
Onde devo investir o meu dinheiro?
Essa foi a pergunta de um aluno que, preocupado com o baixo rendimento da Caderneta de Poupança, buscava uma alternativa para a sua economia mensal.
Ele queria um investimento simples, que não precisasse ficar acompanhando e que desse a ele segurança e estabilidade.
Antes de responder essa pergunta, vale à pena explicar um pouquinho sobre os quatro tipos principais de investimentos de renda fixa: Caderneta de Poupança, Tesouro Selic, CDB e Fundos de investimento de renda fixa.
Caderneta de Poupança

Vantagens: facilidade de aplicação e resgate, isenção de IOF e de Imposto de Renda.
Desvantagens: taxas atuais pouco competitivas.
Rendimento em 2015: 7,92% ao ano.
Veredito: realmente está com um rendimento abaixo da inflação. Ou seja, aplicar na poupança é perder dinheiro.
Tesouro Selic (LFT)
Vantagens: título do governo, seguro, rende exatamente a selic, pode-se investir quantias pequenas.
Desvantagens: algumas taxas fazem com que seu rendimento caia um pouco, não é isento de imposto de renda e exige certo esforço para aprender a usar o sistema de investimento. Além disso, as taxas são cobradas em sua conta corrente e não dentro do valor investido.
Rendimento em 2015: 9,83% ao ano (se ocorrer desinvestimento no primeiro ano) e 10,45% ao ano (caso o desinvestimento ocorra após 24 meses)
Veredito: uma ótima opção, talvez a melhor para poupanças mensais.

CDB — Certificado de Depósito Bancário
Vantagens: título do banco, seguro, rende exatamente a selic, não possui taxas.
Desvantagens: costuma-se trabalhar com um percentual da selic e, para se conseguir um bom percentual, é necessário investir uma quantia maior. Não é isento de imposto de renda.
Rendimento em 2015: depende do percentual de CDI que você conseguir, mas qualquer coisa acima de 94% de CDI significa rendimento maior que o Tesouro Selic.
Veredito: vale à pena caso você tenha uma quantia significativa para investir (a partir de 20 mil, por exemplo) e consiga boas taxas em seu banco, mas não é o melhor investimento para aqueles 500 reais que você poupou no mês passado.
Fundos de investimento

Vantagens: facilidade de aplicação.
Desvantagens: cobram altas taxas de administração. É o único dos quatro que não possui fundo garantidor ou qualquer garantia por parte do banco. Possui um maior risco.
Rendimento em 2015: depende do fundo, mas as altas taxas de administração costumam fazer com que o rendimento seja pior do que um CDB e Tesouro Selic.
Veredito: é a opção preferida pelo seu banco. Entendeu?
Resumo da história
Caso você tenha uma quantia significativa para negociar taxas de CDB acima de 94% de CDI, invista em CDB. Caso contrário, gaste uma hora do seu dia e aprenda a investir nos títulos Tesouro Selic (LFT) do Tesouro Direto.
Gostou do post? Inscreva-se aqui para saber mais sobre as melhores opções de investimento.