplo da aplicação personalizada e calcule o ROI:

Uma empresa de engenharia oferece o serviço de inspecções e de realização de relatórios de inspeção. Realizam aproximadamente 100 inspeções por mês. Cada inspeção demora aproximadamente duas horas, mas a elaboração do relatório é um processo trabalhoso que exige que o engenheiro passe as suas notas escritas à mão para um documento Word, insira as fotografias da sua máquina fotográfica digital no documento e envie o relatório para ser revisado e formatado antes de ser entregue ao cliente. O processo de redação e formatação requer 4 horas adicionais por relatório. Além disso, os locais de inspecção de cada cliente tem características próprias e cada inspeção pode precisar de incluir alguns critérios diferentes. Essa variação induz a erros humanos ocasionais que exigem uma segunda inspeção, o que ocorre em média três vezes por mês.

A empresa de engenharia recebe um orçamento para uma ferramenta de inspeção — aplicação personalizada — que permitirá que digitem as suas notas directamente num dispositivo móvel que tenha os critérios de inspeção correctos para cada local de inspecção e permita a inserção de fotografias diretamente (que podem ser capturadas com o mesmo dispositivo). Esta ferramenta também formata automaticamente cada relatório e oferece um sistema de revisão por pares. O tempo estimado para executar todas as funções da inspecção e gerar o relatório é de um total de 4 horas. A ferramenta tem um custo estimado de 25.000 dólares americanos.

Com um custo 50 dólares por hora por engenheiro, o custo total para executar 100 inspeções e 3 re-inspeções por mês é de $ 30.900 (taxa de $ 50 por hora x 6 horas / inspeção e relatório x 103 inspeções no total por mês).

No entanto, o custo de realizar essas mesmas inspeções usando a nova ferramenta seria de $ 20.000 ($ 50 por hora x 4 horas / inspeção e relatório x 100 inspeções / mês).

Reduzindo o processo em 2 horas e eliminando a possibilidade de erro humano resultante de uma nova inspeção, isso equivale a US $ 130.800 em poupanças por ano para um investimento de $ 25.000, que é um ROI de 523%.

Conclusão

A implementação desta aplicação personalizada, como a Plataforma FileMaker, na empresa contribui para uma significativa economia no tempo dedicado a algumas tarefas e, acima de tudo, um aumento nos benefícios para a empresa, excedendo em muito o retorno do investimento inicial.

Artigo publicado originalmente por MainSpring.

Para mais informação sobre a Plataforma FileMaker 18 clique aqui.

É possível experimentar a Plataforma de forma gratuita durante 45 días e começar já a inovar. Faça o seu download.

--

--

Claris
Claris PT

Cuenta oficial de FileMaker en España. La plataforma #FileMaker permite crear fácilmente apps personalizadas para #Windows, #Mac, #iOS y la #Web.