
Consultoria aberta — sessão 1
Olhando para as estratégias do negócio
Esse é o primeiro post da série que vai acompanhar do início ao fim um processo de consultoria de financeira e de gestão para profissionais autônomos. Processo e ferramentas abertos e gratuitos para quem quiser fazer por conta própria.
A primeira sessão do programa de consultoria é sempre dedicada a mapeamento: tanto das finanças pessoais quanto das estratégias do negócio. O objetivo é colocar na mesa o que temos hoje. Visualizar a forma como as coisas estão sendo feitas e em que direção. A partir disso, podemos identificar as primeiras dúvidas e as alternativas que temos a seguir.
Business Model Canvas: visualizando os pontos-chave do negócio.
Para a primeira sessão com a Adri, havíamos combinado uma tarefa prévia: o preenchimento do business model canvas da Palatute, estúdio de Hand Lettering que ela está iniciando. O objetivo da tarefa era dedicar algum tempo pensando nas estratégias atuais do negócio. Assim, pudemos durante o encontro enxergar quais possíveis segmentos de clientes e parceiros valeria mais a pena focar a energia nas próximas semanas.
Aqui você pode conferir o template do canvas que estamos usando. É gratuito e bem fácil de usar.
“Foi muito bom o Victor ter me pedido como tarefa preencher um business model canvas antes da nossa primeira reunião. Ter um tempo para pensar em cada detalhe do meu negócio foi importante para eu começar o processo entendendo a dimensão do que estava por vir, além de já proporcionar alguns insights que pude levar para o Victor. O business model canvas (para quem, como eu, nunca tinha ouvido falar) é um modelo de estruturação de negócios muito prático. Tive apenas algumas dúvidas sobre alguns termos que eu não dominava da área, mas todas as dúvidas foram resolvidas na primeira sessão da consultoria.”
Organizze: mapeando gastos e entendendo o perfil financeiro.
Além do canvas, também pedi a Adri que começasse a anotar todos os gastos que tivesse durante a semana anterior ao primeiro encontro. Isso poderia ser feito usando um aplicativo ou mesmo um caderno, o importante era manter a disciplina de anotar TODOS os gastos durante uma semana.
Como a Adri comentou que se dava bem com tecnologia, recomendei o uso de um app chamado Organizze. Sempre indico esta ferramenta para controle das despesas pela simplicidade e design intuitivo; você só precisa se cadastrar grátis e ir colocando as suas despesas e receitas. Já para gestão financeira do negócio sugiro outro sistema, mas veremos isso mais a frente.
“Eu tenho muita facilidade em fazer listas, separar tópicos e estruturar uma organização inicial. Mas tenho muita dificuldade em manter essas questões atualizadas. Preciso vencer essa barreira e criar o hábito de anotar para onde está indo o meu dinheiro. Consegui fazer isso por duas semanas, antes da primeira sessão. E, para ter uma visão maior do que estava entrando e saindo da minha conta mensalmente, fiz uma análise dos últimos seis meses do meu extrato bancário, separando gastos por áreas como educação, lazer, alimentação, saúde, casa, etc. Posso dizer que esse processo foi decisivo para eu perceber que precisava urgentemente organizar de forma racional e estratégica as minhas finanças, pois estava gastando o dobro do que realmente poderia. Em relação a isso, o Victor está me ajudando a definir onde e como posso economizar para alcançar meus objetivos sem sofrimento, hehe.”

Próximos passos: direcionando a energia para as atividades rentáveis a curto prazo.
Nessa primeira sessão trabalhamos apenas no canvas da Palatute, revisando o que a Adri tinha feito e organizando melhor as informações. Em mais ou menos 1 hora conseguimos enxergar alguns caminhos possíveis para a Palatute e chegamos a definição de onde focar a energia das próximas semanas.
Como a Adri me falou da urgência de ver resultados palpáveis do trabalho (também conhecido como “ver dinheiro entrando”) decidimos focar nos workshops que já estavam com inscrições abertas e em freelas, trabalho que a Adri já faz para algumas empresas.
Decidido isso, agora a tarefa é focar a energia nessas duas frentes de trabalho. E além disso, manter o controle dos gastos diários no Organizze, já que essa coleta de informações vão ser valiosas mais a frente.
Estratégia: buscar receita a curto prazo para investir em segmentos de longo prazo.
Como estratégia, preferimos buscar num primeiro momento uma entrada constante de receita para depois investirmos energia em prospectar clientes de segmentos com maior potencial de receita mas expectativa de resultados a longo prazo.
“Depois da nossa primeira reunião, eu senti que a preocupação que eu tinha em relação ao dinheiro ficou menor. Isso não quer dizer que eu não me preocupe mais, mas agora eu sei como começar e onde quero chegar. Acho que maior parte da aflição que eu tinha em relação às finanças era exatamente essa, sabia que precisava ter um controle e um domínio total do meu dinheiro, mas não fazia ideia de como fazer isso. Me sinto motivada e ansiosa pelos próximos passos, pois ter o domínio total do meu dinheiro significa alcançar a minha independência financeira e me sentir mais confiante como mulher no mercado de trabalho”
Na próxima semana, vamos encarar o desafio de precificar alguns serviços e produtos da Palatute, buscando definir um preço justo para o trabalho. Se você também tem dúvidas em relação a este assunto, fique ligado no post da semana que vem. Vamos relatar o processo e desmistificar um tópico que parece complicado, mas pode ser bem simples. Até mais, aguardamos vocês!
Esse texto foi útil para você?
Se foi útil, clique no ❤ ali embaixo. Assim você ajuda mais pessoas a encontrar essa história.