Perspectiva sobre motivação

Esta semana resolvi fazer um post não técnico, não só cumprindo as outras propostas do blog mas por que vivenciei algumas conversas nesse período que me levaram a fazer este artigo.

Se fala tanto hoje em dia sobre motivação que há inúmeras pessoas dizendo o que você tem que fazer, tentarei dizer a minha maneira como mudar a perspectiva, enxergar as coisas por um ponto de vista diferente, a palavra é conscientizar.

Tive contato com pessoas que estão no mercado de trabalho há um tempo, outras começando, outras querendo mudar de área, mas aqui vão algumas perguntas retóricas:

  • Você encara seu trabalho como algo prazeroso, apesar dos problemas, ou apenas um sustento?
  • Você trabalha sempre esperando a sexta-feira?
  • Você mal espera o horário de ir embora?
  • Você faz o que dá ou o que quer fazer?

Agora a mais retórica de todas: Você realmente ama o que está fazendo?

É muito comum as pessoas falarem: — Tem que fazer o que gosta!. Mas não é somente fazer o que gosta é também gostar do que faz. As pessoas geralmente não fazem o que gostam por medo de algo, ou família, contas e etc. Ainda há gente que tem um pensamento retrógrado com medo de perder o trabalho, e esse discurso de perdedor chega a irritar.

Querido leitor, se você pensa assim vou lhe contar uma coisa, não é você que têm que ter medo de perder o trabalho é o trabalho que têm que ter medo de perder você! É exatamente o inverso.

Aí você se pergunta: mas como eu faço isso? Existe uma palavra chamada empregabilidade, traduzindo, você tem que se manter “empregável”, qualificado, preparado profissionalmente para qualquer situação ou desafio.

Analisando por outro lado:

  • Você se contrataria?
  • Você pagaria para você o salário que recebe?

Com base nisso, tenho alguns pensamentos que acho muito válido compartilhar para você que está começando, ou está acomodado, que precisa mudar a sua perspectiva e de como ver as coisas de outro ponto de vista.

# Escolha um ramo

Para você que está começando pense em algo que você gosta muito de fazer ao ponto de se ocupar com isso de forma espontânea, sendo extremo, algo que você de verdade teria disposição para fazer pelo resto da vida. Isso é muito importante, saber o que quer.

Pessoas sem objetivo de vida não chegarão a lugar nenhum até encontrarem o que realmente querem. Não precisa ir de cabeça, explore primeiro, pesquise, faça um teste vocacional.

Pense que você é o investidor de carreira, que você vai investir em uma pessoa que tem futuro no que escolheu, uma pessoa que tem paixão por aquilo que deseja fazer, aquela que te passa firmeza, agora pense que essa pessoa a investir é você mesmo. Quanto mais cedo você conseguir descobrir isso, mais chances de ser bem sucedido você terá.

Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
- Confúcio

# Trace uma estratégia

Se você ainda não tem como fazer o que quer de imediato, quando fará? Ponha uma meta e trace tudo o que você tem que fazer para alcançá-la. Se acontecer algum imprevisto, desvie por um instante, e imediatamente retome seu caminho. Planeje, e siga seus planos.

Os japoneses são peritos nisso, lá todo projeto tem a proporção de 90% planejamento 10% execução. Já viu como se recuperaram rápido dos devastadores tsunamis em um curto prazo de tempo? Planejamento! Não deixe seus objetivos de lado, não deixe sua vida se esvair pelo tempo, trace isso hoje, o tempo é precioso, saiba usá-lo a seu favor.

O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.
- Franz Kafka

# Dê o seu melhor

Se você tem convicção daquilo que quer, faça! Reme contra a maré, pessoas para te criticar terão milhares, para te apoiar serão poucas. Se esforce além dos demais, mesmo quando não houver mais forças você terá o sentimento de que está no caminho certo.

