Está na hora de investir na bolsa?

Semana passada, duas pessoas me procuraram para saber sobre investimentos em bolsa de valores. São pessoas que estão começando a poupar algum dinheiro e, ouvindo o burburinho a respeito do “bom momento” da bolsa, queriam saber se deveriam entrar.

Nos dois casos, a resposta era a mesma: sim e não.

Sim. Está em uma boa hora de investir na bolsa. Já esteve melhor, mas a crise econômica e a queda da bolsa nos últimos tempos favorece com que empresas estejam sendo vendidas e compradas abaixo do que elas realmente valem. Comprar empresas por valores menores do que valem é uma boa estratégia usada por Warren Buffet para reduzir seus riscos de perda com o investimento.

Não. Se você está me perguntando se deve ou não investir na bolsa, provavelmente a resposta para a sua pergunta será não.

Veja, o investimento em ações é um investimento de risco. Isso significa que você pode até conseguir um bom rendimento, mas corre o risco não só de não ganhar nada, mas também de perder todo o seu dinheiro.

Na minha visão, existem dois tipos de rendimento — o valor do dinheiro no tempo e o valor do trabalho. O valor do dinheiro no tempo é o que você ganha quando poupa e aplica em títulos sem risco. Você ganha um pouquinho, mas também não corre risco nenhum. Esse tipo de investimento é ideal para quem não tem ou não quer dedicar tempo e trabalho para investir. Não sofra por estar ganhando pouco, fique feliz por estar ganhando sem fazer qualquer esforço e sem correr grandes riscos.

O segundo valor é o valor do trabalho, ou seja, o retorno que você tem quando se dedica a algo, adquire conhecimento e capacidade e usa isso a seu favor. Você pode fazer isso na sua profissão e pode fazer isso investindo no mercado de ações.

Ou seja, por meio do trabalho e do conhecimento, o risco do mercado de ações pode, sim, ser reduzido (como falei nesse post), e você pode ter bons rendimentos de forma consistente.

Mas, para isso, é preciso adquirir conhecimento e realizar o trabalho de estudar antes de investir. Não se iluda achando que você pode ganhar muito dinheiro no mercado de ações — acima do rendimento do tempo - sem dedicar tempo e trabalho. Pode até ocorrer de você ganhar alguma vez, mas isso não passará de uma sorte.

Agora, se você estiver disposto a se dedicar e correr atrás de realizar o necessário para investir com segurança na bolsa, muito dificilmente você irá me perguntar se está na hora certa de investir na bolsa. Realizando seus estudos sobre o tema, você descobrirá que, independente da “opinião do mercado”, cada investidor deve realizar seus investimentos no momento em que acha a oportunidade que está de acordo com o que ele está procurando.


Obs: Uma outra opção seria investir com auxílio de consultores, assessores, etc. Nesse caso, essas pessoas estão trabalhando por você e, por tanto, você precisará pagar por esse trabalho. Você pode até cogitar essa possibilidade, mas tenha certeza de que esse pagamento vale à pena e que o valor pago será mais barato do que o ganho que você terá. Por outro lado, se o seu valor de investimento é pequeno, ele provavelmente não paga o trabalho de um bom investidor.


Gostou do post? Inscreva-se aqui para receber mais dicas e reflexões sobre consumo e nos acompanhe também no instagram!