O monstro Desmotivação

Filipe Ceccon de Alencar
filipececcon
4 min readFeb 3, 2017

--

Primeiramente peço desculpas ao leitor pela demora na escrita de um novo artigo, mas acredito que o título fale por si só.

De uns dois meses para cá tenho sentido que meu rendimento caiu muito, meu ritmo desacelerou, meus desafios sumiram, em resumo, confesso que me desmotivei e é difícil para mim admitir isso.

Acredito que você deve estar se perguntado o por quê?

Neste artigo quero abordar os pontos que achei interessante ressaltar para que isso jamais aconteça com você.

Com a intenção de te precaver e de eu retomar com o ritmo de trabalho, projetos pessoais e ambição de antes, começo esse artigo pontuando os tópicos que me levaram a isso.

# Saúde financeira

Como sou pai de família e sustento minha casa, é normal matarmos um leão todo dia, quando se está motivado, por mais que pareça difícil, temos ânimo para saborear cada obstáculo, mas quando a previsão é tempo nublado e chuva no decorrer do período a coisa complica.

Como sou muito ansioso, em minha cabeça giram muitas preocupações. Detesto situações inacabadas e/ou mau resolvidas.

Sem considerar imprevistos urgentes, é obvio que se nossas finanças não estão bem foi por algum erro de cálculo nosso.

Saber que você é responsável por um contratempo financeiro por que não calculou direito, me dá vontade de bater na própria cara. (PLAFT!)

Dia a dia ficava me perguntando: Como não vi isso ? Há pouco li um livro bem conhecido e até meio batido já chamado “Quem mexeu no meu queijo” e aprendi que não podemos perder tempo chorando pelo leite derramado, temos de agir depressa e traçar uma estratégia para conseguirmos nos ver fora dessa situação, mesmo que a médio prazo, ainda assim se tem a sensação de problema resolvido.

# Desafios

Existem pessoas que são movidas a desafios, eu sou uma delas. Para pessoas com o mesmo perfil, estar em um ambiente de trabalho onde eles não existem, gera tempo livre, muito tempo livre gera procrastinação e é aí que mora o perigo.

Se você está sob a gerência de pessoas que tem um mindset raso, que limitam sua proatividade, que está com expectativas diferentes das suas, e para selar tudo isso, se a comunicação está escassa, parabéns amigo, a cama está feita para você deitar. Tudo que a procrastinação precisa é de tempo livre em excesso.

Estar em um projeto onde há falta demanda é muito ruim, por mais que procure sempre estar ocupado e sugerir melhorias e novas funcionalidades para um software do qual se está em continuidade é preciso de aprovação de alguém, sua proatividade fica podada.

Veja que essa é uma situação muito delicada, dependendo do segmento da empresa em certas épocas do ano que isso é normal, agora onde isso ocorre e não acontecem mudanças, o certo seria, sair do projeto e ir para outro.

Se ocupe sempre, verá que o tempo passa muito rápido e que seu dia foi extremamente produtivo. Isso me causa até um alívio de saber que estou cumprindo com o meu papel, que estou comprometido com a empresa e com o projeto, que estou vestindo a camisa, me sinto bem quando isso acontece.

# Problemas familiares ou conjugais

O emocional está diretamente ligado a nossa produtividade, se você tem algum parente próximo que se foi, problemas no casamento, entre outros, saberá o quão difícil é se concentrar no trabalho, é preciso um tempo para deixar esses sentimentos maturarem para que isso seja diluído ou resolvido.

Estar com o pensamento em um lugar e presente em outro não é bom para ninguém, nem para você e nem para a empresa. Tudo está interligado.

Procure resolver as coisas com a cabeça fria pois a impaciência e a intolerância pode te fazer tomar o caminho 100% emocional e a decisão errada.

# Reconhecimento

Se você fez um bom trabalho (e não são todos que o fazem) e não tem reconhecimento, remuneração ou visibilidade o descontentamento é vital. Todo humano segue em um modelo de ação e reação.

Quando a reação é uma espécie de “recompensa” sabemos que estamos no caminho certo, quando não, temos que tentar novamente por outro lado, pois só se aprende errando. Uma pergunta retórica: E quando a “recompensa” não vem de nenhum modo ?

Você no mínimo se sentirá indignado, pode até ser consigo mesmo. A autocobrança é algo inevitável para uma pessoa psicologicamente normal.

Darmos o nosso melhor é de uma autossatisfação enorme mas quando não há reconhecimento, há uma oportunidade para o negativismo.

Vale relembrar que nem tudo são flores e por favor não estou reclamando de nada, agradeço a todas as dificuldades, pois é enfrentando problemas que evoluímos.

Apenas estou compartilhando isso para que possa se atentar a alguns pontos para que nada disso lhe aconteça.

Entenda que não estou me lamentando, isso já foi superado, não me sinto mais assim, já estou animado em retomar o ritmo, já me sinto renovado em escrever algo novo. Conversar com pessoas mais próximas e expor algumas situações pode te ajudar a mudar de perspectiva e retomar os trilhos.

--

--

Filipe Ceccon de Alencar
filipececcon

Metaleiro, pai de família, programador e entusiasta do empreendedorismo