O maior erro do investidor iniciante (ou nem tão iniciante assim)

Lilian Byrro
Jun 23, 2016 · 3 min read

Qualquer investidor iniciante, ao se propor a realizar um investimento, tem como primeiro ímpeto analisar o mercado. Partindo de um gráfico ou de dados históricos, muitas vezes o investidor se convence estar diante de uma informação valiosíssima ao perceber que os preços têm subido ou que a ação X já custou bem mais caro no passado.

Sim, as informações de mercado são importantes. Não, elas não te darão elementos suficientes para tomar uma boa decisão.

Primeiro, porque, assim como você, todos os investidores conhecem essas informações de mercado e tem se baseado nelas para tomar suas decisões.

Segundo, porque guiar-se pelo mercado atual não te dá vantagem nenhuma frente ao que pode acontecer no futuro.

Para entender melhor, veja o que Benjamin Graham escreveu, em seu livro “O Investidor Inteligente”, sobre a figura do “Sr. Mercado”:

Imagine que você possui uma participação pequena em uma companhia de capital fechado que lhe custou U$1.000. Um de seus sócios, chamado Sr. Mercado, é de fato muito prestativo. Todo dia ele lhe informa o que pensa ser o valor de sua participação e, além disso, se dispõe a comprar de você ou vender a você uma participação adicional naquelas bases.

As vezes, sua ideia de valor parece plausível e justificada pela evolução e pelas perspectivas do negócio da forma como você as conhece. Por outro lado, o Sr. Mercado deixa frequentemente o entusiasmo ou o receio tomar conta dele e o valor proposto por ele lhe parece pura bobagem.

Veja, então, que guiar-se pelo mercado é colocar seu investimento nas mãos de uma pessoa extremamente instável e talvez com “incuráveis problemas emocionais”.

Por isso, você não deve confiar no Sr. Mercado, não deve acreditar nunca no que ele está te dizendo agora. Por outro lado, isso não significa ignorá-lo por completo, significa buscar formas de torná-lo útil para sua estratégia de investimento.

Por exemplo, caso você tenha uma atitude mais fundamentalista. Você, inicialmente, pode ignorar o mercado e se preocupar em quantificar o valor real do seu investimento. A partir disso, passa a esperar o momento em que o Sr. Mercado estiver subvalorizando seu investimento para comprá-lo. Essa atitude garante o seu retorno no longo prazo, independente das valorizações futuras do mercado.

Outra opção, mais técnica, é procurar prever os comportamentos do Sr. Mercado. Veja bem, não é uma questão de chute e muito menos de se acreditar que o que está acontecendo HOJE no mercado vai continuar a acontecer. É necessário conhecer a fundo o “senhor” em questão, sua forma de pensar, suas prováveis reviravoltas. Prever o mercado exige criar uma teoria de como ele vai se comportar e buscar sinais que lhe auxiliem a aceitar ou descartar essa teoria ao longo do tempo. Isso porque esperar os resultados se concretizarem significaria colocar em risco o seu patrimônio.

Independente da sua estratégia, o ideal é que você comece a questionar o que esse senhor te diz e buscar elementos que te deem a convicção de saber bem mais do que esse Sr. Mercado. Pois, como dizia Warren Buffet:

Se (você) não tem certeza de entender ou avaliar seu negócio de forma muito melhor do que o Sr. Mercado é porque você não é do ramo. Como se diz no jogo de pôquer: “se você não for capaz de descobrir quem é o pato da mesa depois de meia hora de jogo, então é porque você é o pato”.


Gostou do post? Inscreva-se aqui para saber mais investimentos! Deixe abaixo o seu comentário sobre como tem utilizado o Sr. Mercado a seu favor!

Finanças Pessoais

Para quem quer mandar no dinheiro e não o contrário.

Lilian Byrro

Written by

Professora de Finanças

Finanças Pessoais

Para quem quer mandar no dinheiro e não o contrário.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade