O que fazer quando alguém está com baixa produtividade.

Filipe Ceccon de Alencar
filipececcon

--

É um caso muito comum quando se trata de equipes, possivelmente notarmos algum integrante que está com a produtividade baixa. Estamos falando de um caso muito delicado, existem muitas variantes em relação a baixa produtividade. O que pretendo citar é em relação ao integrante em si vendo do ponto de vista de um líder de equipe, o foco é esse.

Quando se trata de baixa produtividade de uma pessoa do time, não podemos fazer vista grossa, principalmente se é uma pessoa de suma importância para o projeto. Isso pode acarretar em problemas graves para todos que estão envolvidos:

- Alguém terá de fazer o trabalho de outra pessoa

- O cliente pode sofrer um atraso no projeto

- O time terá de estender expediente para suprir as demandas

- Inimizade entre os integrantes do time

Entre muitos outros problemas.

Você como líder tem que cuidar para que seu time mantenha uma boa produtividade e atender as expectativas da sua equipe, clientes e chefes.

Das inúmeras atitudes que podemos ter para avaliar e atuar na solução do problema cito algumas abaixo que acho interessante salientar.

# Tente entender o lado dele

Na vida nem tudo são flores e as vezes as pessoas estão passando por momentos difíceis, seja em questão matrimonial, emocional, pessoal e etc. Mas não são essas questões que quero apontar e sim a questão profissional. Há muitas pessoas no mercado com o potencial tecnicamente alto, e nem sempre são os melhores profissionais.

Podemos nos surpreender com aquela pessoa menos promissora mas com um comportamento solícito, disposto a servir com o time (vestir a camisa) e estar fazendo muito mais a diferença do que o outro. Mas tente entender o problema de perto. Chame-o para uma conversa e fale:

- Nesses últimos dias notei que você está produzindo menos. Está acontecendo algo, e se sim, em que posso te ajudar?

Lembrando que estamos falando da questão profissional, tente ver a raiz do problema, isso por ser vital em vários pontos, mas o principal objetivo dessa conversa é mudar a perspectiva.

Claro que estamos falando de um aspecto positivo. Jamais fale para uma pessoa que ela não serve para isso ou aquilo, mude a perspectiva para que ela mesma veja isso, ou não, que ela mesmo veja a capacidade que tem e esteja disposta a mudar para melhor.

Revigorar a vontade de alguém faz com que a gente se sinta importante na vida das pessoas, que fomos capazes de dar aquele empurrão.

Se não formos fazer a diferença, para que estamos aqui?

Para ser só mais um peão no tabuleiro?

Desperte a atenção dele para ele mesmo, toda pessoa é importante para o time, faça-o se sentir importante, faça-o sentir que ele pode fazer a diferença e que tem capacidade de sobra para isso, faça-o ver o quanto ele pode fazer em sua total capacidade com sua vontade própria trabalhando a seu favor.

Líderes fazem isso, se preocupam com seu time. Se você se mostrar preocupado com ele provavelmente confiará em você.

# Veja-o trabalhando sem ser notado

É normal que depois de uma conversa dessas você dê aquela “observada”, até mesmo para confirmar se houve essa mudança de postura de dentro para fora. Afinal de contas não adianta você ficar o empurrando para ele trabalhar, será desgastante para os dois e com certeza irá gerar atritos.

Note o que pode estar tirando a atenção dele que não o deixa produzir, e veja por quanto tempo ele fica nessa até voltar ao trabalho e se é que volta, assim você terá certeza do que está acontecendo.

Ele pode muito bem ter mentido para você e inventado um motivo, quem garante? Obviamente não são todos os casos mas isso acontece com mais frequência do que você imagina.

# Alerte-o a procrastinação

Todos nós já caímos nisso, quem já não deu aquela passadinha no Facebook e ficou por lá que atire a primeira pedra. De fato é uma questão muito relativa. Não somos robôs e temos de ter algumas pausas durante o trabalho, seja para tomar um café ou uma água.

Existem pessoas que produzem muito rápido e podem passar no Facebook tranquilamente que entregam no prazo, mas não são delas que estamos falando.

Procrastinação em excesso é um veneno para qualquer um, ainda mais se a pessoa está em uma tarefa muito entediante, em vez de reunir forças para acabar e se livrar logo é mais fácil procrastinar. Aquela “olhadinha” pode te ajudar e livrar você e ele de situações ruins mais para a frente.

# Dê-lhe uma tarefa importante para ser entregue

Muitas vezes a tarefa que está sendo executada por ele não é a que ele tem mais vontade de fazer, claro que não se consegue tudo o que quer na vida, mas harmonizar as atividades explorando o melhor de cada integrante do time é o papel do líder.

Você pode ver uma tarefa que ele gostaria muito de fazer e pode lhe passar a responsabilidade. Se ele se animar de cara, já é um bom sinal de que pode estar no caminho certo. Isso pode ser uma boa estratégia para atingir o sucesso de ambos, mas principalmente daquela sua primeira conversa.

O êxito selará o acordo que vocês dois combinaram e da melhor forma possível. Assim aumenta ainda mais sua credibilidade não só com ele, mas com todo o time de que você foi visionário e conseguiu encaixar muito bem as atividades. Se você tem aquela pessoa que faz corpo mole, o famoso “braço curto”, lhe dar uma atividade com um nível de responsabilidade alto pode ser arriscado, mas o ideal é que você faça junto com ele.

Chame-o para a responsabilidade ele sentirá a pressão e verá do que você está falando e com certeza essa será a melhor coisa que você pode fazer por que ou ele se motiva e fica ou sente a pressão e sai.

Não tem por que você manter um “braço curto” no seu time. Já está te prejudicando e com isso você irá reverter o quadro de um jeito ou de outro.

# Faça conversas periódicas

Quando estamos trabalhando com a pessoa conseguimos ver de perto como foi seu desempenho. É muito importante que façamos uma coisa, o feedback. Conversas periódicas a sós o farão entender que a coisa é séria e que você está de olho em tudo que está acontecendo.

Saberá que o trabalho dele impactará no seu, assim ele tem de fazer o trabalho, tem de se importar com o projeto, se isso não acontecer, continue lhe passando tarefas a medida que os prazos vão chegando, que vá assimilando o conteúdo, que vai entrando no ritmo de trabalho e vá entregando as tarefas.

Se ele se encaixar no perfil da sua equipe logo entrará no ritmo e se não acontecer essa pessoa não tem o perfil para trabalhar nesse time. Claro que isso tem de ser de forma gradual, não adianta jogar tudo no colo dele e esperar que tudo esteja pronto.

Vocês estão no mesmo barco, se ele precisar de ajudar, ajude-o sempre, se não for você outra pessoa do time pode fazer, o importante é ele sinalizar isso, e seu papel é perceber também.

Essas conversas podem ter um período de tempo que fique confortável para vocês, mas não deixe de fazer e meu conselho é que faça em tiros curtos de tempo, semanal ou quinzenal, para não deixar passar nada em branco, nem os méritos, nem os deméritos.

Se você usa Scrum e faz daily meeting não tem necessidade de fazer isso diariamente.

Acredito que com esses pontos algo irá mudar, o intuito é sempre melhorar. Mas creio que com essas atitudes seu time será mais grato de ter um líder observador e confiante na equipe.

--

--

Filipe Ceccon de Alencar
filipececcon

Metaleiro, pai de família, programador e entusiasta do empreendedorismo