Sobre O Homem Duplicado (Enemy)

Jefferson Teixeira
2 min readFeb 28, 2016

--

O Homem Duplicado (Enemy), 2013. Direção: Denis Villeneuve.

José Saramago foi um escritor português que deixou na história da literatura diversas obras fantásticas, e uma delas foi o O Homem Duplicado. A obra foi lançada oficialmente pelo português em 2002. O filme que é baseado no livro, lançado em 2013. A história da obra, como podemos imaginar ao ler o título, trata-se de eventos que ocorrem em torno de 2 pessoas ou 2 personalidades (você vai descobrir, ou não).

Mas vamos focar no filme. É importante citar que Jake Gyllenhaal mais uma vez interpreta o papel principal de uma pessoa com o gênio delicado, problemas psicológicos e um relacionamento atípico com as pessoas ao redor. É um desses filmes onde o ator simplesmente domina o personagem principal e deixa os espectadores com aquela sensação de mistério e gostinho de quero saber o que mais vai acontecer. Jake tem essa facilidade, assim como fez no Donnie Darko (por favor, assistem).

No filme percebemos que há 2 homens, com vidas diferentes. Um é professor de história e o outro ator. Em um determinado momento, um descobre o outro pelo acaso, e a história começa a se desenvolver em torno dessa situação.

Até aí você pode pensar que a história é simples, mas aí durante todo o filme algumas aranhas (sim, aranhas) aparecem sem sentido, e vai deixando uma confusão no ar. Principalmente com o final do filme. É muito difícil de entender o filme sem ler a obra de Saramago ou ver algumas explicações no youtube. E isso é ótimo. Uma obra tão única e intelectual, digno daquela lista que tem Clube da Luta em primeiro lugar.

--

--