Darwinismo digital

Claris
Claris PT
Published in
3 min readMay 3, 2019

Como sobreviver.

Adaptar-se ou morrer

O cientista Inglês Charles Darwin explicou a selecção natural das espécies com a sua famosa teoria: “As espécies que sobrevivem não são nem as mais fortes, nem as mais rápidas, nem as mais inteligentes, mas sim as que se adaptam melhor às mudanças” Se aplicarmos o mesmo princípio das espécies às empresas, temos a resposta ao Darwinismo Digital: adaptar-se ou morrer.

O Darwinismo Digital é o conjunto das mudanças da sociedade devido à evolução da tecnologia. Ocorre a um ritmo veloz ao qual as empresas no mundo inteiro, seja qual for o seu tamanho, localização ou sector, se têm que adaptar imperativamente. O termo ganhou popularidade graças ao escritor e experto em marketing, Tom Goodwin, que defende a transformação digital não apenas como uma adopção de novas tecnologias mas sim como uma ruptura com os processos e estratégias de negócios vigentes.

Este tema não diz respeito só às novas empresas ou às inovadoras startups. Da lista das 500 empresas mais importantes do mundo desde 1955, segundo a revista Fortune, 429 desapareceram.

A rutura e o horizonte

Em apenas 10 anos apareceram no nosso vocabulário novas palavras como smartphone, redes sociais, app ou cloud. Mas sabemos que não são só palavras e que revolucionaram a forma como acedemos à informação, como nos relacionamos uns com os outros, como comunicamos e trouxeram novas preocupações e desafios a nível pessoal e de trabalho. Já se estudam as mudanças físicas que estão a provocar no nosso cérebro e como o nosso corpo se adapta às novas tecnologias. Contudo, algumas empresas ainda resistem em adaptar-se.

Como consumidores mudamos também. Estamos habituados a poder comunicar com qualquer parte do mundo, a qualquer hora e esperamos o mesmo das empresas que nos vendem um producto, comunicação sem limites. Temos acesso fácil e gratuito à informação, exigimos mais dos productos. Um bom producto a bom preço já não é suficiente. Procuramos atenção, personalização, eficiência e valores com os quais nos identifiquemos. O negócio gira em torno do cliente e não do producto. E o êxito é poder oferecer uma experiencia de usuário superior.

As empresas têm de se adaptar às mudanças do comportamento dos clientes, mas também às mudanças dos seus funcionários e às necessidades e exigências da sociedade actual. O único caminho para sobreviver é transformar-se numa empresa digital, na qual o software seja uma parte fundamental em todos os processos. Entender para onde vamos é também saber de onde vimos. Em 2007 não existia, virtualmente, nenhuma app. Hoje, só em Espanha fazem o download de mais de 4 milhões de aplicações por dia.

Enfrentar as mudanças

“A transformação digital é 99% sobre as pessoas e a cultura” afirmou Tom Goodwin. A adopção de um software nos mesmos processos não oferece uma transformação, a transformação digital está em repensar as necessidades da empresa e fazer com que os meios digitais tragam novas soluções para o ambiente de trabalho e para o consumidor.

FileMaker é a Plataforma de Inovação no ambiente de trabalho líder porque permite criar aplicações personalizadas e com soluções únicas para cada negócio. Além de ser flexível ao integrar outros sistemas e linguagens.

As aplicações personalizadas adaptam-se à empresa, aos funcionários, aos clientes, à mobilidade e ao futuro. Para conhecer mais sobre a Plataforma FileMaker pode consultar a nossa página web ou fazer o download da versão de prova com 45 dias gratuitos para começar já a criar uma app personalizada às necessidades do seu negócio.

--

--

Claris
Claris PT

Cuenta oficial de FileMaker en España. La plataforma #FileMaker permite crear fácilmente apps personalizadas para #Windows, #Mac, #iOS y la #Web.