Como saber se essa é a oportunidade da sua vida ou se é uma furada

Quem nunca foi apresentado a uma oportunidade de negócio ou investimento que parecia um “negócio da China”, mas que acabou sendo a maior furada?

Eu acompanhei muitas dessas histórias e inclusive escapei de várias ao longo do tempo. Acabei desenvolvendo um método para identificar e me livrar dessas situações perigosas e é isso o que descrevo abaixo.

1. Identificação da possível enganação

Esse tipo de esquema costuma seguir algumas estratégias já conhecidas e para as quais você deve ficar atento. São sinais que indicam que algo pode estar errado e que devem levá-lo a analisar o assunto com maior cautela.

Algumas dessas estratégias são:

a) Apresentar uma oportunidade de ganhar muito e rápido
b) Apresentar uma oportunidade em que parece que você poderá tirar vantagem da pessoa que está te vendendo a ideia
c) Dar a sensação de urgência, a necessidade de entrar imediatamente no negócio, seja para sair na frente, seja porque muitas pessoas estão interessadas
d) Insistir por uma decisão imediata, sem te dar muito tempo para pensar
e) Apresentar uma imagem que é exatamente o que você buscava em toda a sua vida e que parecia impossível de alcançar
f) Mostrar casos de pessoas que alcançaram o que ele está propondo com muita facilidade e em pouco tempo
g) Mostrar dados que indiquem ou reforcem o que ele está falando, mas sem determinar com clareza de onde tirou essas informações e quão verídica elas são
g) Apresentar um mecanismo ou estrutura de negócio confuso, que não é possível entender facilmente ou que te deixe pensando o porquê da pessoa estar te oferecendo essa oportunidade

Essas estratégias são utilizadas de forma combinada com o objetivo de paralisar a sua mente. Sim, a ideia é deixá-lo seduzido e pressionado, acreditando que você não pode deixar essa oportunidade única passar. Pode parecer bobo, mas essas estratégias funcionam e fazem com que pessoas inteligentes caiam histórias mal contadas.

2. Reflexão ampla da realidade

Se você identificou uma ou mais das estratégias acima, te sugiro acender uma luz vermelha, suspender a negociação e refletir sobre o negócio de forma ampla.

Nesse tipo de situação, sugiro, no mínimo, uma noite de sono para esclarecer as ideias e consolidar os pensamentos. Você pode seguir o seguinte roteiro:

a) Acalme-se e tenha a certeza de que boas oportunidades sempre podem ser criadas (essa não é a única da sua vida).
b) Coloque no papel exatamente o que o outro está te prometendo e reflita sobre a real possibilidade disso acontecer.
c) Questione os fatos e dados que ele apresentou como verdades e que você não conhecia antes. Busque outras fontes.
d) Considere os possíveis riscos que o outro deixou de mencionar. Verifique quais os reais pontos em que a estratégia se baseia. Se todo o seu potencial de ganho baseia-se em um ponto sobre o qual você não tem controle, a sua exposição ao risco é imensa.
e) Coloque-se no lugar do outro e procure entender o que ele está ganhando com a proposta e o porquê dele apresentá-la. Resista à tentação de considerar que o outro não sabe o que está fazendo. É quase nula a possibilidade de bater à sua porta alguém que quer se prejudicar para ajudá-lo ou que fará isso por falta de conhecimento.

Por fim, resista à tentação de decidir por impulso e com a esperança de que dê certo. Se você confiar na sorte, terá a chance de ganhar alguma vez, se confiar no conhecimento, terá a certeza de estar seguindo o melhor caminho possível.

Para saber mais sobre esse assunto, leia o post sobre diversificação de investimentos e sobre o maior erro do investidor iniciante. Conte-me abaixo como você tem feito para não se deixar cair em situações como essas!


Gostou do post? Inscreva-se aqui para receber mais dicas sobre investimento e nos acompanhe também no instagram!