Solutio

Uma operação alquímica

Filipe Henz
Filipe Henz
Published in
2 min readDec 20, 2018

--

Solutio é a operação alquímica relacionada ao elemento água. É dissolver, se deixar perder na imensidão. Solutio representa bem o tempo em que vivemos.

É uma das operações que mais me interessa, pois diz muito bem a respeito de nosso tempo. Como disse Zygmunt Bauman: vivemos em tempos líquidos. O amor líquido, as relações, as emoções e pensamentos líquidos.

As opções são tantas e difícil é a escolha. Nos perdemos nesse oceano de informações e possibilidades, numa falsa sensação de abundância. No entanto, nadamos raso, e ainda sim nos afogamos.

É a liquidez do tempo que não se firma nas mãos e escorre entre os dedos, é a flacidez diante do chamado de materializarmos nossas ideias, nosso sonho, nossa verdadeira vontade. E tudo permanece vago, imenso, nos sentimos pequenos quando tentamos dar conta de tudo.

Dizem que navegamos na Internet. Eu digo que nos perdemos, sem rumo, de uma imagem a outra, de uma manchete a outra, sem finalidade, sem destino, sem a capacidade de traçarmos a nossa própria rota. Essa é talvez a maior característica da contemporaneidade.

Não se culpe, não se julgue, não se martirize, pois não é trabalho fácil encontrar o próprio rumo num sistema construído para nos afogar. E a água é salgada quando com ela tentamos matar a sede.

Solutio, como todas as operações alquímicas, é essencial para a transformação da psique. É necessário dissolver, dissecar, separar para se compreender os pormenores de uma grande parte. Então podemos reagrupar a nossa realidade à nossa maneira, com um novo entendimento, mais completo, sob outras perspectivas.

Solutio é o retorno à matéria original, ou à Prima Materia, à raiz que nos permite compreender as causas.

Nossa sociedade, contudo, estacionou em Solutio, e um dos maiores esforços, em meio a tanta liquidez, é coagular o que acreditamos, trazer de nossa essência o que nos é próprio, e oferecer ao mundo.

Mas essa liquidez absurda há de passar, pois tudo é cíclico, e o tempo de coagular se faz premente.

--

--