Você colocará a sua cabeça no travesseiro esperando para fazer ainda mais no próximo dia. Chegará ao ponto de você achar que o dia teria de ter mais de 24 horas! Trabalhe para valer! Não queira como muitos um emprego, queira trabalho! Muitos irão querer suas medalhas, mas poucos irão querer passar o que você passa!

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.
- Provérbio Chinês

# Tenha prazer em servir

Se você sente prazer no que faz, você está no seu lugar. Sentir satisfação em sua ocupação é o que muitos procuram e nunca encontram e se você encontrou ótimo! continue alimentando isso diariamente buscando desafios. Não deixe a peteca cair, pode até diminuir o ritmo mas o importante é não parar.

Tenha satisfação em fazer o seu melhor, com proatividade, e vontade de melhorar sempre, mesmo que seja para outra pessoa, não é fazer papel de bobo, isso é evoluir. Se pensarem que estão te fazendo de bobo, pode acreditar que o bobo são eles, você é quem está evoluindo. Como diz o ditado: Servir bem para servir sempre!

Quem não Vive para Servir, não Serve Para Viver
- Mahatma Gandhi

# Fique atento as oportunidades

Sempre que houver uma oportunidade pegue-a e faça acontecer! Você conseguirá identificar fácil esse cenário, geralmente é quando há um grande problema a ser resolvido. As pessoas sempre pensam: Onde há fumaça, há fogo! Mas nesse caso você é o bombeiro.

Se você tem capacidade de resolver, vá e resolva. Entretanto é importante saber que se atirar em um problema grande a ser resolvido sem preparo demonstra imaturidade e irresponsabilidade. Já devem ter te falado: Escolha bem suas brigas! Mas se for ao ringue, vá para nocautear!

No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
- Albert Einstein

# Pare com desculpas, arranje motivos

Quantas pessoas que em seu círculo social dizem: — Eu queria, mas tentei e não consegui aí desisti!. Será que essa pessoa queria mesmo ? Até quando vai deixar seus sonhos de lado arranjando empecilhos ? Visualize a realização de seus objetivos e não a adversidade para alcançá-los. Problemas todos temos mas é a capacidade de lhe dar com eles é que faz de você um vencedor! Persista, persevere, sonhe, lute você vai chegar lá!

Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.
- Mahatma Gandhi

# Seja humilde

Até os mais experientes tem algo a aprender com os iniciantes, ninguém sabe de tudo. Mesmo sendo alguém com experiência, não seja tímido em perguntar quando desconhece tal assunto. Se você é um líder, trate seu subordinados com respeito e não com arrogância. Não é por que estão sob seu comando que você tem o direito de usar e abusar do seu poder em seu cargo. Grandes líderes conquistam sem nenhum poder, apenas com autoridade. Não, autoridade não é poder, são coisas diferentes.

Que poder tinha Martin Luther King ? Todavia lutava pela causa em comum e conquistou sua autoridade. Se estiver em reunião com um cliente, qual é a importância em mostrar que você conhece mais que ele em um assunto ? nenhuma!. Ao invés se preocupar com o problema dele está mais preocupado em massagear seu ego. Se portar com arrogância e prepotência de forma imperativa mancha sua imagem de todos os lados.

Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza.
- Benjamin Franklin

# Tire um tempo para si

Ter um tempo para se distrair é importante também, não somos máquinas, precisamos nos dar uma folga mental. Esqueça de tudo por algumas horas ou um dia da semana e viva a vida! Conciliar família, trabalho, estudo, e um tempo para si próprio é uma arte que temos de ter maestria. Descarregar seus pensamentos, reciclar a mente faz parte do processo.

É como se fizéssemos uma faxina cerebral e depois retomamos com as coisas no lugar. Tenho vontade de aprender a meditar e creio que logo irei atrás de saber como se faz. Ajude sua sanidade a voltar no lugar, as pessoas ao seu redor irão agradecer!


Referências

Livro: A Arte da Guerra — Sun Tzu

Livro: O Monge e o Executivo — James C. Hunter